Page 201 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 201
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
LISBOA LISBOA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS NUNO GONÇALVES AS NOSSAS TRADIÇÕES À LUZ
DA CIÊNCIA
Áreas científicas principais: Ciências Naturais, Biologia e Geo-
logia
Parceiros: Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Cien-
tífica e Tecnológica, Pavilhão do Conhecimento. Clube UNES-
CO Ciência, Tradição e Cultura, Instituto Politécnico de Castelo
Branco
Níveis/Anos de Escolaridade: Ensino Básico e Secundário do
1.º ano ao 12.º ano de escolaridade
Comunidade envolvida: Todas as Escolas do Agrupamento.
Alunos das 4 escolas do 1.º Ciclo, alunos da Escola 2/3 Nuno
Gonçalves e alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário, de Bio-
logia e Geologia da Escola Secundária D. Luísa de Gusmão
O Clube Ciência Viva (CCV) do AENG funciona em 2 vertentes: uma
em articulação com as aulas das disciplinas da área das Ciências
Naturais, sendo exploradas tradições do nosso país como contexto de
aprendizagem dos temas curriculares e a outra vertente, facultativa, em
que são expandidos e aprofundados aspetos científicos das tradições
pesquisadas.
As atividades desenrolaram-se em torno de 3 eixos. Por um lado, os
alunos realizaram uma pesquisa orientada, com recurso às tecnologias
de informação e comunicação (TIC), sobre tradições de diferentes
regiões do País, tendo estas sido agrupadas em (a) tradições alimentares,
nomeadamente sobremesas e conservação dos alimentos; (b) tradições LEGENDAS:
sobre a utilização e benefícios das rochas, destacando-se o granito 1. Tradições alimentares: trabalho experi-
e a cantaria, o barro e a olaria; e (c) tradições associadas à exploração mental sobre a conservação dos alimentos
de recursos animais e vegetais, como o bicho-da-seda, o sobreiro e a por sal, açúcar e vinagre.
cortiça. Seguidamente, os alunos procuraram explicar cientificamente 2. A tradição do barro e da olaria:
algumas destas tradições e o seu impacto na população e no ambiente, diferentes etapas do trabalho de projeto
(pesquisa da tradição, recolha e tratamen-
tendo-se para o efeito privilegiado o trabalho de projeto, as atividades to de amostras de argila e estudo das suas
experimentais investigativas e as TIC. propriedades).
3. A tradição da cortiça: trabalho experi-
O CCV tem ajudado a revitalizar as práticas pedagógicas dos professores, mental sobre as propriedades da cortiça.
nomeadamente no que concerne à implementação de atividades 4. A tradição da seda: observação do
experimentais investigativas e à utilização das TIC, com resultados bicho-da-seda em diferentes fases do seu
positivos nos desempenhos dos alunos. Estes fortaleceram capacidades ciclo de vida.
investigativas, competências digitais e de comunicação, essenciais à sua 5. O impacto das tradições na saúde da
população: narrativas digitais realizadas
literacia científica. São disso exemplo, os seguintes testemunhos: pelos alunos na aplicação book-creator.
“O CCV foi bastante interessante e
ajudou-me a perceber a área que eu quero
seguir, a da ciência. Ajudou-me a aprender a “(...) ensinou-me coisas bastante interessantes
trabalhar em grupo e a colaborar com outras que não iria procurar por iniciativa própria (...)
pessoas. Ensinou-me a ser autónoma. Concluindo, também me ensinou a utilizar diversos tipos de
esta experiência foi bastante importante”. aplicações.”
Beatriz, 9.º 3 Bruna, 8.º 3
201