Page 193 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
LISBOA CASCAIS
COLÉGIO MARISTA DE CARCAVELOS CLUBE DAS CIÊNCIAS
EXPERIMENTAIS: DESPERTA
Áreas científicas principais: Física, Química, Astronomia, Sismo- PARA A CIÊNCIA
logia, Ecologia
Parceiros: Instituto Dom Luiz
Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar, 1.º e 3.º Ci-
clos do Ensino Básico e Ensino Secundário
Comunidade envolvida: Alunos, Professores, Associação de Pais
O Clube das Ciências Experimentais surgiu como uma atividade extra-
curricular para os alunos do 3.º Ciclo, com o objetivo de divulgar Ciência
de uma forma lúdica. Rapidamente o Clube alarga as suas atividades
para outros ciclos de ensino e multiplica os projetos desenvolvidos e as
atividades científicas.
Assinalamos aqui alguns destes projetos:
• Participação nas campanhas CAN SAT de pesquisa de asteroides, que
levaram à descoberta de 2 novos asteroides e à atribuição dos seus
nomes.
• Programa Eco-Escolas, que culminou com a atribuição do galardão
Bandeira Verde ao Colégio Marista de Carcavelos.
• Projeto W-Shake, fruto do protocolo estabelecido com o Instituto
Dom Luiz e promovido pela Associação de Pais e que conta com uma
estação sísmica instalada no colégio integrada na rede de estações do
programa “Sismologia na Escola”. As atividades deste projeto passam
pela manutenção da estação, divulgação na comunidade educativa
dos registos dos sismos mais relevantes e pela realização de vídeos
científicos sobre sismologia, envolvendo os alunos nesta temática e
cativando-os através dos seus conhecimentos de multimédia.
• Projeto “Ciência por Miúdos”, desenvolvido pelos alunos do 12.º ano
para os alunos do Pré-escolar, partiu do lema “Quem conta um conto
acrescenta um ponto…ao gosto pela Ciência”. A partir da escrita de um
conto infantil, em interdisciplinaridade com a disciplina de Português,
foi feita a pesquisa e ensaio das várias atividades experimentais, se- LEGENDAS:
guida da narração do conto aos alunos mais novos. As várias etapas 1. Clube das Ciências Experimentais: atividades experimentais desenvolvidas por alunos
da narrativa foram ilustradas com experiências, permitindo aos mais do 3.º Ciclo em horário extracurricular
pequenos porem “as mãos na massa” e participarem na história. 2. Projeto W-Shake: registo do sismo de 24/01/2020 com epicentro na Turquia, de
magnitude 6,4 na escala de Ritcher, efetuado pela estacão sísmica do Colégio Marista de
Para além de desenvolverem o interesse pelo conhecimento científico, Carcavelos.
as atividades do Clube têm permitido abrir as portas das Ciências Expe- Esta estação está integrada na rede de estações do Instituto Dom Luiz, no âmbito do pro-
rimentais à comunidade científica e desenvolver atividades onde a auto- grama Sismologia na Escola e foi instalada no âmbito do projeto W-Shake, promovido pela
nomia e flexibilidade curricular têm sido postas em prática, constituindo Associação de Pais e pelo Colégio Marista de Carcavelos, com financiamento do programa
Ciência Viva.
uma mais valia para o processo de ensino-aprendizagem. 3. Experiência de Erastótenes: medição do comprimento da sombra de uma vara para
determinação do perímetro da Terra, no equinócio de outono, no âmbito do projeto inter-
nacional Eratosthenes Experiment.
4. Projeto Ciência por Miúdos: projeto desenvolvido pelos alunos do 12.º ano da discipli-
na de Química para os alunos do Pré-escolar. Contar um conto e ilustrá-lo com atividades
experimentais onde os pequenos podem pôr “a mão na massa”.
5. Poster científico sobre análise de águas realizado no âmbito do Programa Eco-Escolas.
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