Page 219 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 219

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  LISBOA                               OEIRAS


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS S. JULIÃO DA BARRA,                S.P.A.C.E – SCIENTISTS – PHYSICS
                  OEIRAS                                                    – ASTRONAUTS- CREATORS -
                                                                            EDUCATORS
                  Áreas científicas principais: Ciências, Robótica, Física, Matemáti-
                  ca, Química e Biologia.
                  Parceiros: Câmara Municipal de Oeiras, Sociedade Portuguesa de
                  Física, Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partí-
                  culas, Pavilhão do Conhecimento, Instituto Superior Técnico, Institu-
                  to de Educação, Instituto Gulbenkian de Ciência, Instituto de Tecno-
                  logia Química e Biológica António Xavier, Embaixada da Federação
                  Russa, Embaixada dos Estados Unidos e Embaixada da República
                  Popular da China
                  Comunidade envolvida: Alunos da Educação Pré-escolar ao 12.º
                  ano de escolaridade




                  O Clube tem uma equipa multidisciplinar representada por todos os
                  departamentos curriculares, realiza e promove atividades, que envol-
                  vem Ciência, Arte, Desporto e Humanidades, dirigidas a um público
                  que compreende as 5 escolas do Agrupamento e aposta num progra-
                  ma forte de Voluntariado.
                  Os alunos inscritos no Clube fazem Formação em Robótica, Programa-
                  ção, Impressão 3D e eletrónica tornando-se assim voluntários/monito-
                  res dos mais pequenitos do 1.º Ciclo e nas mais variadas atividades do
                  Clube.
                  A Sala de Robótica a funcionar há 2 anos tem como principal parceira
                  a Câmara Municipal de Oeiras e é através do programa Oeiras Educa
                  que recebe alunos do 1.º Ciclo do Concelho de Oeiras – dentro e fora do
                  Agrupamento. Anualmente a equipa da Robótica tem marcado presen-
                  ça na RoboParty.
                  Comemoração de efemérides, Semanas culturais:  da Ciência e do Es-
                  paço, 500 anos da Viagem de Fernão de Magalhães, Dia dos Direitos
                  Humanos, Dia da Mulher – A Mulher na Ciência... entre outras. Parti-
                  cipação em vários projetos e concursos internacionais – Beamline do
                  CERN e AstroPi e Moon Challenge da ESA, Projeto Carbon Tree - no
                  âmbito da Ciência Cidadã (construção de uma estação de monitorização   LEGENDAS:
                  da qualidade do ar usando Arduíno e sensores de baixo custo) -  parceria
                  com o IGC e o ITQB.                                          1. Robótica 1.º Ciclo – WeDo em Marte
                  Realização de visitas de estudo ao CERN, ESA, Cité de L’Espace, Airbus,   1. Formação de Voluntários , Concursos , Exposições & Outros Projetos
                  entre outras. Este ano a visita ao CERN será virtual e na noite Europeia   3. Visitas de Estudo / Conferências & outras comemorações
                  dos Investigadores.                                          4. Visitas de Estudo / Conferências & outras comemorações
                                                                               5. Visitas de Estudo / Conferências & outras comemorações
                  Formação de monitores para o FICA – Festival Internacional de Ciência
                  de Oeiras e ainda participação no Projeto com a artista/ cientista Agnes
                  Chavez em parceria com uma escola do Novo México. Intercâmbio com
                  uma escola de Moscovo, são algumas das diversificadas presenças do
                  clube.                                                    Os monitores/voluntários aprendem fazendo, algo que apontam como
                  Na relação entre pares verifica-se uma desmultiplicação das atividades   um dos maiores estímulos para a participação no Clube e os mais “novos”
                  conseguindo-se chegar a mais alunos e assim promover uma maior au-  recebem o testemunho dos seus colegas.
                  tonomia dos mais “velhos” que adotam uma atitude de mentores o que,   O Clube cresce com os alunos voluntários!
                  nalguns casos, melhora a sua autoestima.
                                                                         219
   214   215   216   217   218   219   220   221   222   223   224