As ações de capacitação sobre o “Charco Ecológico”, realizadas no dia 14 de janeiro, com os alunos do 3.º ano na EB1 de Ronfe, e nos dias 21 e 23 de janeiro na EB 2/3 Abel Salazar, com os alunos do 5.º ano e do 8.º ano, respetivamente, incluíram a observação de seres vivos à lupa binocular e ao microscópio ótico composto. Com os alunos do 5.º e do 8.º ano realizou-se uma saída de campo ao local do charco para colaborarem na sua construção. Esta atividade contou com a participação de todos os alunos destes níveis de ensino, tendo sido os mesmos acompanhados pelos seus professores sob a orientação das Biólogas da Casa da Ciência de Braga - Centro de Ciência Viva de Braga. Os alunos demonstram bastante interesse e curiosidade na observação dos seres vivos.
Por fim, o charco ecológico recebeu os seres vivos observados anteriormente chamados de dáfnias, escaravelhos de água, ciclopes, ostracóides e, ainda, algumas plantas aquáticas: nome comum - Tábua, nome científico Typha latifolia; nome comum Lentilha de água, nome científico Lemna minor; nome comum - Alisma, nome científico Alisma planto - aquatica e nome comum - Junco, nome científico Junco sp., entre outras. Recentemente foram introduzidas quatro rãs, cujo cantar já se ouve, uma vez que se encontram em época de acasalamento, ficando assim mais enriquecido o nosso charco!
Este evento foi muito importante para todos, o que levou os alunos a conhecer e a refletir mais sobre a importância dos charcos e da sua biodiversidade, através da elaboração de trabalhos nas aulas de Literacias Saúde e Ambiente de 5º ano, assim como nas disciplinas de Estudo do Meio de 3.º ano e de Ciências Naturais do 5.º e 8.º anos. Podemos dizer que a participação de todos se concretizou com grande entusiasmo pelas atividades desenvolvidas, conforme se constata no vídeo publicado na página desta Escola!