Page 149 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  GUARDA                               GUARDA


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SÉ – GUARDA                     LIXO, QUAL LIXO?
                                                                            TRATAMENTO E RECICLAGEM.
                                                                            “SÓ NÃO COLHE QUEM
                  Áreas científicas principais: Conhecimento do mundo: Ciências
                  Naturais, Educação para a Cidadania                       NÃO SEMEIA!”
                                                                            ATIVIDADES LABORATORIAIS NO CENTRO
                  Parceiros: Junta de freguesia da Guarda                   ESCOLAR DA SEQUEIRA
                  Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar; 1.º e 2.º Ciclos
                  Comunidade envolvida: Jardim de Infância da Póvoa do Mileu;
                  Centro Escolar da Sequeira; Escola Carolina Beatriz Ângelo; Encarre-
                  gados de Educação




                  As atividades estão a ser desenvolvidas a nível do pré-escolar, 1.º e 2.º
                  ciclos do Ensino Básico. No 3.º ciclo, os docentes de Fisico-Química e
                  Ciências da Natureza mostraram-se recetivos e dispostos a interagir com
                  o centro escolar da Sequeira nas turmas de 4.º ano, com experiências
                  laboratoriais que se integrem no programa de Estudo do Meio.
                  O grande objetivo no Agrupamento de Escolas da Sé é investir em idades
                  mais precoces para desenvolver o espírito de curiosidade/científico das
                  crianças, sendo também, uma das grandes metas a atingir, a Educação
                  Ambiental. Desde a criação de uma Horta Biológica até às sementeiras,
                  passando pela compostagem para obtenção de produtos biológicos.
                  Foram pensadas atividades laboratoriais a concretizar às sextas-feiras
                  com todas as turmas de 4.º ano, bem como o intercâmbio de materiais
                  entre escolas.
                  Também alguns alunos de Necessidades Educativas Especiais da Escola
                  Carolina Beatriz Ângelo são integrados na realização das mesmas ativi-
                  dades de laboratório (Foto 3).
                  Havendo interesse em instalar uma estufa devido às condições adversas
                  do clima, aguarda-se a disponibilização de um espaço numa das escolas
                  do Agrupamento.
                  O projeto “Lixo, qual lixo?” foi alargado a um maior número de níveis de
                  ensino, com vista à formação de pequenos cientistas e ao desenvolvi-
                  mento do espírito de observação e de pesquisa.











                     LEGENDAS:
                     1. As minhocas têm muitas folhas para comer…
                     2. A água é um bom solvente
                     3. Impermeabilidade das penas
                     4. As folhas não são lixo. Podem transformar-se em comida de plantas …





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