Page 146 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            VISEU                                VISEU


            AE INFANTE D. HENRIQUE, VISEU                             INFANTE LAB | NAVEGAR
                                                                      NA CIÊNCIA

            Áreas científicas principais: Física, Química, Ciências Naturais,
            Geografia, Matemática, Informática
            Parceiros: Câmara Municipal de Viseu, Escola Superior de Tec-
            nologia e Gestão de Viseu, Museu do Quartzo, Adega de Sil-
            gueiros, Exploratório – Centro Ciência Viva
            Níveis/Anos de Escolaridade: O Agrupamento é constituído
            por 18 estabelecimentos de ensino - 16 da Educação Pré-Es-
            colar e 1.º Ciclo e 2 do 2.º e 3.º Ciclos - dispersos por uma exten-
            sa área geográfica
            Comunidade envolvida: 1900 alunos, respetivos encarrega-
            dos de educação, docentes, parceiros e comunidade local




            O Infante Lab | Clube Ciência Viva visa a realização e o desenvolvimento
            de atividades de carácter científico e experimental, desenvolvidas numa
            perspetiva de economia circular, sustentabilidade e inclusão.
            É um espaço privilegiado para a promoção da Ciência, oferecendo aos
            seus membros e visitantes a possibilidade de uma prática experimental
            e de educação científica de interesse, através da realização de atividades
            lúdico-didáticas apelativas, com objetivos formativos.
            Pretende envolver todos os alunos do Agrupamento, respetivas famílias
            e comunidade local.
            Das atividades já desenvolvidas, destacam-se os seguintes projetos/
            ações/workshops:
            •  Planificação/realização da Semana das Ciências, em articulação com
               a Câmara Municipal e escolas do concelho, dirigida à comunidade, e
               que envolveu mais de 5000 alunos.
            •  Realização de atividades experimentais no 1.º ciclo, com o Projeto
               Germinar a Ciência – Atividades “mãos na massa”, tendo por base as
               Aprendizagens Essenciais de Estudo do Meio.
            •  Realização dos  “Laboratórios Abertos” - atividades experimentais   LEGENDAS:
               com alunos e respetivos encarregados de educação.
            •  Realização de atividades experimentais extracurriculares dirigidas a   1. Tabela Periódica Humana AE Infante D.
               alunos com percursos / programas alternativos/adaptados.  Henrique
                                                                         2. Semana da Ciência
            •  Reprodução do ciclo da uva, da colheita à produção do vinho, com   3. Navegar na Ciência
               controlo periódico e sistemático das variáveis envolvidas e recurso às   4. Germinar a Ciência
               técnicas utilizadas durante o processo. Posterior tratamento estatísti-  5. Semana da Ciência
               co dos resultados obtidos.                                6. Dia da Astronomia
            •  Reciclagem de óleos alimentares, com a produção de velas e sabão.
            •  Produção de herbicidas/pesticidas/fertilizantes caseiros, a partir de
               resíduos da cantina.
            •  Análise das características químicas/biológicas dos solos dos cantei-
               ros da escola, e posterior tratamento, para cultivo de espécies vege-  •  Comemoração do Dia da Astronomia – sessões no Planetário Móvel.
               tais, e extração de óleos essenciais e essências aromáticas, em articu-  •  Comemoração de datas relevantes.
               lação com o Programa Eco Escolas.                      •  Tabela Periódica Humana AEIDH.

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