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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  LISBOA                               CASCAIS


                  COLÉGIO MARISTA DE CARCAVELOS                             CLUBE DAS CIÊNCIAS
                                                                            EXPERIMENTAIS: DESPERTA

                  Áreas científicas principais: Física, Química, Astronomia, Sismo-  PARA A CIÊNCIA
                  logia, Ecologia
                  Parceiros: Instituto Dom Luiz
                  Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar, 1.º e 3.º Ci-
                  clos do Ensino Básico e Ensino Secundário
                  Comunidade envolvida: Alunos, Professores, Associação de Pais





                  O Clube das Ciências Experimentais surgiu como uma atividade extra-
                  curricular para os alunos do 3.º Ciclo, com o objetivo de divulgar Ciência
                  de uma forma lúdica. Rapidamente o Clube alarga as suas atividades
                  para outros ciclos de ensino e multiplica os projetos desenvolvidos e as
                  atividades científicas.
                  Assinalamos aqui alguns destes projetos:
                  •  Participação nas campanhas CAN SAT de pesquisa de asteroides, que
                    levaram à descoberta de 2 novos asteroides e à atribuição dos seus
                    nomes.
                  •  Programa Eco-Escolas, que culminou com a atribuição do galardão
                    Bandeira Verde ao Colégio Marista de Carcavelos.
                  •  Projeto W-Shake, fruto do protocolo estabelecido com o Instituto
                    Dom Luiz e promovido pela Associação de Pais e que conta com uma
                    estação sísmica instalada no colégio integrada na rede de estações do
                    programa “Sismologia na Escola”. As atividades deste projeto passam
                    pela manutenção da estação, divulgação na comunidade educativa
                    dos registos dos sismos mais relevantes e pela realização de vídeos
                    científicos sobre sismologia, envolvendo os alunos nesta temática e
                    cativando-os através dos seus conhecimentos de multimédia.
                  •  Projeto “Ciência por Miúdos”, desenvolvido pelos alunos do 12.º ano
                    para os alunos do Pré-escolar, partiu do lema “Quem conta um conto
                    acrescenta um ponto…ao gosto pela Ciência”. A partir da escrita de um
                    conto infantil, em interdisciplinaridade com a disciplina de Português,
                    foi feita a pesquisa e ensaio das várias atividades experimentais, se-  LEGENDAS:
                    guida da narração do conto aos alunos mais novos. As várias etapas   1. Clube das Ciências Experimentais: atividades experimentais desenvolvidas por alunos
                    da narrativa foram ilustradas com experiências, permitindo aos mais   do 3.º Ciclo em horário extracurricular
                    pequenos porem “as mãos na massa” e participarem na história.   2. Projeto W-Shake: registo do sismo de 24/01/2020 com epicentro na Turquia, de
                                                                               magnitude 6,4 na escala de Ritcher, efetuado pela estacão sísmica do Colégio Marista de
                  Para além de desenvolverem o interesse pelo conhecimento científico,   Carcavelos.
                  as atividades do Clube têm permitido abrir as portas das Ciências Expe-  Esta estação está integrada na rede de estações do Instituto Dom Luiz, no âmbito do pro-
                  rimentais à comunidade científica e desenvolver atividades onde a auto-  grama Sismologia na Escola e foi instalada no âmbito do projeto W-Shake, promovido pela
                  nomia e flexibilidade curricular têm sido postas em prática, constituindo   Associação de Pais e pelo Colégio Marista de Carcavelos, com financiamento do programa
                                                                               Ciência Viva.
                  uma mais valia para o processo de ensino-aprendizagem.       3. Experiência de Erastótenes: medição do comprimento da sombra de uma vara para
                                                                               determinação do perímetro da Terra, no equinócio de outono, no âmbito do projeto inter-
                                                                               nacional Eratosthenes Experiment.
                                                                               4. Projeto Ciência por Miúdos: projeto desenvolvido pelos alunos do 12.º ano da discipli-
                                                                               na de Química para os alunos do Pré-escolar. Contar um conto e ilustrá-lo com atividades
                                                                               experimentais onde os pequenos podem pôr “a mão na massa”.
                                                                               5. Poster científico sobre análise de águas realizado no âmbito do Programa Eco-Escolas.




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