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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
SETÚBAL PALMELA
ESCOLA SECUNDÁRIA DE PALMELA PALMELA - PATRIMÓNIO E AMBIENTE
SUSTENTÁVEL / PERCURSOS DE
SUSTENTABILIDADE
Áreas científicas principais: Matemática, Física e Química, Biolo-
gia, Química
Parceiros: Centro de Ciência Viva-Pavilhão do Conhecimento, Câ-
mara Municipal de Palmela, Agrupamento de Escolas de Palmela,
Instituto Politécnico de Setúbal- Escola Superior de Educação, FCT-
Universidade Nova de Lisboa, Ocean Alive, NUCLIO
Níveis/Anos de Escolaridade: 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino
Secundário/ 7.º ao 12.º ano de escolaridade
Comunidade envolvida: Comunidade educativa de Palmela
O Clube Ciência Viva da Escola Secundária de Palmela-Património e Ambien-
te Sustentável - CEPPAS procura ser um espaço aberto, plural, capaz de as-
segurar o desenvolvimento e exercício de princípios e valores essenciais
como a liberdade, a curiosidade, a reflexão, a valorização do trabalho indi-
vidual e coletivo, a inovação, a envolvência familiar e a participação cívica.
O objetivo geral do CEPPAS é promover a Ciência como construto huma- Ciência - Comunicação, Sensibilização e Mobilização
no e veículo para a compreensão de situações-problema com que nos As abordagens propostas para este percurso contemplam a introdução
confrontamos diariamente. No sentido da concretização deste objetivo, da robótica, como exemplo da comunicação homem-máquina. O esta-
estão envolvidos no projeto professores de diferentes grupos disciplina- belecimento de contactos com o Instituto Politécnico de Setúbal-Escola
res, alunos do 3.º ciclo do ensino básico, do ensino secundário e demais Superior de Educação culminou com a concretização de três ações para
agentes educativos, procurando privilegiar a flexibilidade e a transversali- capacitação dos dinamizadores. Foram desenvolvidas atividades, que
dade das aprendizagens curriculares. A nossa ação está suportada em três contemplaram a construção de jogos de tabuleiros interativos envolven-
vertentes comummente designadas de “Percursos de Sustentabilidade”: do temáticas estruturantes do projeto. A aproximação e contacto direto
Água com diversas instituições, o diálogo participativo com alguns especialis-
Procuramos abordar o uso da água, particularmente da componente tas e investigadores de áreas científicas tão diversas como a exploração
espacial ou a interferência humana nos ecossistemas, aliada à partilha e
subterrânea e da sua gestão ao nível da Bacia do Tejo-Sado, através de articulação de saberes intergeracionais, têm constituído uma forma de
atividades de sensibilização para um consumo humano consciente com- capacitação, formação, sensibilização e exercício de princípios e valores
preendendo o percurso da nascente até à sua utilização final. Para capa- fundamentais para a nossa identidade e prática pedagógica. Nesta ver-
citação dos dinamizadores das atividades foram realizadas ações com
docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova. tente do projeto temos contado com os contributos e apoios dos parcei-
ros: Pavilhão do Conhecimento-Centro Ciência Viva, Faculdade de Ciên-
A apresentação do tema aos alunos começou com uma exposição de um cias da Universidade de Lisboa - Departamento de História e Filosofia das
modelo tridimensional alusivo ao ciclo da água, cedido temporariamente Ciências, Ocean Alive e IPS-ESSE, sendo exemplos disso, respetivamente,
pela divisão do ambiente da Câmara Municipal de Palmela, seguida da a visita à “Exposição PUM! A Vida Secreta dos Intestinos”, “Professores Es-
recolha de dados relativos ao caudal das torneiras existente na escola e
sinalização de eventuais desperdícios. Os alunos apresentaram trabalhos paciais”, “O espaço vai a escola”, “O Mar dá Bom Clima” e “Capacitação de
professores em robótica”.
em diversos suportes tais como cartaz, folheto, vídeo.
A atividade do Clube junto da comunidade escolar (professores, alunos,
Espaços e Diversidade Encarregados de Educação), e comunidade em geral envolve exposições
Conhecer e compreender a importância ecológica das Pradarias de er- abertas, atividades de contacto, partilha de ideias e recursos. Os seus pro-
vas marinhas no contexto dos ecossistemas marinhos e, em particular, pósitos ajudarão a estabelecer uma cultura de escola alicerçada na coo-
para as comunidades piscatórias dos Estuários do Sado permitiu aproxi- peração entre pares, e crescente interesse pelas diversas áreas das ciên-
mar e envolver os alunos num conjunto de atividades de sensibilização e cias, tendo como base uma visão holística das problemáticas do mundo
consciencialização para os problemas locais associados ao ordenamento, atual, privilegiando o trabalho de projeto e o Inquiry Based Learning. Em
poluição das águas, introdução de espécies exóticas e dragagens do rio suma, o Clube tem promovido e apoiado a concretização de atividades
Sado. Além disso, foi possível abordar temáticas mais abrangentes como que envolvem a afirmação de saberes científicos e tecnológicos, bem
as alterações climáticas, a poluição dos oceanos e os efeitos dos micro- como de ambientes de educação para a cidadania, a par com o Clube de
plásticos sobre a biodiversidade marinha. Robótica-C3R e com os projetos Escola Azul e OSOS.
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