Page 237 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
REGIÃO ALENTEJO
PORTALEGRE CAMPO MAIOR
CENTRO EDUCATIVO ALICE NABEIRO SONHAR É PERMITIDO, FAZER
É OBRIGATÓRIO, TRIUNFAR É
UM PERCURSO E FALHAR É UMA
Áreas científicas principais: Ecologia, Programação e Robóti-
ca, Engenharia, Biologia, Geologia OPORTUNIDADE PARA MELHORAR
Parceiros: Instituto Politécnico de Portalegre, Centro Ciência
do Café, Centro de ciência viva de Estremoz, Município de Cam-
po Maior, Agrupamento de Escolas de Campo Maior
Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar, 1.º e 2.º
Ciclos do Ensino Básico
Comunidade envolvida: Município de Campo Maior, Comu-
nidade Local, Escolas parceiras, Agrupamento de Escolas de
Campo Maior, Rede nacional TIPMM, Rede nacional eco esco-
las, Museu Lagar de Campo Maior, Museu Aberto (tradições),
Grupo Nabeiro Delta cafés.
O Clube Ciência Viva do CEAN coloca, neste projeto, uma grande ênfase
na participação dos alunos e na procura ativa de soluções para dúvidas/
problemas/inquietações científicas.
Serve de exemplo o projeto “Oficina da Memória”, na qual investigámos
a riqueza do nosso património e criámos recursos para a comunidade,
como foi o caso da “ARCA do património”, uma maquete interativa que
guarda os segredos do concelho de Campo Maior de forma lúdica e di-
vertida. Destacamos ainda o projeto “Jovens Auditores” no qual os alu-
nos auditaram empresas locais e entidades publicas para a eco eficiência
atribuindo selos de certificação.
Nas oficinas destacamos três metodologias com maior ênfase, as di-
nâmicas experimentais (hand´s on), as dinâmicas demonstrativas
(observar para criar hipóteses) e ainda a divulgação científica na qual os
alunos se transformam em divulgadores dos seus projetos.
As oficinas do espaço ciência pretenderam enriquecer a literacia cien-
tífica dos nossos alunos treinando competências como o pensamento
crítico e criativo, o saber científico e tecnológico, o bem-estar, saúde e LEGENDAS:
ambiente, o domínio do corpo, o controlo sobre a informação e sua re- 1. Educação ambiental
gulação e ainda as competências específicas de trabalho científico ba- 2. My Machine no CCV
seado na descoberta, método científico e na análise de dados. Os clubes 3. Atividades curriculares no CCV
potenciam a criação dum plano de atividades participado e auto progra- 4. Biodiversidade local
mático, baseados no paradigma de aprender fazendo. Foram dinamiza- 5. Jovens auditores em ação
das 19 áreas temáticas agrupadas em três categorias de competências;
as de cidadania ambiental, as científicas e as tecnológicas. Neste
sentido, valorizamos a implementação participativa e empreendedora
do programa nacional Eco-Escolas, a criação de projetos de investiga-
ção científica no âmbito dos clubes “cientistas em ação” em parceria
com o Centro de Ciência Viva de Estremoz e ainda a robótica e progra-
mação que se articula ao nível do programa My Machine. A metodologia
STEAM é uma referência inovadora nesta área.
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