Todos os anos milhões de aves migratórias em todo o mundo iniciam uma viagem… voam muitos… e muitos quilómetros … à procura de mais alimento e melhores condições para terem e criarem os seus filhotes. Mas esta viagem não é nada fácil … ao longo desta jornada as aves enfrentam muitos perigos e ameaças como a perda do seu habitat, a caça ilegal, doenças e … poluição, como a poluição causada pelo PLÁSTICO! O plástico está por todo o lado e pode causar sérios perigos nas aves migratórias em todo o mundo…

O tema escolhido para o Dia Mundial da Ave Migratória deste ano é dedicado a “Proteger as aves: ser a solução da poluição causada pelo plástico”. O Dia Mundial da Ave Migratória é uma campanha que se realiza todos os anos, para sensibilizar e alertar as pessoas em todo o mundo a preservar as aves migratórias e os seus habitats.

Nas aulas da oferta complementar Ambiente e Sustentabilidade ficamos a conhecer as doze espécies de aves migratórias selecionadas para despertar a consciência do público em geral para este problema tais como o flamingo chileno, o pinguim de magalhães, a andorinha do mar … e descobrimos, ainda, os vários perigos que elas enfrentam durante a sua jornada de migração.                                                                                       

A partir deste dia, cada um de nós adotou uma ave migratória para proteger. A nossa imaginação e criatividade ganharam asas, ilustramos cartazes de sensibilização e assim contamos a história do problema dos plásticos nas aves migratórias a outros alunos da escola, aos nossos pais, professores, funcionários … Ao alertar e sensibilizar os outros para este problema já estamos a ajudar. E a partir deste momento cada um de nós terá uma outra missão pela frente: ser um guardião do Obô.

Também tu podes ajudar a dar um final feliz a esta história... Um gesto simples, por mais pequeno que seja, poderá fazer a diferença.      

Guardiões do Obô – 2º ano