Page 229 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 229

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  SETÚBAL                              MONTIJO


                  ESCOLA SECUNDÁRIA JORGE PEIXINHO                          DESCOBRE! DA EXPERIÊNCIA
                                                                            AO CONHECIMENTO E À
                                                                            SUSTENTABILIDADE.
                  Áreas científicas principais: Biologia, Física, Geologia, Química
                  Parceiros: Câmara Municipal de Montijo, Centro de Ciência Viva do
                  Lousal, Florineve – Produção e Comércio de Flores
                  Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar ao 12.º ano
                  de escolaridade
                  Comunidade Envolvida: Comunidade educativa da Escola Se-
                  cundária Jorge Peixinho




                  O clube Descobre! pretende capacitar alunos e professores e, poste-
                  riormente, disseminar verticalmente, em contextos práticos, os conhe-
                  cimentos adquiridos, a toda a comunidade escolar, incluindo os alunos
                  da Educação pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As capacitações
                  adquiridas vão ao encontro dos objetivos das aprendizagens essenciais
                  dos currículos e promovem a literacia científica, nomeadamente a com-
                  preensão de como trabalham os cientistas, desenvolvendo competên-
                  cias para intervir, de forma fundamentada, em questões de natureza
                  técnica e científica que se colocam à sociedade, numa perspetiva de
                  cidadania democrática. Transversalmente, estará sempre uma mobili-
                  zação de saberes para regular decisões relativas à utilização sustentada
                  dos recursos naturais e ao relacionamento saudável consigo próprio,
                  com os seus concidadãos e com os outros seres vivos.
                  Para exemplificar algumas das nossas atividades:
                  •  Despertar para a Ciência consiste numa amostra de experiências
                    simples de física, química e ciências naturais, como forma de motiva-
                    ção e de despertar a curiosidade dos alunos mais novos para a ciên-
                    cia. Pretende-se levar esta atividade a alunos do ensino pré-escolar e
                    1.º CEB e utilização de jogos de geologia;
                  •  na Multiplicação Vegetativa, alunos do 11.º ano serão capacitados
                    na técnica de propagação vegetativa e os materiais preparados serão
                    posteriormente colocados num canteiro do espaço exterior da esco-
                    la, depois de devidamente classificados;
                  •  e na Exploração Mineira de Metais e a sua Remediação simula-se
                    um processo de remediação da poluição das águas, resultantes de
                    efeitos antropogénicos, como a exploração mineira de metais, e cons-
                    trói-se uma maquete, constituída por várias “piscinas”, para simular
                    alguns processos físicos, químicos e biológicos, utilizados na reme-
                    diação da poluição das águas, numa perspetiva de sustentabilidade
                    ambiental. A atividade, para alunos do ensino básico e secundário,   LEGENDAS:
                    será divulgada por posters, brochuras, a maquete construída, entre
                    outros materiais.                                          1. Aprendendo na empresa Florineve
                                                                               2. A nossa estufa
                                                                               3. Despertar para a Ciência - Dia da Escola
                                                                               4. Aplicando na escola o que Aprenderam na estufa
                                                                               5. Trabalhando para aprender na estufa




                                                                         229
   224   225   226   227   228   229   230   231   232   233   234