Page 148 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
GUARDA GOUVEIA
AGRUPAMENTO ESCOLAS GOUVEIA CIÊNCIA VIVA
NA ESCOLA
Áreas científicas principais: Ciências, Física e Robótica
Parceiros: Cervas, Câmara Municipal de Gouveia, Geopark Es-
trela
Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Bá-
sico e Ensino Secundário
Comunidade envolvida: Gouveia
O presente Projeto teve início no ano letivo 2016/2017, na sequência de
um desafio então lançado aos Agrupamentos de Escolas, partindo de
uma iniciativa conjunta da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cul-
tura Científica e Tecnológica e da Direção-Geral da Educação, na qual se
propunha às escolas a criação de Clubes Ciência Viva.
Entendeu-se então, ser esta uma oportunidade de dar resposta a algu-
mas fragilidades que se vinham sentindo no Agrupamento, relaciona-
das com a existência de algum alheamento em relação à Natureza e à
relação Homem/Ecossistema, bem como à pouca exploração prática na
aprendizagem das Ciências, dados os constrangimentos relativos à rela-
ção carga horária/conteúdos.
O Projeto foi então implementado tendo sido desenvolvidas mais de
uma centena de atividades experimentais em todos os níveis de ensino
e nas várias escolas do Agrupamento.
Ao longo da sua implementação, o Projeto foi sendo alvo de uma cons-
tante avaliação por parte dos Docentes titulares das turmas onde foi
sendo aplicado e analisado pelos órgãos competentes do Agrupamento.
Foi obtida uma avaliação francamente positiva da sua implementação,
constituindo-se como uma mais valia na implementação da Flexibiliza-
ção Curricular, concretamente, ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Das atividades desenvolvidas destacam-se as “Semanas da Cultura Cien-
tífica”, as várias “Saídas de Campo” e a “Ciência vai às Escolas” do 1.º ciclo
do Ensino Básico e dos Jardins de Infância.
LEGENDAS:
1. Ciência Viva vai ao 1.º Ciclos do Ensino Básico - “Propriedades dos Materiais: combusti-
bilidade”
2. 2.º Ciclo do Ensino Básico - Ações de reflorestação com espécies autóctones
3. 3.º Ciclo do Ensino Básico - Tabela Periódica com aplicação dos elementos químicos
4. Ensino Secundário - Metodologia “Decomposição de folhas”
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