Page 201 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 201

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  LISBOA                               LISBOA


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS NUNO GONÇALVES                     AS NOSSAS TRADIÇÕES À LUZ
                                                                            DA CIÊNCIA

                  Áreas científicas principais: Ciências Naturais, Biologia e Geo-
                  logia
                  Parceiros: Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Cien-
                  tífica e Tecnológica, Pavilhão do Conhecimento. Clube UNES-
                  CO Ciência, Tradição e Cultura, Instituto Politécnico de Castelo
                  Branco
                  Níveis/Anos de Escolaridade: Ensino Básico e Secundário do
                  1.º ano ao 12.º ano de escolaridade
                  Comunidade envolvida:  Todas as Escolas do Agrupamento.
                  Alunos das 4 escolas do 1.º Ciclo, alunos da Escola 2/3 Nuno
                  Gonçalves e alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário, de Bio-
                  logia e Geologia da Escola Secundária D. Luísa de Gusmão





                  O Clube Ciência  Viva (CCV) do AENG funciona em 2 vertentes: uma
                  em articulação com as aulas das disciplinas da área das Ciências
                  Naturais, sendo exploradas tradições do nosso país como contexto de
                  aprendizagem dos temas curriculares e a outra vertente, facultativa, em
                  que são expandidos e aprofundados aspetos científicos das tradições
                  pesquisadas.
                  As atividades desenrolaram-se em torno de 3 eixos. Por um lado, os
                  alunos realizaram uma pesquisa orientada, com recurso às tecnologias
                  de  informação  e  comunicação  (TIC),  sobre  tradições  de  diferentes
                  regiões do País, tendo estas sido agrupadas em (a) tradições alimentares,
                  nomeadamente sobremesas e conservação dos alimentos; (b) tradições   LEGENDAS:
                  sobre a utilização e benefícios das rochas, destacando-se o granito   1. Tradições alimentares: trabalho experi-
                  e a cantaria, o barro e a olaria; e (c) tradições associadas à exploração   mental sobre a conservação dos alimentos
                  de recursos animais e vegetais, como o bicho-da-seda, o sobreiro e a   por sal, açúcar e vinagre.
                  cortiça. Seguidamente, os alunos procuraram explicar cientificamente   2. A tradição do barro e da olaria:
                  algumas destas tradições e o seu impacto na população e no ambiente,   diferentes etapas do trabalho de projeto
                                                                               (pesquisa da tradição, recolha e tratamen-
                  tendo-se para o efeito privilegiado o trabalho de projeto, as atividades   to de amostras de argila e estudo das suas
                  experimentais investigativas e as TIC.                       propriedades).
                                                                               3. A tradição da cortiça: trabalho experi-
                  O CCV tem ajudado a revitalizar as práticas pedagógicas dos professores,   mental sobre as propriedades da cortiça.
                  nomeadamente no que concerne à implementação de atividades   4. A tradição da seda: observação do
                  experimentais  investigativas e à  utilização das  TIC, com resultados   bicho-da-seda em diferentes fases do seu
                  positivos nos desempenhos dos alunos. Estes fortaleceram capacidades   ciclo de vida.
                  investigativas, competências digitais e de comunicação, essenciais à sua   5. O impacto das tradições na saúde da
                                                                               população: narrativas digitais realizadas
                  literacia científica. São disso exemplo, os seguintes testemunhos:  pelos alunos na aplicação book-creator.

                  “O CCV foi bastante interessante e
                  ajudou-me a perceber a área que eu quero
                   seguir, a da ciência. Ajudou-me a aprender a             “(...) ensinou-me coisas bastante interessantes
                  trabalhar em grupo e a colaborar com outras               que não iria procurar por iniciativa própria (...)
                  pessoas. Ensinou-me a ser autónoma. Concluindo,           também me ensinou a utilizar diversos tipos de
                  esta experiência foi bastante importante”.                aplicações.”
                  Beatriz, 9.º 3                                            Bruna, 8.º 3
                                                                         201
   196   197   198   199   200   201   202   203   204   205   206