Page 217 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  LISBOA                               OEIRAS


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAÇO DE ARCOS -
                  ESCOLA SECUNDÁRIA LUÍS DE FREITAS BRANCO                  CURIOSOS HOJE,
                                                                            CIENTISTAS AMANHÃ!

                  Áreas científicas principais: Biologia; Geologia; Paleontologia; Fí-
                  sica; Química; Matemática
                  Parceiros: ITQB; LIP-IST; Oeiras Valley; Laboratório de Paleontologia
                  e Paleoecologia; Museu da Lourinhã
                  Níveis/Anos de Escolaridade: 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e
                  Ensino Secundário
                  Comunidade envolvida: Comunidade escolar, Encarregados de
                  Educação




                  O Clube de Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos
                  integra o grupo de Paleontologia e o grupo de Matemática e Ciências
                  Experimentais.
                  Grupo de Paleontologia
                  Saídas de campo como o objetivo de descoberta de novas pegadas e
                  pistas de dinossáurios na região da serra do Bouro, em estratos do Jurás-
                  sico final a sul de S. Martinho do Porto.
                  Recolha de exemplares de invertebrados encontrados nos estratos com
                  pegadas para realização de inferências sobre os ambientes frequentados
                  pelos dinossáurios (com visita à feira de fósseis no MNHN de Lisboa).
                  Recolha e análise de pegadas isoladas encontradas na jazida do Bouro IV,
                  preservadas como epirrelevos côncavos.  Atribuição destes exemplares a
                  diversos grupos de dinossáurios.
                  Descoberta e análise de uma pista deixada por um enorme quadrúpede
                  - inferências sobre as suas dimensões, velocidade de deslocação, estilo
                  de progressão. Atribuição da pista a um grupo específico de saurópodes,
                  com base na idade, morfologia da pista e iluminantes recíprocos. Com-
                  paração com as maiores pegadas e pistas de saurópodes encontradas
                  no Jurássico de Portugal, especialmente com o material icnológico des-
                  coberto em várias jazidas da serra do Bouro (incluindo  também várias
                  saídas de campo e visitas ao Museu da Lourinhã , Museu dos Serviços
                  Geológicos de Lisboa e ao Dino Park da Lourinhã).
                  Saída de campo à praia de Vale de Pombas, Peniche, onde os alunos visi-
                  taram uma das pistas de dinossáurios terópodes de menores dimensões
                  encontradas em Portugal.
                  O estudo desta nova amostra é feito em sessões semanais realizadas na
                  escola, com base na cópia da pista realizada em manga plástica, anali-
                  sando os exemplares recolhidos e depositados na escola, e as fotografias   LEGENDAS:
                  e vídeos realizados por drone.
                                                                               1. CCV AEPA - Grupos de Paleontologia e Matemática e Ciências Experimentais
                  O trabalho final será publicado num relatório, em powerpoint e em pos-  2. Dia do Microrganismo – atividade “Mãos sujas?”, com alunos do 4.º ano
                  ter, colocados num site de referência da internet (slideshare), e no blog   3. Construção de uma câmara de nuvens no LIP
                  do Grupo de Paleontologia - “Pé ante pé ... Pegadas de dinossáurios.  4. Corrida Vs-Solar Challenge Carro Solar AEPA / Oeiras Valley
                                                                               5. Descoberta e análise de uma pista deixada por um enorme quadrúpede




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