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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
VISEU SÃO PEDRO DO SUL
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO PEDRO DO SUL SÃO PEDRO DO SUL: LABORATÓRIO VIVO
Áreas científicas principais: Biologia, Geologia, Ambiente, Fí-
sica, Química
Parceiros: Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico de Vi-
seu, Associação Fragas, Termalistur, Câmara Municipal de São
Pedro do Sul, União de Freguesias de São Pedro do Sul, Várzea
e Baiões
Comunidade envolvida: Alunos do 1.º ao 12.º ano, bem como
professores de diferentes áreas disciplinares (Biologia e Geolo-
gia, Física e Química, Robótica e Eletrónica)
As constantes mutações a que a atual Sociedade é sujeita conduzem à
emergência do desenvolvimento de competências científicas e tecno-
lógicas. Se estas forem fomentadas de um modo eficaz, irão contribuir
para a formação integral dos alunos, criando cidadãos literatos, críticos e
ativos, que compreendam o mundo que os rodeia e, sobretudo, capazes
de apresentar propostas de resolução de alguns problemas que forem
surgindo ao longo do seu percurso. Neste sentido, o Clube de Ciência
Viva do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul tem um papel fun-
damental na comunidade educativa ao permitir o desenvolvimento pre-
coce da literacia científica e a divulgação de Ciência aos alunos. Permite,
ainda, que os alunos tenham uma maior intervenção em projetos de-
senvolvidos na escola, de índole ambiental, científico e/ou tecnológico.
Nestes projetos, privilegia-se o trabalho de campo, prático, laboratorial
e experimental, em interdisciplinaridade e em consonância com os pro-
blemas reais da sociedade.
A riqueza geológica, ecológica e a expressiva biodiversidade tornam LEGENDAS:
São Pedro do Sul um local único, um laboratório vivo, com um enorme 1. 1ª Feira da Ciência e da Tecnologia do AESPS
potencial que importa conhecer para se poder compreender e preser- 2. 1ª Feira da Ciência e da Tecnologia do AESPS
var. A principal finalidade do projeto centra-se no desenvolvimento de 3. Workshop “Técnicas de Enxertia”, no âmbito da atividade “Ciência às quartas”
ações que possibilitem aos alunos do Agrupamento de Escolas de São 4. Workshop “Técnicas de Enxertia”, no âmbito da atividade “Ciência às quartas”
Pedro do Sul conhecer, respeitar e valorizar o meio, os recursos naturais, 5. Palestra “A biodiversidade da Serra da Arada e do São Macário” e apresentação do Livro
em que estão inseridos, desde o recinto escolar, passando pelos Rios, Vermelho da Fauna de Portugal, pelo botânico Paulo Pereira.
Centro Termal e a nossa Serra, e, ao mesmo tempo, promover a sua lite-
racia científica e tecnológica. Para a concretização desta ambição foram
definidas várias atividades, a saber: Salienta-se que as ações previstas potenciam a promoção de compe-
• Dinamização de um Circuito de Ciência, que englobou Saídas de tências do domínio processual (do Saber-Fazer), do concetual e do ati-
Campo e de visitas de estudo a Centros de Ciência Viva (nomeada- tudinal (Saber-Ser), através da metodologia do ensino experimental/re-
mente a Fábrica da Ciência, entidade parceira), Museus e Centros de solução de problemas, com reflexo na vida escolar e cívica, aquando da
Investigação (algumas ainda não foram possíveis de serem concreti- tomada de decisões responsáveis, numa perspetiva de cidadania ativa e
zadas); inclusiva, em consonância com o Perfil dos Alunos à saída da escolarida-
• Promoção de um Ciclo de Ciência que inclui a realização de workshops de obrigatória. De modo a divulgar o projeto e as suas ações, construiu-
vários (como o “Brincando com a Ciência” para os alunos do 1.º ciclo”) -se um site (https://cienciaviva66.wixsite.com/website), com blog, e
e uma Feira da Ciência e da Tecnologia (para toda a comunidade edu- colaborou-se com o Jornal do AESPS (físico e online). Em confinamento,
cativa), bem como a atividade “O cientista vem à escola” (palestras dinamizou-se a atividade “A tua casa é um laboratório!”, com o envio,
com investigadores), a atividade “Ciência às quartas” (realização de por email, de atividades práticas possíveis de serem realizadas em casa.
atividades experimentais/práticas todas as quartas feiras, com alunos Desta forma, deu-se continuidade ao trabalho desenvolvido na iniciativa
do 2.º e 3.º ciclo) e o Laboratório Aberto. “Ciência às quartas”.
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