Page 139 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 139
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
VISEU SANTA COMBA DÃO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA COMBA DÃO À PROCURA
DO PATRIMÓNIO
Áreas científicas principais: Matemática; Físico-Química; Ciên-
cias Naturais; TIC; Ciências Sociais e Humanas
Parceiros: Câmara Municipal de Santa Comba Dão (CMSCD);
Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD); Faculdade de
Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC); Uni-
versidade de Aveiro (UA); Exploratório CCV Coimbra; Fábrica CCV
Aveiro; DIN, SA Desenvolvimento e Inovação Nutricional; ZGARP;
CISED - Centro de Interpretação do Sistema Espeleológico do
Dueça
Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º, 2.º e 3.º ciclos e Ensino Secun-
dário/do 1.º ao 12.º anos de escolaridade
Comunidade envolvida: Alunos, docentes e não docentes, en-
carregados de educação e munícipes de Santa Comba Dão
O CCVnaE do AESCD visa a consolidação da cultura científica, para o de-
senvolvimento de cidadãos saudáveis, solidários, conhecedores, criati-
vos, capazes de refletir e atuar de forma proativa com sucesso. Trabalha
colaborativamente na pesquisa e análise de oportunidades de enrique-
cimento de currículo, estabelece parcerias para a concretização de ativi-
dades, promovendo uma abordagem abrangente e privilegiando uma
visão holística das várias disciplinas do currículo.
As atividades propostas pelo CCVnaE têm sido diversificadas na meto-
dologia e na tipologia, procurando integrar todos os níveis de ensino e
destinando-se a alunos com perfis de desempenho e interesse diferen-
ciados. Os alunos do 3.º ciclo, secundário e profissional têm sido envolvi-
dos na realização de atividades experimentais num modelo cooperativo
de aprendizagem.
As parcerias e atividades desenvolvem-se nas áreas científica, artística e
laboral, no sentido de criar proximidade e permitir esclarecer mais ques-
tões dos alunos, ao encontro de uma formação integral, como alicerce
do desenvolvimento humano e contínua ponte para a realidade laboral,
que exige múltiplas competências. Por isso têm sido dinamizadas ati-
vidades com Universidades e Centros de Ciência, com o CMAD e com
empresas da região. LEGENDAS:
Aqui se registam alguns testemunhos dos alunos: “O CCVnaE ensinou- 1. Teatro e vídeos de ciência
-nos que há sempre uma maneira divertida e dinâmica de aprender.” 2. Atividades realizadas em tutoria
Maria Silva. “As atividades realizadas dão aos conteúdos lecionados um 3. Encontros com investigadores, videoconferências e visitas a empresas
novo significado, mais prático, conectado com a ‘vida real’. Vasco Milhei-
ro. “Trabalhar em cada projeto do CCVnaE permitiu aprender com os
mais novos, com colegas da minha idade e com pessoas mais velhas, o
que foi bastante divertido.” Ana Antunes.
O CCVnaE está no jornal regional “Defesa da Beira” (encurtador.com.br/
cehDI) e na página web (ccvnae-aescd.webnode.pt).
139