Page 220 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            LISBOA                               OEIRAS


            ESCOLA SECUNDÁRIA QUINTA DO MARQUÊS - OEIRAS              UM PLANETA –TERRA,
                                                                      UM OCEANO!

            Áreas científicas principais: Biologia, Geologia, Física, Quími-
            ca, Matemática.
            Parceiros: Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Cien-
            tífica e Tecnológica, EMEPC – Estrutura de Missão para a Exten-
            são da Plataforma Continental, INIAV - Instituto Nacional de
            Investigação Agrária e Veterinária, I. P., ITQB – Instituto de Tec-
            nologia Química e Biológica António Xavier, U. NOVA de Lisboa,
            IGC - Instituto Gulbenkian da Ciência, Tagis – Centro de Conser-
            vação das Borboletas de Portugal, Rocha Amiga – Faculdade
            de Ciência da Universidade Nova de Lisboa, SPM - Sociedade
            Portuguesa da Matemática , EPM – Escola Portuguesa de Mo-
            çambique, CMO - Câmara Municipal de Oeiras
            Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar, 1.º, 2.º, 3.º
            Ciclos do ensino Básico e Ensino Secundário
            Comunidade envolvida: Alunos, professores e público em geral




            As crianças são naturalmente curiosas. Semear mais curiosidade, mais
            pensamento crítico e indagar o que está à sua volta levam a que o entu-
            siasmo pelo saber, pelo saber fazer, pelo dar a conhecer não se perca ao
            longo da vida. Urge ouvir as crianças e perceber que ao participarem ati-
            vamente na construção do seu conhecimento, de formas diversificadas,
            as aprendizagens tornam-se mais fortes e perduram no tempo.
            Um Clube de Ciência Viva (CCV) faz-se com as pessoas que são fascina-
            das pela ciência, sejam elas alunos, professores, auxiliares de ação edu-
            cativa, e representantes das parcerias estabelecidas com as instituições
            parceiras.
            As modalidades para comunicar e divulgar ciência não se prendem úni-
            ca e exclusivamente com o facto de esta se passar dentro de um labora-
            tório, pode estar presente numa saída de campo, numa visita ao museu,
            recorrendo, sempre, à interdisciplinaridade e ligação com entidades par-
            ceiras, dando oportunidade de intervir na formação do aluno/cidadão
            no decorrer do seu percurso escolar.
            “Articular” é uma palavra chave no desenvolvimento dos objetivos do   LEGENDAS:
            CCV e pretende-se que esta seja uma realidade entre o clube e escola,   1. Biodiversidade da Manta Morta do projeto Newton gostava de Ler da Fábrica – Centro
            agrupamentos de escolas, concelho de Oeiras, entre Clubes a nível na-  de Ciência Viva da Universidade de Aveiro. Os alunos exploraram a manta morta nas aulas
            cional e como a Ciência não tem fronteiras, e países PALOP.  práticas e ouviram uma história “Há um cabelo na minha Terra” de Gary Larsen, nas aulas
                                                                         teóricas
            Aumentar a literacia científica; generalizar as saídas de campo a todos os   2. Workshop de Biologia Marinha. Exploração da Biodiversidade entre mares entre pares.
            anos de escolaridade; reforçar a atividade prático-experimental e labo-  Os alunos do 8.º ano exploraram conceitos com turmas do básico e secundário, da área das
            ratorial, e aumentar trabalho colaborativo entre professores e interpares   Ciências e Tecnologias
            de diferentes escolas e níveis de ensino foram e são as metas do CCV.   3. Pré - Ciência - Alunos do 1.º e 8.º ano, turmas A e E da EB1 Sá de Miranda e ESQM e
                                                                         professoras: Conceição Zambana e Andreia Vale
            Numa escola, com mais de 25 anos, que se diferencia pela dinâmica de   4. Concurso Feira de Ciência com o tema “Ciência no dia a dia”. Apresentação e avaliação
            projetos, inferimos que há sustentabilidade para o CCV continuar vivo   dos projetos do ensino básico e secundário pelos parceiros do CCV
            no coração dos nossos alunos, professores, encarregados e educação e   5. Laboratórios em Campo: Parque Natural da Arrábida. Exploração dos afloramentos
            de toda a comunidade.                                        geológicos pelo Professor Mário Cachão e turmas do secundário da ESQM
            A Escola Secundária Quinta do Marquês agradece a todos que estiveram
            ou virão a estar envolvidos, diretamente ou indiretamente no projeto.
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