Page 198 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 198

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            LISBOA                               LISBOA


            AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PASSOS MANUEL                      O PASSOS É ESCOLA
                                                                      CIÊNCIA VIVA - CIÊNCIA
                                                                      EM CONSTRUÇÃO!
            Áreas científicas principais:  Matemática, Ciências Naturais,
            Biologia, Geologia, Físico-Química, Informática
            Parceiros: Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura  Cien-
            tífica e Tecnológica, Escola Superior de Educação de Lisboa, Ins-
            tituto de Educação da Universidade de Lisboa, ISPA, MUHNAC,
            Centros de informática da FCUL, Instituto de Agronomia, Em-
            presas informáticas de programação,  Agrupamento de Escolas
            Vergílio Ferreira
            Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar, 1.º, 2.º e
            3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário
            Comunidade envolvida: Comunidade escolar – alunos, pro-
            fessores, encarregados de educação – museus, investigadores
            externos, outras escolas, Centros de Ciência Viva




            O que andamos a construir nas nossas escolas?
            O projeto “Há ciência no Passos!” estende-se numa perspetiva horizontal
            e vertical, interdisciplinar e transdisciplinar, e incluiu múltiplos atores da
            comunidade educativa, diversas entidades parceiras e TODOS os alunos
            do Agrupamento, da Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.
            O facto de a Ciência estar incluída no currículo formal é essencial mas
            não suficiente para que a sua aprendizagem significativa seja promovida
            nas aulas, sobretudo no que diz respeito a uma aprendizagem
            centrada na experimentação e na manipulação de diversos materiais
            e equipamentos, assim como na reprodução de métodos e percursos
            investigativos. Para isso, é necessário criar contextos em que crianças e
            jovens aprendam a pensar, a investigar e a desenvolver metodologias de
            análise, intervenção e comunicação em problemas de carácter científico.
            O que queremos alcançar?
            Queremos precisamente criar e diversificar os referidos contextos
            de aprendizagem, proporcionando experiências educativas variadas
            que desenvolvam as competências desejadas, sempre em “ambiente
            científico”. Queremos aprender ciência através da curiosidade, pesquisa,
            estruturação de uma investigação e experimentação, etapas que
            permitem conhecer o mundo, tomar decisões e agir sobre este de forma
            mais consciente, responsável, cooperante e informada.        LEGENDAS:
            As atividades desenvolvem-se em todas as escolas do Agrupamento, quer   1. Atividade com robots - Semana da Ciência no 1.º Ciclo
            em sala de aula quer em diversos espaços da escola e áreas circundantes:   2. Visita e desenho científico ao MUNHAC com o 2.º Ciclo
            pátios, biblioteca, centro de recursos, auditório, laboratórios, horta   3. Visita de estudo ao Centro de Ciência Viva do Lousal com o 3.º Ciclo e Secundário
            pedagógica, jardins, parques de cidade, autarquias, museus, centros de
            ciência viva, entre outros. Fazemos saídas de campo e visitas de estudo
            com o maior alcance geográfico possível.
                                                                      Departamento de professores do 1.º Ciclo e uma assistente administrativa.
            A equipa que tudo faz  acontecer  é constituída  pelo  nosso  Diretor,   Mas a equipa principal são os nossos alunos que já começam a brilhar
            docentes do Departamento de Ciências Exatas e Experimentais e do   nos espaços que estão a explorar!


                                                                    198
   193   194   195   196   197   198   199   200   201   202   203