Os modelos moleculares 3D ajudam os alunos a responder a esta questão e tornaram a exploração deste tema muito divertido.

As moléculas constituem muitos dos materiais do nosso dia-a-dia e do nosso próprio corpo. Respiramos moléculas de oxigénio, bebemos moléculas de água e muito se fala do aumento do efeito de estufa causado pelas moléculas de dióxido de carbono na atmosfera.

Mas afinal o que são as moléculas? Há muitas moléculas diferentes? E os átomos de cada molécula, são todos iguais?

Para explorar estas questões os alunos do 8º e 9º ano, usaram modelos moleculares e foram desafiados, através de um jogo em grupo, a construir moléculas de diferentes complexidades, relacionando a sua constituição com as respetivas fórmulas químicas e explorando diversas características das moléculas construídas e da forma como os diferentes átomos estabelecem ligações.

Os alunos do 9º ano, exploraram o tipo de ligações químicas que se estabelecem entre os átomos e a geometria das moléculas.

Os alunos de 8º ano, recriaram os modelos de diversas moléculas usando os modelos físicos e também em versão digital, usando a ferramenta digital Tinkercad para criar os seus próprios modelos 3D.