Page 192 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
LISBOA AZAMBUJA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AZAMBUJA A CIÊNCIA ESTÁ VIVA!!
NA NOSSA ESCOLA
Áreas científicas principais: Física, Química, Biologia, Geolo-
gia, Inglês e Informática
Parceiros: POCH, Portugal 2020, Câmara Municipal da Azam-
buja, Biblioteca Municipal da Azambuja, Centro de Ciência Viva
do Lousal, Instituto Superior Técnico, Fundação Calouste Gul-
benkian
Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º, 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico e
Ensino Secundário
Comunidade envolvida: Comunidade escolar/Encarregados
de Educação
A ciência está VIVA!! Na nossa escola!
A ciência está presente em todas as atividades diárias, ainda que muitas
vezes não se dê por ela. Os objetos que nos dão conforto, que nos dão
prazer, que nos transportam, que nos emocionam, que nos informam,
só existem da forma que existem devido aos conhecimentos científicos.
Através da metodologia de projeto, pretende-se motivar os alunos para
uma atitude de curiosidade orientada para a compreensão, apreensão
do fascínio da ciência e, em particular, da descoberta da natureza e da
necessidade da sua proteção através da iniciação ao método e práticas
de investigação. Queremos mostrar à comunidade escolar que, com
base no conhecimento dado pelas várias áreas científicas, se consegue
olhar para o mundo com mais atenção e com mais respeito, observar
a natureza, reparando na sua beleza e adotar atitudes responsáveis de
proteção do meio ambiente apreciando as diferenças entre pessoas e
culturas, verificando que embelezam a vida e o mundo.
LEGENDAS:
1. Atividade de Campo Centro de Ciência Viva do Lousal / Praia de Almograve - Conhecer o
património geológico e biológico da região. Compreender o processo de humanização de
que estas áreas são alvo. Sensibilizar para a importância das áreas protegidas na preserva-
ção do património biológico e geológico
2. Semana Polar - Sessão com o biólogo marinho, José Carlos Xavier - Sensibilizar os alunos
para as temáticas ambientais e para a importância do trabalho científico
3. “O cérebro- mais vasto que o céu” Exposição e concurso que celebram a extraordinária
complexidade do cérebro humano, nas suas múltiplas representações, da ciência à arte e
à filosofia
4. Análises químicas ao mel – IST – Permitir aos alunos a recolha de dados e a realização de
sessões experimentais, semelhantes às realizadas num laboratório de investigação científi-
ca. Analisar dados e resultados de modo a inferir conclusões com base científica. Promover
troca de informação científica entre alunos e investigadores
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