Page 139 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 139

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  VISEU                                SANTA COMBA DÃO


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA COMBA DÃO                 À PROCURA
                                                                            DO PATRIMÓNIO

                  Áreas científicas principais: Matemática; Físico-Química; Ciên-
                  cias Naturais; TIC; Ciências Sociais e Humanas
                  Parceiros: Câmara Municipal de Santa Comba Dão (CMSCD);
                  Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD); Faculdade de
                  Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC); Uni-
                  versidade de Aveiro (UA); Exploratório CCV Coimbra; Fábrica CCV
                  Aveiro; DIN, SA Desenvolvimento e Inovação Nutricional; ZGARP;
                  CISED - Centro de Interpretação do Sistema Espeleológico do
                  Dueça
                  Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º, 2.º e 3.º ciclos e Ensino Secun-
                  dário/do 1.º ao 12.º anos de escolaridade
                  Comunidade envolvida: Alunos, docentes e não docentes, en-
                  carregados de educação e munícipes de Santa Comba Dão




                  O CCVnaE do AESCD visa a consolidação da cultura científica, para o de-
                  senvolvimento de cidadãos saudáveis, solidários, conhecedores, criati-
                  vos, capazes de refletir e atuar de forma proativa com sucesso. Trabalha
                  colaborativamente na pesquisa e análise de oportunidades de enrique-
                  cimento de currículo, estabelece parcerias para a concretização de ativi-
                  dades, promovendo uma abordagem abrangente e privilegiando uma
                  visão holística das várias disciplinas do currículo.
                  As atividades propostas pelo CCVnaE têm sido diversificadas na meto-
                  dologia e na tipologia, procurando integrar todos os níveis de ensino e
                  destinando-se a alunos com perfis de desempenho e interesse diferen-
                  ciados. Os alunos do 3.º ciclo, secundário e profissional têm sido envolvi-
                  dos na realização de atividades experimentais num modelo cooperativo
                  de aprendizagem.
                  As parcerias e atividades desenvolvem-se nas áreas científica, artística e
                  laboral, no sentido de criar proximidade e permitir esclarecer mais ques-
                  tões dos alunos, ao encontro de uma formação integral, como alicerce
                  do desenvolvimento humano e contínua ponte para a realidade laboral,
                  que exige múltiplas competências. Por isso têm sido dinamizadas ati-
                  vidades com Universidades e Centros de Ciência, com o CMAD e com
                  empresas da região.                                          LEGENDAS:
                  Aqui se registam alguns testemunhos dos alunos: “O CCVnaE ensinou-  1. Teatro e vídeos de ciência
                  -nos que há sempre uma maneira divertida e dinâmica de aprender.”   2. Atividades realizadas em tutoria
                  Maria Silva. “As atividades realizadas dão aos conteúdos lecionados um   3. Encontros com investigadores, videoconferências e visitas a empresas
                  novo significado, mais prático, conectado com a ‘vida real’. Vasco Milhei-
                  ro. “Trabalhar em cada projeto do CCVnaE permitiu aprender com os
                  mais novos, com colegas da minha idade e com pessoas mais velhas, o
                  que foi bastante divertido.” Ana Antunes.
                  O CCVnaE está no jornal regional “Defesa da Beira” (encurtador.com.br/
                  cehDI) e na página web (ccvnae-aescd.webnode.pt).





                                                                         139
   134   135   136   137   138   139   140   141   142   143   144