Page 149 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 149
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
GUARDA GUARDA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SÉ – GUARDA LIXO, QUAL LIXO?
TRATAMENTO E RECICLAGEM.
“SÓ NÃO COLHE QUEM
Áreas científicas principais: Conhecimento do mundo: Ciências
Naturais, Educação para a Cidadania NÃO SEMEIA!”
ATIVIDADES LABORATORIAIS NO CENTRO
Parceiros: Junta de freguesia da Guarda ESCOLAR DA SEQUEIRA
Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar; 1.º e 2.º Ciclos
Comunidade envolvida: Jardim de Infância da Póvoa do Mileu;
Centro Escolar da Sequeira; Escola Carolina Beatriz Ângelo; Encarre-
gados de Educação
As atividades estão a ser desenvolvidas a nível do pré-escolar, 1.º e 2.º
ciclos do Ensino Básico. No 3.º ciclo, os docentes de Fisico-Química e
Ciências da Natureza mostraram-se recetivos e dispostos a interagir com
o centro escolar da Sequeira nas turmas de 4.º ano, com experiências
laboratoriais que se integrem no programa de Estudo do Meio.
O grande objetivo no Agrupamento de Escolas da Sé é investir em idades
mais precoces para desenvolver o espírito de curiosidade/científico das
crianças, sendo também, uma das grandes metas a atingir, a Educação
Ambiental. Desde a criação de uma Horta Biológica até às sementeiras,
passando pela compostagem para obtenção de produtos biológicos.
Foram pensadas atividades laboratoriais a concretizar às sextas-feiras
com todas as turmas de 4.º ano, bem como o intercâmbio de materiais
entre escolas.
Também alguns alunos de Necessidades Educativas Especiais da Escola
Carolina Beatriz Ângelo são integrados na realização das mesmas ativi-
dades de laboratório (Foto 3).
Havendo interesse em instalar uma estufa devido às condições adversas
do clima, aguarda-se a disponibilização de um espaço numa das escolas
do Agrupamento.
O projeto “Lixo, qual lixo?” foi alargado a um maior número de níveis de
ensino, com vista à formação de pequenos cientistas e ao desenvolvi-
mento do espírito de observação e de pesquisa.
LEGENDAS:
1. As minhocas têm muitas folhas para comer…
2. A água é um bom solvente
3. Impermeabilidade das penas
4. As folhas não são lixo. Podem transformar-se em comida de plantas …
149