Page 200 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 200
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
LISBOA LISBOA
CASA PIA DE LISBOA – CENTRO DE EDUCAÇÃO E PROJETO CIÊNCIA VIVA,
DESENVOLVIMENTO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO “MOMENTOS MÁGICOS”/ PROJETO “ESCOLA
DESPERDÍCIO ZERO”/ CLUBE DE ROBÓTICA/
PROJETO “CIDADANIA GLOBAL – CAMINHOS
Áreas científicas principais: Ciências Naturais, Físico-Química, Es- SUSTENTÁVEIS”/ PROJETO “A AVENTURA DE
tudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento MAGALHÃES – UMA VIAGEM, UM OCEANO,
Parceiros: Escola Azul, Escolas Magalhânicas, Pavilhão do Conheci- TANTAS DESCOBERTAS”
mento, Mercearia Maria Granel (Eunice Maia), Agroescolas, F@b CPL
Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3.º
Ciclos do Ensino Básico, Clube de Robótica, Clube Europeu, Núcleo
Ambiental
Local: Laboratório de Ciências Experimentais, Sala de aula, CoderS-
tudio, ArtStudio, Horta Pedagógica, Refeitório
O CED Nossa Senhora da Conceição, Casa Pia de Lisboa, é uma Escola as-
sociada da UNESCO, que tem vindo a desenvolver vários Projetos, nos últi-
mos anos, tendo por base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O Projeto Ciência Viva, “Momentos Mágicos”, tem como objetivo desper-
tar o interesse dos nossos alunos mais novos para a área científica, per-
mitindo que tenham contato com o Laboratório de Ciências e realizem
diversas atividades experimentais. Esta dinâmica permite gerar momen-
tos de apoio à aprendizagem dos alunos.
O Projeto Escola Desperdício Zero começou por identificar o principal LEGENDAS:
problema ambiental na escola: o lixo. O assunto foi debatido nas aulas 1. Observação de diferentes partes da flor através da lupa eletrónica
de Cidadania e Desenvolvimento em todas as turmas da escola e deci- 2. Caravela 3D
diu-se que era preciso um plano para informar a comunidade escolar, 3. Robot seleciona o lixo e coloca-o no ecoponto
para agir na redução do lixo e no aproveitamento do desperdício. Pediu- 4. Trabalho semanal na horta pedagógica
-se ajuda à parceira Maria Granel, que propôs a implementação de um
projeto de Educação Ambiental - o programa Z(h)ero -, com o objetivo
de ajudar a gerir os resíduos e de transformar os alunos e colaboradores a História, a Geografia, as Ciências Naturais, a Cartografia, a Astronomia
em atores de mudança na escola e no mundo. (Físico-Química), tendo sempre em atenção a importância da viagem
O Clube de Robótica preocupado também com o ambiente realizou na construção de uma cidadania global assim como também promover
uma demonstração com o robot, em que este conseguiu detetar o lixo e a educação intercultural. Com este projeto pretende-se que o aluno se
colocá-lo no ecoponto e informar o tempo de decomposição. torne parte ativa na construção do conhecimento, que assuma um pa-
No Projeto “Cidadania Global - Caminhos Sustentáveis”, os alunos se- pel tanto como recetor como criador de conhecimento, envolvendo-o
manalmente trataram a terra, semearam e plantaram culturas na horta no processo pedagógico para que este possa, não apenas descrever
pedagógica, ação integrada no Projeto Agro escolas desenvolvido no o conteúdo aprendido, mas ser capaz de criar sentido e produzir uma
CED. As hortas do CED são um projeto na área da educação ambiental ligação entre os conteúdos e outras situações análogas, entre a teoria
que tem como principal objetivo a educação para a sustentabilidade do e a sua própria realidade, na medida em que alguns recursos didáticos
planeta. Mais do que plantar, cuidar e combater pragas, as atividades na proporcionam uma contextualização/sentido social aos conteúdos em
horta estão fundamentadas nos valores da sustentabilidade. As hortas aprendizagem.
são um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas O desenvolvimento de todos os projetos teve por referência as Apren-
atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar unindo teo- dizagens Essenciais e assentou numa metodologia de integração e arti-
ria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensi- culação de várias componentes de currículo, privilegiou a pesquisa, tra-
no-aprendizagem. tamento/seleção de informação, trabalho experimental, a comunicação
O Projeto “A Aventura de Magalhães – Uma viagem, um Oceano, tantas científica e promoveu a Educação para a Cidadania.
descobertas”, no âmbito das Comemorações do V Centenário da Circum Palavras-chave: Ambiente; Natureza; Agricultura Biológica; Horta; Per-
Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Maga- macultura; Compostagem; Resíduos; Desperdício; Ciência; Tecnologia;
lhães, teve como uns dos seus objetivos, valorizar o legado da primeira Cidadania; História; Descobrimentos; Colaboração; Educação Ambien-
viagem de circum navegação relativo às diferentes áreas do saber como tal; Sustentabilidade; Experimentação; Intervenção, Valorização.
200