Page 196 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 196
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
LISBOA CASCAIS
ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA CIDADELA
SEJA QUAL FOR O CAMINHO,
Áreas científicas principais: Biologia, Desenvolvimento Pes- NÓS GUIAMOS-TE
soal
Parceiros: Instituto Gulbenkian de Ciência, Zoo de Lisboa, Pa-
vilhão do Conhecimento, Inspiring Future, MARE - ISPA, Câmara
Municipal de Cascais
Níveis/Anos de Escolaridade: 5.º ao 12.º ano de escolaridade
Comunidade envolvida: Toda a comunidade escolar
O Clube GuIA Ciência (https://www.facebook.com/GuIA-228455417292732)
tem como objetivos desenvolver atividades que permitam, ao mesmo
tempo, expandir o conhecimento científico dos alunos e restante co-
munidade escolar e trabalhar soft skills e o desenvolvimento pessoal, de
cada aluno. Pretende-se também que os alunos trabalhem o seu percur-
so profissional e as suas escolhas académicas.
Principais projetos desenvolvidos pelo clube:
• 2018/19 - Kids Dive - mergulhar com crianças, descobrir o Oceano (ht-
tps://www.kidsdive.pt/);
• 2019/20 a organização e dinamização de dois Cafés de Ciência, pelos
alunos do Clube;
• 2020/21 atividades com todas as turmas de ensino básico e com to-
das as turmas de ensino secundário científico-humanístico do Agru-
pamento, nomeadamente:
• Sessões com o Jardim Zoológico de Lisboa - para despertar para a im- LEGENDAS:
portância da conservação da Biodiversidade; 1. Orador e aluna no Café de Ciência sobre Inteligência Artificial
• Sessões com o Pavilhão do Conhecimento - para promover o ensino 2. Atividade do projeto Kids Dive
experimental; 3. Debate num café de Ciência
• Atividades com a Inspiring Future - para preparar as escolhas académi- 4. Alunas moderadoras da mesa do café de Ciência sobre Edição de Genes
cas e treinar soft skills, competências essenciais para a Universidade e
para o mercado de trabalho;
• Vinda de cientistas à escola para a discussão de temas atuais como os
mecanismos de atuação do SARS-CoV-2. é super útil para a vida futura pois implica que desenvolvamos um
espírito crítico e desenrascado, ambas características importantes
Testemunhos de encarregados de educação: para a “vida real”, quer no mundo do trabalho, quer no nosso
desenvolvimento pessoal.” “Este tipo de projetos permite mobilizar
“Iniciativa muito interessante e com uma boa dinâmica os alunos e transmitir um senso de responsabilidade e brio,
de integração dos vários parceiros. O ambiente sentido educando-nos para sermos bons profissionais e a ter orgulho no que
durante as sessões foi espetacular.” “Criar momentos de partilha fazemos e vontade de o fazermos bem.”
sobre assuntos sérios com os nossos filhos, sob orientação de
“entendidos” na matéria, é sempre uma experiência maravilhosa.” Testemunho do diretor da escola:
Testemunhos de alunos participantes nos projetos: “O GuIA Ciência - Clube Ciência Viva” tem sido uma mais-
valia na escola/agrupamento pela forma como envolve
“Pudemos explorar o que realmente significa trabalho toda a comunidade educativa e lhe dá projeção no
de equipa, na medida em que cada um de nós, com as concelho de Cascais e até a nível nacional. Tem trazido a comunidade
suas diferentes competências, trabalhou em diferentes científica à escola e ajudado os alunos na descoberta de vocações
áreas de interesse necessárias ao desenvolvimento das atividades, e escolhas académicas. Na área do desenvolvimento pessoal tem
mostrando que todos temos diferentes skills, mas é por isso mesmo ajudado a resolver situações que eram inibidoras dos bons resultados
que conseguimos alcançar um bom resultado final.”n“Este trabalho escolares. É um projeto muito acarinhado pela direção da escola.”
196