Page 141 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  VISEU                                TONDELA


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TONDELA - CÂNDIDO
                  DE FIGUEIREDO                                             A menor distância entre
                                                                            dois pontos é a Ciência.
                                                                            Adan Fernandes da Silva
                  Áreas científicas principais: Físico-Química, Ciências Naturais,
                  Ed. Visual, Ed.Tecnológica, Matemática.
                  Parceiros: Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva,  Explo-
                  ratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra, Rómulo – Centro de
                  Ciência Viva da Universidade de Coimbra, Câmara Municipal de
                  Tondela
                  Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Se-
                  cundário/todos os anos
                  Comunidade envolvida: Alunos e restante Comunidade Educa-
                  tiva





                  As atividades realizadas pelos alunos no âmbito do Clube Ciência Viva
                  contemplaram:
                  •  a construção dos planetas do Sistema Solar a duas e a três dimensões
                    em diferentes escalas e a elaboração de maquetes/modelos repre-
                    sentativos e de cartazes com as características dos planetas;
                  •  a representação das distâncias entre planetas utilizando diferentes
                    unidades e em diferentes escalas;
                  •  a elaboração de maquetes que permitam compreender de forma
                    mais eficaz temáticas como “As estações do ano”, “As fases da Lua”, Os
                    eclipses do Sol e da Lua”, etc;
                  •  a medição do comprimento da sombra de um objeto ao longo do dia
                    e do ano;
                  •  a construção de um relógio de Sol e mapas celestes;
                  •  elaboração de maquetes de constelações e de cartazes com a sua his-  LEGENDAS:
                    tória e lendas;
                  •  construção símbolos químicos e de tabela(s) periódica(s) com o obje-  1. Atividade C. - AETCF - Presépio Químico
                    tivo de assinalar o ano internacional da Tabela Periódica;  e Tab Periodica
                                                                               2. Atividade Clube - AETCF - Observação
                  •  montagem de um presépio químico;                          Astronómica
                                                                               1. Tecnologia_AERNP: “À descoberta das plantas do jardim das aromáticas...”
                  •  realização do “Laboratório Aberto”, dinamizado por alunos do 12.º   3. Atividade Clube - AETCF -Dimensão dos
                                                                               2. Saboes AERNP: “Fazendo sabões naturais muito divertidos e cheirosos.”
                                                                               planetas
                    ano de escolaridade.                                       3. Padeiro AERNP: “Mãos que transformam...”
                                                                               4. Workshop Escola Secundaria Molelos
                  No âmbito do tema da Astronomia, foram realizadas sessões de Obser-  4. Unidos AERNP: A sustentabilidade da Floresta está nas nossas mãos. Toca a semear!
                                                                               5. Atividade Clube - AETCF - Constelações
                  vação Astronómica.                                           5. Velas AERNP: “Fazendo velas ecológicas com óleo usado.”
                                                                               6. Slime AERNP: “Hoje foi dia de fazermos “Ciência Viscosa” - Slime!”
                  Foram realizadas três visitas de estudo: com alunos do 3.º ano ao Explo-
                  ratório, com alunos do 7.º ano ao Museu da Ciência da Universidade de   LEGENDAS:
                  Coimbra e com alunos do 8.º / 9.º anos ao Planetário do Porto.
                  Decorreram ainda sessões de palestras com astrónomos e observações
                  com telescópio remotas, workshops dinamizados pelos Centros de Ciên-  componente científica experimental. Pretende-se, deste modo, estimu-
                  cia Viva parceiros, envolvendo alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e Ensino Se-  lar o entusiasmo dos alunos pela ciência e o desenvolvimento das suas
                  cundário.                                                 capacidades cognitivas, através da concretização de atividades apelati-
                  O Clube de Ciência Viva é um espaço onde se pretende que os alunos   vas, com carácter formativo, apoiadas por professores, cientistas e profis-
                  desenvolvam atividades extracurriculares, com principal ênfase numa   sionais de ciência e tecnologia.


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