Page 218 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            LISBOA                               OEIRAS


            AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO BRUNO                       MELHOR AMBIENTE –
                                                                      MELHOR ESCOLA

            Áreas científicas principais: As árvores da nossa escola, Feira
            das Ciências, Ruído Vs Bom Ambiente
            Parceiros:  Câmara Municipal de Oeiras, Pavilhão do Conhe-
            cimento, Jardim Botânico da Ajuda (Universidade de Lisboa),
            Centro Educativo Padre António Oliveira (CEPAO), ITQB – NOVA
            (Universidade de Lisboa), dBwave.i acoustic engineering, SA
            (Grupo ISQ, Taguspark)
            Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico
            Comunidade envolvida: Agrupamento de Escolas de São Bru-
            no e CEPAO





            O nosso projeto centra-se em três áreas científicas principais (as árvores
            da nossa Escola, Feira das Ciências e Ruido vs Bom Ambiente).
            No âmbito destas áreas, constantes no projeto, realizam-se diversas ativi-
            dades tais como: visitas de estudo, execução e divulgação de atividades
            práticas/experimentais, encontros com cientistas, sessões de sensibiliza-
            ção e capacitação de professores.
            Estas atividades envolvem toda a comunidade educativa (desde o pri-
            meiro ao terceiro ciclo), promovendo, assim, a interdisciplinaridade e o
            trabalho colaborativo tanto entre docentes, como entre alunos.
            Este projeto representa uma mais valia para a nossa comunidade educa-
            tiva na medida em que:
            •  Aproxima a ciência dos nossos alunos, tornando as suas aprendiza-
               gens mais reais e significativas;
            •  Motiva os alunos para as aprendizagens em Ciência;
            •  Estabelece a ligação entre a Escola e a Comunidade;
            •  Promove a formação, em contexto de trabalho, dos docentes interve-
               nientes e/ou da Comunidade Educativa;
            •  Realiza visitas a espaços de Ciência.








               LEGENDAS:

               1. Visitas de estudo
               2. Encontros com cientistas
               3. Identificação das árvores da Escola
               4. Sessões de sensibilização
               5. Atividades experimentais






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