Page 200 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            LISBOA                               LISBOA


            CASA PIA DE LISBOA – CENTRO DE EDUCAÇÃO E                 PROJETO CIÊNCIA VIVA,
            DESENVOLVIMENTO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO                “MOMENTOS MÁGICOS”/ PROJETO “ESCOLA
                                                                      DESPERDÍCIO ZERO”/ CLUBE DE ROBÓTICA/
                                                                      PROJETO “CIDADANIA GLOBAL – CAMINHOS
            Áreas científicas principais: Ciências Naturais, Físico-Química, Es-  SUSTENTÁVEIS”/ PROJETO “A AVENTURA DE
            tudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento                 MAGALHÃES – UMA VIAGEM, UM OCEANO,
            Parceiros: Escola Azul, Escolas Magalhânicas, Pavilhão do Conheci-  TANTAS DESCOBERTAS”
            mento, Mercearia Maria Granel (Eunice Maia), Agroescolas, F@b CPL
            Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3.º
            Ciclos do Ensino Básico, Clube de Robótica, Clube Europeu, Núcleo
            Ambiental
            Local: Laboratório de Ciências Experimentais, Sala de aula, CoderS-
            tudio, ArtStudio, Horta Pedagógica, Refeitório





            O CED Nossa Senhora da Conceição, Casa Pia de Lisboa, é uma Escola as-
            sociada da UNESCO, que tem vindo a desenvolver vários Projetos, nos últi-
            mos anos, tendo por base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
            O Projeto Ciência Viva, “Momentos Mágicos”, tem como objetivo desper-
            tar o interesse dos nossos alunos mais novos para a área científica, per-
            mitindo que tenham contato com o Laboratório de Ciências e realizem
            diversas atividades experimentais. Esta dinâmica permite gerar momen-
            tos de apoio à aprendizagem dos alunos.
            O Projeto Escola Desperdício Zero começou por identificar o principal   LEGENDAS:
            problema ambiental na escola: o lixo. O assunto foi debatido nas aulas   1. Observação de diferentes partes da flor através da lupa eletrónica
            de Cidadania e Desenvolvimento em todas as turmas da escola e deci-  2. Caravela 3D
            diu-se que era preciso um plano para informar a comunidade escolar,   3. Robot seleciona o lixo e coloca-o no ecoponto
            para agir na redução do lixo e no aproveitamento do desperdício. Pediu-  4. Trabalho semanal na horta pedagógica
            -se ajuda à parceira Maria Granel, que propôs a implementação de um
            projeto de Educação Ambiental - o programa Z(h)ero -, com o objetivo
            de ajudar a gerir os resíduos e de transformar os alunos e colaboradores   a História, a Geografia, as Ciências Naturais, a Cartografia, a Astronomia
            em atores de mudança na escola e no mundo.                (Físico-Química), tendo sempre em atenção a importância da viagem
            O Clube de Robótica preocupado também com o ambiente realizou   na construção de uma cidadania global assim como também promover
            uma demonstração com o robot, em que este conseguiu detetar o lixo e   a educação intercultural. Com este projeto pretende-se que o aluno se
            colocá-lo no ecoponto e informar o tempo de decomposição.  torne parte ativa na construção do conhecimento, que assuma um pa-
            No Projeto “Cidadania Global - Caminhos Sustentáveis”, os alunos se-  pel tanto como recetor como criador de conhecimento, envolvendo-o
            manalmente trataram a terra, semearam e plantaram culturas na horta   no processo pedagógico para que este possa, não apenas descrever
            pedagógica, ação integrada no Projeto Agro escolas desenvolvido no   o conteúdo aprendido, mas ser capaz de criar sentido e produzir uma
            CED. As hortas do CED são um projeto na área da educação ambiental   ligação entre os conteúdos e outras situações análogas, entre a teoria
            que tem como principal objetivo a educação para a sustentabilidade do   e a sua própria realidade, na medida em que alguns recursos didáticos
            planeta. Mais do que plantar, cuidar e combater pragas, as atividades na   proporcionam uma contextualização/sentido social aos conteúdos em
            horta estão fundamentadas nos valores da sustentabilidade. As hortas   aprendizagem.
            são um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas   O desenvolvimento de todos os projetos teve por referência as Apren-
            atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar unindo teo-  dizagens Essenciais e assentou numa metodologia de integração e arti-
            ria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensi-  culação de várias componentes de currículo, privilegiou a pesquisa, tra-
            no-aprendizagem.                                          tamento/seleção de informação, trabalho experimental, a comunicação
            O Projeto “A Aventura de Magalhães – Uma viagem, um Oceano, tantas   científica e promoveu a Educação para a Cidadania.
            descobertas”, no âmbito das Comemorações do V Centenário da Circum   Palavras-chave: Ambiente; Natureza; Agricultura Biológica; Horta; Per-
            Navegação  comandada pelo navegador  português  Fernão  de  Maga-  macultura; Compostagem; Resíduos; Desperdício; Ciência; Tecnologia;
            lhães, teve como uns dos seus objetivos, valorizar o legado da primeira   Cidadania; História; Descobrimentos; Colaboração; Educação Ambien-
            viagem de circum navegação relativo às diferentes áreas do saber como   tal; Sustentabilidade; Experimentação; Intervenção, Valorização.
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