Page 238 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 238
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
PORTALEGRE PONTE DE SOR
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PONTE DE SOR CLUBE DE CIÊNCIA VIVA NA
ESCOLA – AGRUPAMENTO DE
ESCOLAS DE PONTE DE SOR +
Áreas científicas principais: Ciências Naturais, Tecnologia e Aero-
náutica CIÊNCIA + CONHECIMENTO
Parceiros: Município de Ponte de Sor, Caentro Ciência Viva de Es-
tremoz, Universidade de Évora
Comunidade envolvida: Alunos de todos os níveis de escolarida-
de, Professores, Parceiros e Famílias
No Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor, o Clube de Ciência Viva na
Escola pretende proporcionar a todos os alunos o contacto com expe-
riências práticas, na área das Ciências, das Tecnologias e da Aeronáuti-
ca, sendo que o ensino experimental contribui fortemente para a com-
preensão de conceitos teóricos. Privilegiamos o trabalho de projeto, a
colaboração entre ciclos, a participação ativa e o saber em ação, o traba-
lho colaborativo, a vivência de atividades presenciais e online, bem como
o envolvimento com os parceiros e as famílias. Pretendemos contribuir
para a literacia científica e tecnológica dos nossos alunos, estimulando o
gosto e o prazer de fazer ciência.
Trabalhar o currículo de forma criativa e inovadora é o nosso foco. Que-
remos formar alunos que sejam cidadãos ativos, autónomos, resilientes,
com espiríto crítico, inventivo, reflexivo e empreendedor. Reforçamos a
promoção de atitudes e valores, bem como o desenvolvimento de com-
petências necessárias para os desafios constantes.
Destacamos a importância da capacitação de professores nas áreas das
ciências e tecnologias, através da dinamização de formação entre pares LEGEND
LEGENDAS:AS:
e com entidades externas.
1. Quiosque Ciência Viva - Eletricidade
Enumeramos algumas das nossas iniciativas e participações: experiên- 2. Demonstração de Robótica – Robot Anprino
cias laboratoriais, exposição de trabalhos realizados em sala de aula, 3. Quiosque Ciência Viva – Planetário Insuflável
workshops de ciência e tecnologia, festival de ciência Lá em Casa, onli- 4. Workshop online – Ciência e Arte
ne, hora do código, quiosques de ciência na escola, Biodivsummit2020, 5. Quiosque Ciência Viva - Rochas
AirSummit2020, Semana da leitura, Semana da Ciência e Tecnologia,
demonstração de robótica com a ANPRI e desafios de ciência online. Pre-
paramos o nosso trabalho nas reuniões de Departamento, Conselho de
Docentes e Conselho Pedagógico. 1 de março de 2019 em Estremoz, foi estabelecido um protocolo de co-
Consideramos fundamental a divulgação e a partilha das nossas inicia- laboração entre as duas entidades em diversas áreas, nomeadamente
tivas junto da comunidade. Fazemo-lo na Página do AEPS, no Jornal Es- na disponibilização das instalações e equipamentos para complemento
colar Horizontes, na Página do Facebook e Instagram do CCVE AEPS e no às atividades práticas e laboratoriais realizadas na escola, formação de
Blogue dos Clubes de Ciência Viva. docentes e realização de workshops para alunos e professores. Foram di-
A Escola Básica João Pedro de Andrade foi distinguida com o selo ESCO- namizadas atividades em áreas transversais do conhecimento Cientifico,
LA AMIGA DA CRIANÇA, com duas iniciativas do CCVE em parceria com nomeadamente O Universo, a Terra no Sistema Solar, Terra, um planeta
dinâmico e com vida onde se incluem sessões de planetário insuflável
o Clube TIMM e a Biblioteca Escolar. “O Universo dentro da Nossa Tenda”, os workshops para alunos: “Ver a Ter-
Acreditamos que, mais ciência promove mais conhecimento. ra com a Geologia; do ciclo das rochas ao ciclo tectónico” “Circuitos eletri-
A parceria que o Centro Ciência Viva de Estremoz estabeleceu com o zantes; da eletricidade às nossas casas” “As rochas não são todas iguais…
Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor visa contribuir para a aproxi- mas têm semelhanças” “Da ingestão à digestão; a grande viagem do bolo
mação das comunidades escolar e científica em particular pela ligação alimentar” e o encontro com professores “Descobrindo com… o Dr. Rui
que tem à Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade de Évora. Após Dias” que se revelou um excelente espaço de promoção partilha de ex-
as Jornadas dos Clubes Ciência Viva na Escola, que tiveram lugar no dia periências.
238