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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
LISBOA AMADORA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AMADORA OESTE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
PARA TODOS
Áreas científicas principais: Física, Química, Informática
Parceiros: QiPP, Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, Ciência Viva
– Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, AE Alva-
lade, Câmara Municipal da Amadora, Instituto Superior Técnico
Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º ano de escolaridade aos cursos
profissionais
Comunidade envolvida: Comunidade educativa, incluindo famí-
lias do AE Amadora Oeste e restante comunidade local
O Clube de Ciência Viva na Escola AE Amadora Oeste é um espaço de
conhecimento aberto que pretende contribuir para a promoção do su-
cesso escolar, bem como para a literacia científica e tecnológica dos alu-
nos e da comunidade educativa. O alcance estimado das atividades do
Clube é de 2500 alunos, num universo de 3036 alunos.
As suas atividades, nos últimos dois anos, consistiram, entre outras, no
seguinte: realização de experiências interativas e exploração de sof-
tware científico; workshops/sessões práticas de índole experimental;
montagem, dinamização e exploração de um laboratório remoto e-lab;
promoção de atividades experimentais no Jardim de Infância (JI), 1.º e
2.º ciclos do ensino básico; organização de visitas de estudo científicas;
participação de alunos e professores em encontros de carácter científico;
realização de palestras e exposições no AE; capacitação de professores
no âmbito de aprendizagem experimental ativa com as TIC, laboratórios
remotos e virtuais e no âmbito de criação de kits educativos; dinamiza-
ção do Programa Eco-Escolas.
O ponto mais alto neste período foi o Festival de Ciência, a 21 de novem-
bro de 2019, cujas iniciativas associadas foram organizadas por tipo. Nos
Workshops, foram organizadas 12 sessões multidisciplinares, destinadas
a públicos distintos, desde alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico a alu-
nos do ensino profissional ou mesmo a toda a comunidade educativa.
Entre estas sessões, justifica destaque a sessão “Microgeração de ener-
gia solar”, do investigador David Loureiro do LNEG. Nas Palestras, foram LEGENDAS:
programadas 4 sessões. Destaque para “Tabela Periódica: um cartão de
visita”, do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN), no Campus 1. Alunos durante atividade de aprendiza-
Tecnológico Nuclear. Nas Experiências e nos jogos, com 8 sessões orga- gem relacionada com o Espaço, durante o
Festival de Ciência
nizadas, destaque para a “Treina como um astronauta”, promovida pelo 2. Alunos junto a expositor de inovação
Clube de Ciência Viva do AE em colaboração com o Pavilhão do Conhe- científica, durante o Festival de Ciência.
cimento - esero - ESA. Houve ainda 6 exposições permanentes, sobre a 3. Corredor da Escola Secundária Seomara
energia solar, os objetivos de desenvolvimento sustentável ou as árvores da Costa Primo, onde alunos visitaram
nativas de Portugal. Por fim, nas outras atividades, destaque para a Flash vários expositores e experiências em curso
Mob que reproduziu uma tabela periódica no pátio escolar, envolvendo 4. Cartaz do Festival de Ciência
dezenas de alunos em trabalho de equipa, desta forma assinalando o 5. Jogo científico para alunos
Ano Internacional da Tabela Periódica.
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