Page 234 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 234

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            SETÚBAL                              SESIMBRA


            AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BOA ÁGUA
                                                                      CIÊNCIA SUSTENTÁVEL COM

            Áreas científicas principais:  Sustentabilidade, Água, Progra-  CRIATIVIDADE
            mação e Robótica
            Parceiros: Pavilhão do conhecimento, Instituto Dom Luiz, Cen-
            tro Hospitalar Barreiro-Montijo, ICNF - Parque da Arrábida FCT-
            -NL, AE Navegador Rodrigues Soromenho, AE de Sampaio, AE
            Dom Manuel Martins, AE Michel Giacometti, NECA, Clube Naval
            de Sesimbra, CM Sesimbra, Fundação Altice
            Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar, 1.º, 2.º e
            3.º Ciclos do Ensino Básico
            Comunidade envolvida:  Alunos, Professores, Funcionários e
            Encarregados de Educação do AEBA e parceiros




            O projeto envolveu a realização de diversas ações com o intuito de en-
            volver alunos do Agrupamento e comunidade escolar. O clube visa in-
            centivar o prazer em descobrir, desenvolver a capacidade de observa-
            ção, a imaginação e despertar o interesse pelas questões do domínio da
            Ciência. As diversas ações desenvolvidas assentaram na experimentação
            e envolveram diferentes áreas, com o objetivo principal de promover o
            pensamento científico, a formulação de hipóteses a par com a criativida-
            de. Deste modo pretendeu-se contribuir para a formação de cidadãos
            ativos, com capacidade de adaptação a situações novas e manifestando
            atitudes interventivas e esclarecidas sobre o mundo físico que nos ro-
            deia.
            Uma das atividades desenvolvidas foi um workshop no qual o investiga-
            dor João Mendes Silva do Instituto D. Luiz (IDL) realizou uma ação “hands
            on” sobre energia solar em que os alunos construíram um sistema de
            energia solar para pequenos carregamentos. Os alunos ligaram os pai-
            néis fotovoltaicos, o comunicador, a bateria e o carregador de telemó-
            vel. Este workshop deu o mote para outra atividade que foi o “Carrega
            na Pedalada” na qual os alunos desenvolveram um sistema de produção
            de energia para pequenos carregamentos (telemóveis) a partir de uma
            fonte de energia não poluente (bicicleta), ou seja ao pedalar na bicicleta
            carrega-se o telemóvel. Esta atividade também contou com o apoio do
            investigador João Mendes Silva do IDL.
            Outra atividade desenvolvida foi o workshop sobre propagação do som
            no qual os alunos planificaram um projeto que permitiu estabelecer
            uma comunicação entre salas utilizando tubos de PVC. Para tal mediram
            o trajeto, calcularam a velocidade do som e perceberam os fatores que   LEGENDAS:
            interferem na sua propagação.                                1. Fotografias da atividade “Carrega na pedalada” com a montagem do sistema na bicicleta
            Estas e outras atividades aliadas à programação e tecnologia foram   com o apoio do IDL.
            muito atrativas e desafiantes para os alunos e permitiram desenvolver o   2. Fotografias do workshops “Construção de sistema a energia solar para pequenos carre-
            “Creative thinkering” e outras valências que, no futuro, lhes serão muito   gamentos”  com o apoio do IDL
            úteis.                                                       3. Fotografias da atividade “Carrega na pedalada” com a montagem do sistema na bicicleta
                                                                         com o apoio do IDL.
                                                                         4. Fotografia do workshop “Propagação do som”




                                                                    234
   229   230   231   232   233   234   235   236   237   238   239