Page 237 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA

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                  PORTALEGRE                           CAMPO MAIOR


                  CENTRO EDUCATIVO ALICE NABEIRO                            SONHAR É PERMITIDO, FAZER
                                                                            É OBRIGATÓRIO, TRIUNFAR É
                                                                            UM PERCURSO E FALHAR É UMA
                  Áreas científicas principais: Ecologia, Programação e Robóti-
                  ca, Engenharia, Biologia, Geologia                        OPORTUNIDADE PARA MELHORAR
                  Parceiros: Instituto Politécnico de Portalegre, Centro Ciência
                  do Café, Centro de ciência viva de Estremoz, Município de Cam-
                  po Maior, Agrupamento de Escolas de Campo Maior
                  Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar, 1.º e 2.º
                  Ciclos do Ensino Básico
                  Comunidade envolvida: Município de Campo Maior, Comu-
                  nidade Local, Escolas parceiras, Agrupamento de Escolas de
                  Campo Maior, Rede nacional TIPMM, Rede nacional eco esco-
                  las, Museu Lagar de Campo Maior, Museu Aberto (tradições),
                  Grupo Nabeiro Delta cafés.





                  O Clube Ciência Viva do CEAN coloca, neste projeto, uma grande ênfase
                  na participação dos alunos e na procura ativa de soluções para dúvidas/
                  problemas/inquietações científicas.
                  Serve de exemplo o projeto “Oficina da Memória”, na qual investigámos
                  a riqueza do nosso património e criámos recursos para a comunidade,
                  como foi o caso da “ARCA do património”, uma maquete interativa que
                  guarda os segredos do concelho de Campo Maior de forma lúdica e di-
                  vertida. Destacamos ainda o projeto “Jovens Auditores” no qual os alu-
                  nos auditaram empresas locais e entidades publicas para a eco eficiência
                  atribuindo selos de certificação.
                  Nas oficinas destacamos três metodologias com maior ênfase, as di-
                  nâmicas experimentais  (hand´s on), as  dinâmicas demonstrativas
                  (observar para criar hipóteses) e ainda a divulgação científica na qual os
                  alunos se transformam em divulgadores dos seus projetos.
                  As oficinas do espaço ciência pretenderam enriquecer a literacia cien-
                  tífica dos nossos alunos treinando competências como o pensamento
                  crítico e criativo, o saber científico e tecnológico, o bem-estar, saúde e   LEGENDAS:
                  ambiente, o domínio do corpo, o controlo sobre a informação e sua re-  1. Educação ambiental
                  gulação e ainda as competências específicas de trabalho científico ba-  2. My Machine no CCV
                  seado na descoberta, método científico e na análise de dados. Os clubes   3. Atividades curriculares no CCV
                  potenciam a criação dum plano de atividades participado e auto progra-  4. Biodiversidade local
                  mático, baseados no paradigma de aprender fazendo. Foram dinamiza-  5. Jovens auditores em ação
                  das 19 áreas temáticas agrupadas em três categorias de competências;
                  as de cidadania ambiental,  as científicas e as tecnológicas.  Neste
                  sentido, valorizamos a implementação participativa e empreendedora
                  do programa nacional Eco-Escolas, a criação de projetos de investiga-
                  ção científica no âmbito dos clubes “cientistas em ação” em parceria
                  com o Centro de Ciência Viva de Estremoz e ainda a robótica e progra-
                  mação que se articula ao nível do programa My Machine. A metodologia
                  STEAM é uma referência inovadora nesta área.






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