Page 146 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
VISEU VISEU
AE INFANTE D. HENRIQUE, VISEU INFANTE LAB | NAVEGAR
NA CIÊNCIA
Áreas científicas principais: Física, Química, Ciências Naturais,
Geografia, Matemática, Informática
Parceiros: Câmara Municipal de Viseu, Escola Superior de Tec-
nologia e Gestão de Viseu, Museu do Quartzo, Adega de Sil-
gueiros, Exploratório – Centro Ciência Viva
Níveis/Anos de Escolaridade: O Agrupamento é constituído
por 18 estabelecimentos de ensino - 16 da Educação Pré-Es-
colar e 1.º Ciclo e 2 do 2.º e 3.º Ciclos - dispersos por uma exten-
sa área geográfica
Comunidade envolvida: 1900 alunos, respetivos encarrega-
dos de educação, docentes, parceiros e comunidade local
O Infante Lab | Clube Ciência Viva visa a realização e o desenvolvimento
de atividades de carácter científico e experimental, desenvolvidas numa
perspetiva de economia circular, sustentabilidade e inclusão.
É um espaço privilegiado para a promoção da Ciência, oferecendo aos
seus membros e visitantes a possibilidade de uma prática experimental
e de educação científica de interesse, através da realização de atividades
lúdico-didáticas apelativas, com objetivos formativos.
Pretende envolver todos os alunos do Agrupamento, respetivas famílias
e comunidade local.
Das atividades já desenvolvidas, destacam-se os seguintes projetos/
ações/workshops:
• Planificação/realização da Semana das Ciências, em articulação com
a Câmara Municipal e escolas do concelho, dirigida à comunidade, e
que envolveu mais de 5000 alunos.
• Realização de atividades experimentais no 1.º ciclo, com o Projeto
Germinar a Ciência – Atividades “mãos na massa”, tendo por base as
Aprendizagens Essenciais de Estudo do Meio.
• Realização dos “Laboratórios Abertos” - atividades experimentais LEGENDAS:
com alunos e respetivos encarregados de educação.
• Realização de atividades experimentais extracurriculares dirigidas a 1. Tabela Periódica Humana AE Infante D.
alunos com percursos / programas alternativos/adaptados. Henrique
2. Semana da Ciência
• Reprodução do ciclo da uva, da colheita à produção do vinho, com 3. Navegar na Ciência
controlo periódico e sistemático das variáveis envolvidas e recurso às 4. Germinar a Ciência
técnicas utilizadas durante o processo. Posterior tratamento estatísti- 5. Semana da Ciência
co dos resultados obtidos. 6. Dia da Astronomia
• Reciclagem de óleos alimentares, com a produção de velas e sabão.
• Produção de herbicidas/pesticidas/fertilizantes caseiros, a partir de
resíduos da cantina.
• Análise das características químicas/biológicas dos solos dos cantei-
ros da escola, e posterior tratamento, para cultivo de espécies vege- • Comemoração do Dia da Astronomia – sessões no Planetário Móvel.
tais, e extração de óleos essenciais e essências aromáticas, em articu- • Comemoração de datas relevantes.
lação com o Programa Eco Escolas. • Tabela Periódica Humana AEIDH.
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