Page 147 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  GUARDA                               FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO


                  AE DE FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO                         ESCOLA ABERTA: A ESCOLA
                                                                            ENQUANTO AGENTE
                                                                            DE COLABORAÇÃO NA
                  Áreas científicas principais: Biologia, Físico-Quimica, Matemática   COMUNIDADE LOCAL
                  Parceiros: Plataforma de Ciência Aberta –Município de Figueira
                  de Castelo Rodrigo (MFCR), Fundação Côa Parque, Agência Ciência
                  Viva, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF),
                  Associação Transumância e Natureza (ATNatureza), Drinkable Rivers,
                  Serviço de Psicologia e Orientação – AEFCR, Fundação Champali-
                  maud, Clube de História do AEFCR, Centro Interpretativo Ephraim
                  Bueno – MFCR, Gabinete Orçamentos, Desenho Técnico, Arquitetu-
                  ra e Arqueologia - MFCR, Figueira Geração + / CLDS 4G, Casa Nic e
                  Inês, Academia Sénior Figueirense - MFCR, Gabinete de Ambiente
                  – MFCR, ZeroWasteLab, Associação de Pais de Figueira de Castelo
                  Rodrigo, Resiestrela - Programa EcoValor, Alice Gama (cidadã), Plan-
                  tas Invasoras em Portugal – Universidade de Coimbra, MathGurl
                  Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º, 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico
                  e Secundário
                  Comunidade envolvida: Alunos, professores, clubes da escola, ci-
                  dadãs locais, investigadores, técnicos de conservação da Natureza,
                  educadores não-formais, técnicos municipais, ilustradores





                  Aproximar a escola do nosso território, das nossas famílias e da nossa
                  comunidade local.
                  Investigar, construir e partilhar com parceiros pelo país fora, que nos
                  levam a (re)descobrir o mundo à nossa volta.                 LEGENDAS:
                  Estreitar relações entre os nossos alunos e investigadores por todo o   1. Atividade de exploração da biodiversi-
                  mundo, abrindo horizontes para percursos múltiplos e diversos.  dade da região
                                                                               2. Monitorização da qualidade da água
                  Esta é a missão do Clube Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Es-  do rio Douro, em colaboração com a
                  colas de Figueira de Castelo Rodrigo!                        Plataforma de Ciência Aberta – MFCR e  o
                                                                               projeto Drinkable Rivers
                  Como pontapé de saída, organizámos em 2019, em colaboração com   3. À descoberta das plantas que habitam o recinto da nossa escola, em colaboração com
                  parceiros locais/regionais, um Festival Ciência Viva, que nos permitiu ex-  o ICNF
                  plorar uma grande diversidade de projetos de ciência.        4. “A teia da vida – a importância dos fungos na floresta”, em colaboração com a ATNatu-
                                                                               reza
                  Depois disso, foi pôr as mãos à obra!
                  Eis alguns dos projetos em curso!                            5. Conversa sobre percurso, carreira e neurociências, em colaboração com a Fundação
                                                                               Champalimaud
                  A bolha de vida da nossa terra
                  Um ecossistema é uma área geográfica onde plantas, animais e outros or-
                  ganismos, tal como o clima e as paisagens, trabalham em conjunto para   Douro para percebermos como varia a qualidade da água ao longo do
                  formar uma bolha de vida (Nat Geo). E como funciona esta bolha de vida?   ano. Durante esta sessões, observamos a relação com a paisagem (e.g.
                  Numa primeira fase, estamos a descobrir, reino a reino, os habitantes da   espécies autóctones e invasoras) e medimos parâmetros como o pH,
                  região, para depois nos juntarmos aos projetos WolFlux (conservação   fosfatos e E.coli.
                  do lobo ibérico) e Faia Brava: Laboratório de Ciência Cidadã (fenologia   Diversificar horizontes
                  e alterações climáticas) onde olharemos para o sistema como um todo.
                                                                            O percurso de vida de alguém é uma janela para o mundo. E, cada vez
                  Rios potáveis                                             mais, é fundamental reconhecer a diversidade de percursos e carreiras
                  Proteger os rios é fundamental, em particular num concelho como o   que existem na nossa sociedade. Com este projeto, juntamos alunos do
                  nosso, delimitado pelos rios Côa, Águeda e Douro. Com a ajuda do pro-  secundário e convidados do mundo da ciência, arte, inovação, em con-
                  jeto de ciência cidadã Drinkable Rivers, fazemos análises regulares ao rio   versas informais, inspiradoras, leves mas profundas e com significado.


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