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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
SETÚBAL MONTIJO
ESCOLA SECUNDÁRIA JORGE PEIXINHO DESCOBRE! DA EXPERIÊNCIA
AO CONHECIMENTO E À
SUSTENTABILIDADE.
Áreas científicas principais: Biologia, Física, Geologia, Química
Parceiros: Câmara Municipal de Montijo, Centro de Ciência Viva do
Lousal, Florineve – Produção e Comércio de Flores
Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar ao 12.º ano
de escolaridade
Comunidade Envolvida: Comunidade educativa da Escola Se-
cundária Jorge Peixinho
O clube Descobre! pretende capacitar alunos e professores e, poste-
riormente, disseminar verticalmente, em contextos práticos, os conhe-
cimentos adquiridos, a toda a comunidade escolar, incluindo os alunos
da Educação pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As capacitações
adquiridas vão ao encontro dos objetivos das aprendizagens essenciais
dos currículos e promovem a literacia científica, nomeadamente a com-
preensão de como trabalham os cientistas, desenvolvendo competên-
cias para intervir, de forma fundamentada, em questões de natureza
técnica e científica que se colocam à sociedade, numa perspetiva de
cidadania democrática. Transversalmente, estará sempre uma mobili-
zação de saberes para regular decisões relativas à utilização sustentada
dos recursos naturais e ao relacionamento saudável consigo próprio,
com os seus concidadãos e com os outros seres vivos.
Para exemplificar algumas das nossas atividades:
• Despertar para a Ciência consiste numa amostra de experiências
simples de física, química e ciências naturais, como forma de motiva-
ção e de despertar a curiosidade dos alunos mais novos para a ciên-
cia. Pretende-se levar esta atividade a alunos do ensino pré-escolar e
1.º CEB e utilização de jogos de geologia;
• na Multiplicação Vegetativa, alunos do 11.º ano serão capacitados
na técnica de propagação vegetativa e os materiais preparados serão
posteriormente colocados num canteiro do espaço exterior da esco-
la, depois de devidamente classificados;
• e na Exploração Mineira de Metais e a sua Remediação simula-se
um processo de remediação da poluição das águas, resultantes de
efeitos antropogénicos, como a exploração mineira de metais, e cons-
trói-se uma maquete, constituída por várias “piscinas”, para simular
alguns processos físicos, químicos e biológicos, utilizados na reme-
diação da poluição das águas, numa perspetiva de sustentabilidade
ambiental. A atividade, para alunos do ensino básico e secundário, LEGENDAS:
será divulgada por posters, brochuras, a maquete construída, entre
outros materiais. 1. Aprendendo na empresa Florineve
2. A nossa estufa
3. Despertar para a Ciência - Dia da Escola
4. Aplicando na escola o que Aprenderam na estufa
5. Trabalhando para aprender na estufa
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