Page 220 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 220
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
LISBOA OEIRAS
ESCOLA SECUNDÁRIA QUINTA DO MARQUÊS - OEIRAS UM PLANETA –TERRA,
UM OCEANO!
Áreas científicas principais: Biologia, Geologia, Física, Quími-
ca, Matemática.
Parceiros: Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Cien-
tífica e Tecnológica, EMEPC – Estrutura de Missão para a Exten-
são da Plataforma Continental, INIAV - Instituto Nacional de
Investigação Agrária e Veterinária, I. P., ITQB – Instituto de Tec-
nologia Química e Biológica António Xavier, U. NOVA de Lisboa,
IGC - Instituto Gulbenkian da Ciência, Tagis – Centro de Conser-
vação das Borboletas de Portugal, Rocha Amiga – Faculdade
de Ciência da Universidade Nova de Lisboa, SPM - Sociedade
Portuguesa da Matemática , EPM – Escola Portuguesa de Mo-
çambique, CMO - Câmara Municipal de Oeiras
Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar, 1.º, 2.º, 3.º
Ciclos do ensino Básico e Ensino Secundário
Comunidade envolvida: Alunos, professores e público em geral
As crianças são naturalmente curiosas. Semear mais curiosidade, mais
pensamento crítico e indagar o que está à sua volta levam a que o entu-
siasmo pelo saber, pelo saber fazer, pelo dar a conhecer não se perca ao
longo da vida. Urge ouvir as crianças e perceber que ao participarem ati-
vamente na construção do seu conhecimento, de formas diversificadas,
as aprendizagens tornam-se mais fortes e perduram no tempo.
Um Clube de Ciência Viva (CCV) faz-se com as pessoas que são fascina-
das pela ciência, sejam elas alunos, professores, auxiliares de ação edu-
cativa, e representantes das parcerias estabelecidas com as instituições
parceiras.
As modalidades para comunicar e divulgar ciência não se prendem úni-
ca e exclusivamente com o facto de esta se passar dentro de um labora-
tório, pode estar presente numa saída de campo, numa visita ao museu,
recorrendo, sempre, à interdisciplinaridade e ligação com entidades par-
ceiras, dando oportunidade de intervir na formação do aluno/cidadão
no decorrer do seu percurso escolar.
“Articular” é uma palavra chave no desenvolvimento dos objetivos do LEGENDAS:
CCV e pretende-se que esta seja uma realidade entre o clube e escola, 1. Biodiversidade da Manta Morta do projeto Newton gostava de Ler da Fábrica – Centro
agrupamentos de escolas, concelho de Oeiras, entre Clubes a nível na- de Ciência Viva da Universidade de Aveiro. Os alunos exploraram a manta morta nas aulas
cional e como a Ciência não tem fronteiras, e países PALOP. práticas e ouviram uma história “Há um cabelo na minha Terra” de Gary Larsen, nas aulas
teóricas
Aumentar a literacia científica; generalizar as saídas de campo a todos os 2. Workshop de Biologia Marinha. Exploração da Biodiversidade entre mares entre pares.
anos de escolaridade; reforçar a atividade prático-experimental e labo- Os alunos do 8.º ano exploraram conceitos com turmas do básico e secundário, da área das
ratorial, e aumentar trabalho colaborativo entre professores e interpares Ciências e Tecnologias
de diferentes escolas e níveis de ensino foram e são as metas do CCV. 3. Pré - Ciência - Alunos do 1.º e 8.º ano, turmas A e E da EB1 Sá de Miranda e ESQM e
professoras: Conceição Zambana e Andreia Vale
Numa escola, com mais de 25 anos, que se diferencia pela dinâmica de 4. Concurso Feira de Ciência com o tema “Ciência no dia a dia”. Apresentação e avaliação
projetos, inferimos que há sustentabilidade para o CCV continuar vivo dos projetos do ensino básico e secundário pelos parceiros do CCV
no coração dos nossos alunos, professores, encarregados e educação e 5. Laboratórios em Campo: Parque Natural da Arrábida. Exploração dos afloramentos
de toda a comunidade. geológicos pelo Professor Mário Cachão e turmas do secundário da ESQM
A Escola Secundária Quinta do Marquês agradece a todos que estiveram
ou virão a estar envolvidos, diretamente ou indiretamente no projeto.
220