Page 144 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 144
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
VISEU VISEU
ESCOLA SECUNDÁRIA DE EMÍDIO NAVARRO DE VISEU
CLUBE “CIÊNCIA
Áreas científicas principais: Matemática, Física e Química FORA DA CAIXA”
Parceiros: Câmara Municipal de Viseu, Fábrica Centro Ciência
Viva de Aveiro e Instituto Superior Politécnico de Viseu
Níveis/Anos de Escolaridade: 7.º ao 12.º ano de escolaridade
Comunidade envolvida: Toda a comunidade educativa.
“Mais importante do que perceber
como funciona a fechadura, é desfrutar
do jardim para além da porta acabada de
abrir”
Na premissa de partilha entre todos e para todos, foram desafiadas as
escolas da cidade de Viseu a participarem na construção conjunta de um
projeto diferente, “Os Selos Matemáticos”. Um processo de criação que
faz parte do conceito da metodologia STE(A)M, com uma interdiscipli-
naridade constante: 9 escolas, 50 professores e 210 alunos envolvidos!
Cada selo remete para a biografia de um matemático, e a sua tradução
para o espanhol, o francês e o inglês. Futuramente, com o apoio da Câ-
mara Municipal de Viseu, será construído um gigantesco ábaco chinês
com 70 peças pentagonais e QR codes que permitirão ouvir os áudios
elaborados.
Foram também desafiadas três outras escolas para a realização do “I Con-
curso de Pósteres no Secundário”, para preparar os alunos para o ensino
superior que os aguarda num futuro próximo.
Com o parceiro Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, foi ainda possível
apresentar os Shows da Física e da Química, a 28 de janeiro e a 4 de feve-
reiro de 2020, no IPJ, em Viseu.
Com o Teatro Pedagógico, enquanto ferramenta STE(A)M e a partir de
textos originais, apresentou-se a matemática de uma forma divertida e
“fora da caixa”, no XX Festival de Teatro de Viseu, no 17.º MATViseu do
Instituto Superior Politécnico de Viseu, na nossa escola, e nos países da
Turquia e da Letónia, ambos parceiros de um projeto ERASMUS.
Com o karaté, também os conceitos matemáticos são explicados e apli-
cados de uma forma muito diferente e divertida, através de sensações
corporais que despertam os alunos para a utilidade universal da mate-
mática e das relações com os outros: a componente científica, um des- LEGENDAS:
porto e a socialização numa só aula. 1. Jornadas Informática
A revista eTIC, as Jornadas de Informática, os clubes “Arduíno”, “Progra- 2. Karaté
mação e Robótica”, “Navarro FireCycling”, “Matemática”, “Atividades labo-
ratoriais de Física com o arduíno”, “Ciências Física e Química” e “Eco-Esco-
las” complementam as atividades deste clube que vai além das clássicas
metodologias de ensino presencial.
144