Page 230 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            SETÚBAL                              PALMELA


            ESCOLA SECUNDÁRIA DE PINHAL NOVO






            Trabalho desenvolvido pelo Clube de Ciência Viva de Pinhal Novo
            O Clube de Ciência Viva de Pinhal Novo teve início em 2018/19, surgiu
            como resposta ao desejo de atividades práticas e de laboratório mani-
            festado pelos nossos alunos. Propôs-se desenvolver a literacia científica
            e tecnológica dos alunos, o seu sentido de responsabilidade ambiental e
            social, promovendo a envolvência da comunidade educativa.
            A metodologia de projeto e o envolvimento da comunidade escolar, são
            os pilares deste projeto. Em ano de pandemia o desafio de continuidade
            deste projeto tornou-se ainda maior. O Clube desafiou-se a estabelecer
            o “fio condutor” entre os projetos turma desenvolvidos na escola, de ma-
            neira a auxilia-los e a promover a interajuda entre os diversos projetos
            turma, ampliando assim o número de alunos que interage com o Clube
            de Ciência Viva.
            O tema unificador é “Ambiente, Saúde e Sustentabilidade”.
            A intenção é contribuir para a concretização dos ODS para 2030.
            Com os projetos deste ano pretende-se: - promover hábitos de vida sau-
            dável em contacto com a natureza, através da revitalização dos jardins
            da escola e criação de diferentes ecossistemas e desenvolvimento de
            hidroponia, contribuindo para o desenvolvimento da biodiversidade; -
            promover a auto-sustentabilidade destes jardins com o desenvolvimen-
            to de projetos de compostagem/vermicompostagem, contribuindo
            para a redução da nossa pegada ecológica; - contribuir para a literacia
            científica promovendo a divulgação de projetos ambientais, realização
            de palestras na escola (convidando entidades/personalidades externas);
            identificação das espécies vegetais dos jardins; criação de um relógio
            de sol; criação do museu da evolução de tecnologias; desenvolvimento
            de um jornal de parede e posterior divulgação nos circuitos internos de
            televisão da escola; desenvolvimento de caixas de luz negra e sensibili-
            zação da comunidade para a correta higienização das mãos (desenvol-
            vendo competências de comunicação nos alunos).
            A ESPN apresenta atualmente como entidades parceiras as Escolas Se-
            cundárias do Bocage, Jorge Peixinho e Palmela, constituindo um grupo
            de trabalho entusiasta.
            O apoio de algumas instituições universitárias, como a FCT da UNL, U.Lu-
            sófona, FCUL, ISA, ISEL e outros como IPMA, adegas e laboratórios locais,
            tem sido uma mais valia.
            Pretende estabelecer novas parcerias com o Centro de Ciência Viva de
            Estremoz.














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