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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  LISBOA                               AMADORA


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AMADORA OESTE                      CIÊNCIA E TECNOLOGIA
                                                                            PARA TODOS

                  Áreas científicas principais: Física, Química, Informática
                  Parceiros: QiPP, Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, Ciência Viva
                  – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, AE Alva-
                  lade, Câmara Municipal da Amadora, Instituto Superior Técnico
                  Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º ano de escolaridade aos cursos
                  profissionais
                  Comunidade envolvida: Comunidade educativa, incluindo famí-
                  lias do AE Amadora Oeste e restante comunidade local





                  O Clube de Ciência Viva na Escola AE Amadora Oeste é um espaço de
                  conhecimento aberto que pretende contribuir para a promoção do su-
                  cesso escolar, bem como para a literacia científica e tecnológica dos alu-
                  nos e da comunidade educativa. O alcance estimado das atividades do
                  Clube é de 2500 alunos, num universo de 3036 alunos.
                  As suas atividades, nos últimos dois anos, consistiram, entre outras, no
                  seguinte: realização de experiências interativas e exploração de sof-
                  tware  científico;  workshops/sessões  práticas  de  índole  experimental;
                  montagem, dinamização e exploração de um laboratório remoto e-lab;
                  promoção de atividades experimentais no Jardim de Infância (JI), 1.º e
                  2.º ciclos do ensino básico; organização de visitas de estudo científicas;
                  participação de alunos e professores em encontros de carácter científico;
                  realização de palestras e exposições no AE; capacitação de professores
                  no âmbito de aprendizagem experimental ativa com as TIC, laboratórios
                  remotos e virtuais e no âmbito de criação de kits educativos; dinamiza-
                  ção do Programa Eco-Escolas.
                  O ponto mais alto neste período foi o Festival de Ciência, a 21 de novem-
                  bro de 2019, cujas iniciativas associadas foram organizadas por tipo. Nos
                  Workshops, foram organizadas 12 sessões multidisciplinares, destinadas
                  a públicos distintos, desde alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico a alu-
                  nos do ensino profissional ou mesmo a toda a comunidade educativa.
                  Entre estas sessões, justifica destaque a sessão “Microgeração de ener-
                  gia solar”, do investigador David Loureiro do LNEG. Nas Palestras, foram   LEGENDAS:
                  programadas 4 sessões. Destaque para “Tabela Periódica: um cartão de
                  visita”, do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN), no Campus   1. Alunos durante atividade de aprendiza-
                  Tecnológico Nuclear. Nas Experiências e nos jogos, com 8 sessões orga-  gem relacionada com o Espaço, durante o
                                                                               Festival de Ciência
                  nizadas, destaque para a “Treina como um astronauta”, promovida pelo   2. Alunos junto a expositor de inovação
                  Clube de Ciência Viva do AE em colaboração com o Pavilhão do Conhe-  científica, durante o Festival de Ciência.
                  cimento - esero - ESA. Houve ainda 6 exposições permanentes, sobre a   3. Corredor da Escola Secundária Seomara
                  energia solar, os objetivos de desenvolvimento sustentável ou as árvores   da Costa Primo, onde alunos visitaram
                  nativas de Portugal. Por fim, nas outras atividades, destaque para a Flash   vários expositores e experiências em curso
                  Mob que reproduziu uma tabela periódica no pátio escolar, envolvendo   4. Cartaz do Festival de Ciência
                  dezenas de alunos em trabalho de equipa, desta forma assinalando o   5. Jogo científico para alunos
                  Ano Internacional da Tabela Periódica.







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