Page 196 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 196

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            LISBOA                               CASCAIS


            ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA CIDADELA

                                                                      SEJA QUAL FOR O CAMINHO,
            Áreas científicas principais:  Biologia, Desenvolvimento Pes-  NÓS GUIAMOS-TE
            soal
            Parceiros: Instituto Gulbenkian de Ciência, Zoo de Lisboa, Pa-
            vilhão do Conhecimento, Inspiring Future, MARE - ISPA, Câmara
            Municipal de Cascais
            Níveis/Anos de Escolaridade: 5.º ao 12.º ano de escolaridade
            Comunidade envolvida: Toda a comunidade escolar




            O Clube GuIA Ciência (https://www.facebook.com/GuIA-228455417292732)
            tem como objetivos desenvolver atividades que permitam, ao mesmo
            tempo, expandir o conhecimento científico dos alunos e restante co-
            munidade escolar e trabalhar soft skills e o desenvolvimento pessoal, de
            cada aluno. Pretende-se também que os alunos trabalhem o seu percur-
            so profissional e as suas escolhas académicas.

            Principais projetos desenvolvidos pelo clube:
            •  2018/19 - Kids Dive - mergulhar com crianças, descobrir o Oceano (ht-
               tps://www.kidsdive.pt/);
            •  2019/20 a organização e dinamização de dois Cafés de Ciência, pelos
               alunos do Clube;
            •  2020/21 atividades com todas as turmas de ensino básico e com to-
               das as turmas de ensino secundário científico-humanístico do Agru-
               pamento, nomeadamente:
            •  Sessões com o Jardim Zoológico de Lisboa - para despertar para a im-  LEGENDAS:
               portância da conservação da Biodiversidade;               1. Orador e aluna no Café de Ciência sobre Inteligência Artificial
            •  Sessões com o Pavilhão do Conhecimento - para promover o ensino   2. Atividade do projeto Kids Dive
               experimental;                                             3. Debate num café de Ciência
            •  Atividades com a Inspiring Future - para preparar as escolhas académi-  4. Alunas moderadoras da mesa do café de Ciência sobre Edição de Genes
               cas e treinar soft skills, competências essenciais para a Universidade e
               para o mercado de trabalho;
            •  Vinda de cientistas à escola para a discussão de temas atuais como os
               mecanismos de atuação do SARS-CoV-2.                   é super útil para a vida futura pois implica que desenvolvamos um
                                                                      espírito crítico e desenrascado, ambas características importantes
            Testemunhos de encarregados de educação:                  para a “vida real”, quer no mundo do trabalho, quer no nosso
                                                                      desenvolvimento pessoal.” “Este tipo de projetos permite mobilizar
            “Iniciativa muito interessante e com uma boa dinâmica     os alunos e transmitir um senso de responsabilidade e brio,
            de  integração  dos  vários  parceiros.  O  ambiente  sentido   educando-nos para sermos bons profissionais e a ter orgulho no que
            durante  as  sessões  foi  espetacular.”  “Criar  momentos  de  partilha   fazemos e vontade de o fazermos bem.”
            sobre  assuntos  sérios  com  os  nossos  filhos,  sob  orientação  de
            “entendidos” na matéria, é sempre uma experiência maravilhosa.”  Testemunho do diretor da escola:
            Testemunhos de alunos participantes nos projetos:         “O GuIA Ciência - Clube Ciência Viva” tem sido uma mais-
                                                                      valia  na  escola/agrupamento  pela  forma  como  envolve
            “Pudemos  explorar  o  que  realmente  significa  trabalho   toda  a  comunidade  educativa  e  lhe  dá  projeção  no
            de  equipa,  na  medida  em  que  cada  um  de  nós,  com  as   concelho de Cascais e até a nível nacional. Tem trazido a comunidade
            suas  diferentes  competências,  trabalhou  em  diferentes   científica à escola e ajudado os alunos na descoberta de vocações
            áreas de interesse necessárias ao desenvolvimento das atividades,   e  escolhas  académicas.  Na  área  do  desenvolvimento  pessoal  tem
            mostrando que todos temos diferentes skills, mas é por isso mesmo   ajudado a resolver situações que eram inibidoras dos bons resultados
            que conseguimos alcançar um bom resultado final.”n“Este trabalho   escolares. É um projeto muito acarinhado pela direção da escola.”


                                                                    196
   191   192   193   194   195   196   197   198   199   200   201