Page 230 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
SETÚBAL PALMELA
ESCOLA SECUNDÁRIA DE PINHAL NOVO
Trabalho desenvolvido pelo Clube de Ciência Viva de Pinhal Novo
O Clube de Ciência Viva de Pinhal Novo teve início em 2018/19, surgiu
como resposta ao desejo de atividades práticas e de laboratório mani-
festado pelos nossos alunos. Propôs-se desenvolver a literacia científica
e tecnológica dos alunos, o seu sentido de responsabilidade ambiental e
social, promovendo a envolvência da comunidade educativa.
A metodologia de projeto e o envolvimento da comunidade escolar, são
os pilares deste projeto. Em ano de pandemia o desafio de continuidade
deste projeto tornou-se ainda maior. O Clube desafiou-se a estabelecer
o “fio condutor” entre os projetos turma desenvolvidos na escola, de ma-
neira a auxilia-los e a promover a interajuda entre os diversos projetos
turma, ampliando assim o número de alunos que interage com o Clube
de Ciência Viva.
O tema unificador é “Ambiente, Saúde e Sustentabilidade”.
A intenção é contribuir para a concretização dos ODS para 2030.
Com os projetos deste ano pretende-se: - promover hábitos de vida sau-
dável em contacto com a natureza, através da revitalização dos jardins
da escola e criação de diferentes ecossistemas e desenvolvimento de
hidroponia, contribuindo para o desenvolvimento da biodiversidade; -
promover a auto-sustentabilidade destes jardins com o desenvolvimen-
to de projetos de compostagem/vermicompostagem, contribuindo
para a redução da nossa pegada ecológica; - contribuir para a literacia
científica promovendo a divulgação de projetos ambientais, realização
de palestras na escola (convidando entidades/personalidades externas);
identificação das espécies vegetais dos jardins; criação de um relógio
de sol; criação do museu da evolução de tecnologias; desenvolvimento
de um jornal de parede e posterior divulgação nos circuitos internos de
televisão da escola; desenvolvimento de caixas de luz negra e sensibili-
zação da comunidade para a correta higienização das mãos (desenvol-
vendo competências de comunicação nos alunos).
A ESPN apresenta atualmente como entidades parceiras as Escolas Se-
cundárias do Bocage, Jorge Peixinho e Palmela, constituindo um grupo
de trabalho entusiasta.
O apoio de algumas instituições universitárias, como a FCT da UNL, U.Lu-
sófona, FCUL, ISA, ISEL e outros como IPMA, adegas e laboratórios locais,
tem sido uma mais valia.
Pretende estabelecer novas parcerias com o Centro de Ciência Viva de
Estremoz.
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