Page 234 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 234
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
SETÚBAL SESIMBRA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BOA ÁGUA
CIÊNCIA SUSTENTÁVEL COM
Áreas científicas principais: Sustentabilidade, Água, Progra- CRIATIVIDADE
mação e Robótica
Parceiros: Pavilhão do conhecimento, Instituto Dom Luiz, Cen-
tro Hospitalar Barreiro-Montijo, ICNF - Parque da Arrábida FCT-
-NL, AE Navegador Rodrigues Soromenho, AE de Sampaio, AE
Dom Manuel Martins, AE Michel Giacometti, NECA, Clube Naval
de Sesimbra, CM Sesimbra, Fundação Altice
Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar, 1.º, 2.º e
3.º Ciclos do Ensino Básico
Comunidade envolvida: Alunos, Professores, Funcionários e
Encarregados de Educação do AEBA e parceiros
O projeto envolveu a realização de diversas ações com o intuito de en-
volver alunos do Agrupamento e comunidade escolar. O clube visa in-
centivar o prazer em descobrir, desenvolver a capacidade de observa-
ção, a imaginação e despertar o interesse pelas questões do domínio da
Ciência. As diversas ações desenvolvidas assentaram na experimentação
e envolveram diferentes áreas, com o objetivo principal de promover o
pensamento científico, a formulação de hipóteses a par com a criativida-
de. Deste modo pretendeu-se contribuir para a formação de cidadãos
ativos, com capacidade de adaptação a situações novas e manifestando
atitudes interventivas e esclarecidas sobre o mundo físico que nos ro-
deia.
Uma das atividades desenvolvidas foi um workshop no qual o investiga-
dor João Mendes Silva do Instituto D. Luiz (IDL) realizou uma ação “hands
on” sobre energia solar em que os alunos construíram um sistema de
energia solar para pequenos carregamentos. Os alunos ligaram os pai-
néis fotovoltaicos, o comunicador, a bateria e o carregador de telemó-
vel. Este workshop deu o mote para outra atividade que foi o “Carrega
na Pedalada” na qual os alunos desenvolveram um sistema de produção
de energia para pequenos carregamentos (telemóveis) a partir de uma
fonte de energia não poluente (bicicleta), ou seja ao pedalar na bicicleta
carrega-se o telemóvel. Esta atividade também contou com o apoio do
investigador João Mendes Silva do IDL.
Outra atividade desenvolvida foi o workshop sobre propagação do som
no qual os alunos planificaram um projeto que permitiu estabelecer
uma comunicação entre salas utilizando tubos de PVC. Para tal mediram
o trajeto, calcularam a velocidade do som e perceberam os fatores que LEGENDAS:
interferem na sua propagação. 1. Fotografias da atividade “Carrega na pedalada” com a montagem do sistema na bicicleta
Estas e outras atividades aliadas à programação e tecnologia foram com o apoio do IDL.
muito atrativas e desafiantes para os alunos e permitiram desenvolver o 2. Fotografias do workshops “Construção de sistema a energia solar para pequenos carre-
“Creative thinkering” e outras valências que, no futuro, lhes serão muito gamentos” com o apoio do IDL
úteis. 3. Fotografias da atividade “Carrega na pedalada” com a montagem do sistema na bicicleta
com o apoio do IDL.
4. Fotografia do workshop “Propagação do som”
234