Page 231 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  SETÚBAL                              PALMELA


                  ESCOLA SECUNDÁRIA DE PALMELA                              PALMELA - PATRIMÓNIO E AMBIENTE
                                                                            SUSTENTÁVEL / PERCURSOS DE
                                                                            SUSTENTABILIDADE
                  Áreas científicas principais: Matemática, Física e Química, Biolo-
                  gia, Química
                  Parceiros: Centro de Ciência Viva-Pavilhão do Conhecimento, Câ-
                  mara Municipal de Palmela, Agrupamento de Escolas de Palmela,
                  Instituto Politécnico de Setúbal- Escola Superior de Educação, FCT-
                  Universidade Nova de Lisboa, Ocean Alive, NUCLIO
                  Níveis/Anos de Escolaridade: 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino
                  Secundário/ 7.º ao 12.º ano de escolaridade
                  Comunidade envolvida: Comunidade educativa de Palmela





                  O Clube Ciência Viva da Escola Secundária de Palmela-Património e Ambien-
                  te Sustentável - CEPPAS procura ser um espaço aberto, plural, capaz de as-
                  segurar o desenvolvimento e exercício de princípios e valores essenciais
                  como a liberdade, a curiosidade, a reflexão, a valorização do trabalho indi-
                  vidual e coletivo, a inovação, a envolvência familiar e a participação cívica.
                  O objetivo geral do CEPPAS é promover a Ciência como construto huma-  Ciência - Comunicação, Sensibilização e Mobilização
                  no e veículo para a compreensão de situações-problema com que nos   As abordagens propostas para este percurso contemplam a introdução
                  confrontamos diariamente. No sentido da concretização deste objetivo,   da robótica, como exemplo da comunicação homem-máquina. O esta-
                  estão envolvidos no projeto professores de diferentes grupos disciplina-  belecimento de contactos com o Instituto Politécnico de Setúbal-Escola
                  res, alunos do 3.º ciclo do ensino básico, do ensino secundário e demais   Superior de Educação culminou com a concretização de três ações para
                  agentes educativos, procurando   privilegiar a flexibilidade e a transversali-  capacitação dos dinamizadores. Foram desenvolvidas atividades, que
                  dade das aprendizagens curriculares. A nossa ação está suportada em três   contemplaram a construção de jogos de tabuleiros interativos envolven-
                  vertentes comummente designadas de “Percursos de Sustentabilidade”:  do temáticas estruturantes do projeto. A aproximação e contacto direto
                  Água                                                      com diversas instituições, o diálogo participativo com alguns especialis-
                  Procuramos abordar o uso da água, particularmente da componente   tas e investigadores de áreas científicas tão diversas como a exploração
                                                                            espacial ou a interferência humana nos ecossistemas, aliada à partilha e
                  subterrânea e da sua gestão ao nível da Bacia do Tejo-Sado, através de   articulação de saberes intergeracionais, têm constituído uma forma de
                  atividades de sensibilização para um consumo humano consciente com-  capacitação, formação, sensibilização e exercício de princípios e valores
                  preendendo o percurso da nascente até à sua utilização final. Para capa-  fundamentais para a nossa identidade e prática pedagógica. Nesta ver-
                  citação dos dinamizadores das atividades foram realizadas  ações com
                  docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia  da Universidade Nova.   tente do projeto temos contado com os contributos e apoios dos parcei-
                                                                            ros: Pavilhão do Conhecimento-Centro Ciência Viva, Faculdade de Ciên-
                  A apresentação do tema aos alunos começou com uma exposição de um   cias da Universidade de Lisboa - Departamento de História e Filosofia das
                  modelo tridimensional alusivo ao ciclo da água, cedido temporariamente   Ciências, Ocean Alive e IPS-ESSE, sendo exemplos disso, respetivamente,
                  pela divisão do ambiente da Câmara Municipal de Palmela, seguida da   a visita à “Exposição PUM! A Vida Secreta dos Intestinos”, “Professores Es-
                  recolha de dados relativos ao caudal das torneiras existente na escola e
                  sinalização de eventuais desperdícios. Os alunos apresentaram trabalhos   paciais”, “O espaço vai a escola”, “O Mar dá Bom Clima” e “Capacitação de
                                                                            professores em robótica”.
                  em diversos suportes tais como cartaz, folheto, vídeo.
                                                                            A atividade do Clube junto da comunidade escolar (professores, alunos,
                  Espaços e Diversidade                                     Encarregados de Educação), e comunidade em geral envolve exposições
                  Conhecer e compreender a importância ecológica das Pradarias de er-  abertas, atividades de contacto, partilha de ideias e recursos. Os seus pro-
                  vas marinhas no contexto dos ecossistemas marinhos e, em particular,   pósitos ajudarão a estabelecer uma cultura de escola alicerçada na coo-
                  para as comunidades piscatórias dos Estuários do Sado permitiu aproxi-  peração entre pares, e crescente interesse pelas diversas áreas das ciên-
                  mar e envolver os alunos num conjunto de atividades de sensibilização e   cias, tendo como base uma visão holística das problemáticas do mundo
                  consciencialização para os problemas locais associados ao ordenamento,   atual, privilegiando o trabalho de projeto e o Inquiry Based Learning.  Em
                  poluição das águas, introdução de espécies exóticas e dragagens do rio   suma, o Clube tem promovido e apoiado a concretização de atividades
                  Sado. Além disso, foi possível abordar temáticas mais abrangentes como   que envolvem a afirmação de saberes científicos e tecnológicos, bem
                  as alterações climáticas, a poluição dos oceanos e os efeitos dos micro-  como de ambientes de educação para a cidadania, a par com o Clube de
                  plásticos sobre a biodiversidade marinha.                 Robótica-C3R e com os projetos Escola Azul e OSOS.

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