Page 197 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 197

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  LISBOA                               CASCAIS


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FREI GONÇALO                       CLUBE CIÊNCIA VIVA – PROJETO
                  DE AZEVEDO                                                NATAL EM MARTE


                  Áreas científicas principais:  Físico-Química,  Ciências  Naturais,
                  Biologia e Geologia,  Matemática
                  Parceiros: Núcleo Interativo de Astronomia (NUCLUI), Câmara Mu-
                  nicipal de Cascais
                  Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º ao 12.º ano de escolaridade
                  Comunidade envolvida: Todos os alunos do Agrupamento (6 Es-
                  colas), professores e palestrantes convidados





                  O Clube Ciência  Viva do Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de
                  Azevedo dinamiza, em todos as Escolas do Agrupamento, atividades
                  que visam o aprender a gostar de Ciência, o pensamento crítico e o
                  desenvolver de competências pensadas para o que serão as profissões
                  e atividades do futuro, sempre subjacentes aos principais objetivos do
                  Projeto Educativo do Agrupamento.
                  As propostas de atividade são sempre concebidas numa lógica de
                  desafios, da procura de diferentes valências e vontades e, entre esforços
                  diferentes e enriquecedores, o encontrar da melhor articulação para um
                  maior e melhor conhecimento da Ciência, que passe pelos processos de
                  investigação, de testagem e experimentação. Procurou-se assim, que a
                  Ciência extravasasse o espaço das salas de aula e se fundisse em todas
                  as áreas de conhecimento, podendo refletir que este é abrangente e
                  pensado num projeto tão arrojado e tão vivido como foi o preparar uma
                  viagem a Marte e o criar de uma cidade neste planeta.
                  Toda a Comunidade foi envolvida, desde as crianças do 1.º Ciclo, na
                  elaboração de maquetes e no conhecimento dos planetas do Sistema
                  Solar  onde  vivemos,  até  projetos  do  ensino  Básico  e  Secundário,  de
                  planeamento de naves e veículos espaciais, desenho de fatos espaciais
                  adequados às condições marcianas, planeamento de atividades de
                  desportos passíveis de melhorar as condições físicas dos astronautas,
                  projetos no âmbito da alimentação, como a produção de alimentos
                  em impressoras 3d, agricultura marciana, exploração de recursos
                  energéticos, fornecimentos de água, atividades culturais e lúdicas e
                  cuidados de saúde, entre tantas outras ideias que foram nascendo
                  à medida que os jovens planeavam como seria ir viver para Marte!
                  Tratou-se assim, de um projeto de muitos projetos que em sintonia,
                  dinamizaram toda a Comunidade e reforçaram a nossa identidade.
                  Contou-se com o apoio do Núcleo Interativo de Astronomia (NUCLIO),
                  de Cascais, que dinamizou diversas atividades com os alunos desde o 1.º
                  Ciclo até ao Ensino Secundário com sessões de trabalho e de divulgação
                  e que realizou inclusive formação para os professores no âmbito das   O projeto teve um primeiro momento de exposição dos produtos, no
                  metodologias  Inquiry e  Design Thinking e participação em projetos
                  internacionais como IDiverse e o OSOS.                    mês de dezembro e dando razão ao nome “Natal em Marte” e iria ter uma
                                                                            conclusão com a exposição completa de todos os projetos, no Fórum da
                  Contou-se igualmente com a colaboração do Professor Carvalho   Ciência que é tradição o Agrupamento realizar, anualmente, no final do
                  Rodrigues na realização de uma aula para o Ensino Secundário.  2.º Período.

                                                                         197
   192   193   194   195   196   197   198   199   200   201   202