Page 147 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
GUARDA FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO
AE DE FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO ESCOLA ABERTA: A ESCOLA
ENQUANTO AGENTE
DE COLABORAÇÃO NA
Áreas científicas principais: Biologia, Físico-Quimica, Matemática COMUNIDADE LOCAL
Parceiros: Plataforma de Ciência Aberta –Município de Figueira
de Castelo Rodrigo (MFCR), Fundação Côa Parque, Agência Ciência
Viva, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF),
Associação Transumância e Natureza (ATNatureza), Drinkable Rivers,
Serviço de Psicologia e Orientação – AEFCR, Fundação Champali-
maud, Clube de História do AEFCR, Centro Interpretativo Ephraim
Bueno – MFCR, Gabinete Orçamentos, Desenho Técnico, Arquitetu-
ra e Arqueologia - MFCR, Figueira Geração + / CLDS 4G, Casa Nic e
Inês, Academia Sénior Figueirense - MFCR, Gabinete de Ambiente
– MFCR, ZeroWasteLab, Associação de Pais de Figueira de Castelo
Rodrigo, Resiestrela - Programa EcoValor, Alice Gama (cidadã), Plan-
tas Invasoras em Portugal – Universidade de Coimbra, MathGurl
Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º, 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico
e Secundário
Comunidade envolvida: Alunos, professores, clubes da escola, ci-
dadãs locais, investigadores, técnicos de conservação da Natureza,
educadores não-formais, técnicos municipais, ilustradores
Aproximar a escola do nosso território, das nossas famílias e da nossa
comunidade local.
Investigar, construir e partilhar com parceiros pelo país fora, que nos
levam a (re)descobrir o mundo à nossa volta. LEGENDAS:
Estreitar relações entre os nossos alunos e investigadores por todo o 1. Atividade de exploração da biodiversi-
mundo, abrindo horizontes para percursos múltiplos e diversos. dade da região
2. Monitorização da qualidade da água
Esta é a missão do Clube Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Es- do rio Douro, em colaboração com a
colas de Figueira de Castelo Rodrigo! Plataforma de Ciência Aberta – MFCR e o
projeto Drinkable Rivers
Como pontapé de saída, organizámos em 2019, em colaboração com 3. À descoberta das plantas que habitam o recinto da nossa escola, em colaboração com
parceiros locais/regionais, um Festival Ciência Viva, que nos permitiu ex- o ICNF
plorar uma grande diversidade de projetos de ciência. 4. “A teia da vida – a importância dos fungos na floresta”, em colaboração com a ATNatu-
reza
Depois disso, foi pôr as mãos à obra!
Eis alguns dos projetos em curso! 5. Conversa sobre percurso, carreira e neurociências, em colaboração com a Fundação
Champalimaud
A bolha de vida da nossa terra
Um ecossistema é uma área geográfica onde plantas, animais e outros or-
ganismos, tal como o clima e as paisagens, trabalham em conjunto para Douro para percebermos como varia a qualidade da água ao longo do
formar uma bolha de vida (Nat Geo). E como funciona esta bolha de vida? ano. Durante esta sessões, observamos a relação com a paisagem (e.g.
Numa primeira fase, estamos a descobrir, reino a reino, os habitantes da espécies autóctones e invasoras) e medimos parâmetros como o pH,
região, para depois nos juntarmos aos projetos WolFlux (conservação fosfatos e E.coli.
do lobo ibérico) e Faia Brava: Laboratório de Ciência Cidadã (fenologia Diversificar horizontes
e alterações climáticas) onde olharemos para o sistema como um todo.
O percurso de vida de alguém é uma janela para o mundo. E, cada vez
Rios potáveis mais, é fundamental reconhecer a diversidade de percursos e carreiras
Proteger os rios é fundamental, em particular num concelho como o que existem na nossa sociedade. Com este projeto, juntamos alunos do
nosso, delimitado pelos rios Côa, Águeda e Douro. Com a ajuda do pro- secundário e convidados do mundo da ciência, arte, inovação, em con-
jeto de ciência cidadã Drinkable Rivers, fazemos análises regulares ao rio versas informais, inspiradoras, leves mas profundas e com significado.
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