Page 195 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  LISBOA                               CASCAIS


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA PAREDE - ESCOLA
                  SECUNDÁRIA FERNANDO LOPES GRAÇA
                                                                            CONHECER PARA
                                                                            PRESERVAR
                  Áreas científicas principais: Ciências Sociais e Experimentais
                  Parceiros: FCTUNL; MARE; FCUL
                  Níveis/Anos de Escolaridade: 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino
                  Secundário




                  As ações promovidas pelo Clube envolveram alunos em projetos com
                  colegas e professores de outros países, bem como com cientistas e ins-
                  tituições do ensino superior que permitiram a realização de visitas de
                  estudo e workshops para a prossecução dos projetos desenvolvidos no
                  âmbito das mudanças climáticas e da preservação dos oceanos.
                  No caso das mudanças climáticas, articulamos os nossos projetos com
                  outras escolas da UE. A partir do levantamento da pegada ecológica nos
                  vários países, foi possível perceber as desigualdades existentes, tendo
                  sido construídos e divulgados, pelas comunidades escolares, vídeos com
                  propostas de ações para alterar gestos do quotidiano, que contribuem
                  para o agravamento do aquecimento global.
                  Num outro projeto foram constituídos vários grupos em que os alunos
                  identificaram as causas das mudanças climáticas (Cientistas), reuniram
                  evidências (Geógrafos), analisaram gráficos (Matemática), questionaram
                  o conceito de natureza e diferentes paradigmas éticos (Filósofos) prati-
                  cando o pensamento crítico (Jornalistas). Entenderam a importância de
                  uma abordagem holística para a consciencialização sobre as mudanças
                  climáticas, meditaram sobre o que podem fazer para serem cidadãos
                  responsáveis e estabeleceram compromissos individuais. Apresentaram
                  as conclusões na sua escola, bem como noutra escola de outro concelho
                  e realizaram um peddy-paper sobre consumo sustentável, aplicado aos
                  alunos mais jovens do Agrupamento. Foram ainda efetuados workshops
                  sobre energia renovável contando com o apoio da FCTUNL. Representá-
                  mos a escola na “A voz dos jovens de Cascais na mitigação das Alterações
                  Climáticas”.
                  Quanto à preservação dos Oceanos, contámos com a colaboração do Co-
                  mandante Charles Moore para nos alertar para a quantidade de plásticos
                  no oceano. Foram efetuadas várias ações de limpeza de praia e expostos
                  os resultados na comunidade escolar. Contámos ainda com cientistas do
                  MARE e da FCUL para nos apoiar na construção e execução de projetos   LEGENDAS:
                  relacionados com a “desplastificação”.
                                                                               1. O  Comandante Charles Moore, veio falar sobre a sua descoberta designada por “Ilha de
                                                                               Plástico no Pacífico” e como combater este flagelo
                                                                               2. Com base na recolha e no tratamento de dados recolhidos na comunidade escolar de 3
                                                                               países, foi concebido e divulgado um poster alertando para a necessidade de se mudarem
                                                                               os hábitos de consumo
                                                                               3. Reunião internacional em que foram apresentadas as principais conclusões de um
                                                                               projeto
                                                                               4. Atividades relacionadas com duas linhas de ação do Clube “Mudança climáticas” e
                                                                               “Preservação dos Oceanos”




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