A participação neste concurso foi uma experiência enriquecedora que permitiu aos estudantes adquirir conhecimentos valiosos nas áreas da mecânica, engenharia e energia solar.
Durante duas semanas os alunos trabalharam em equipa para construir os seus próprios carrinhos, equipados com placas solares e motores, Cada um dos cinco grupos colocou à prova a sua criatividade e habilidades técnicas, projetando e montando os veículos de forma a otimizar a captura de energia solar.
O projeto foi muito mais do que uma competição. Foi uma atividade interdisciplinar que combinou elementos de educação tecnológica com ciências e matemática. Os estudantes foram desafiados a aplicar conceitos aprendidos em sala de aula, reolvendo problemas práticos relacionados com a eficiência energética, o cálculo de trajetórias e o desempenho dos motores.
Além disso, a participação dos encarregados de educação foi essencial para o sucesso da atividade, Eles apoiaram os seus filhos em todas as fases do projeto, dede a pesquisa inicial até à construção final dos carrinhos. Esta colaboração entre a escola e as famílias fortaleceu os laços comunitários e enfatizou a importância tecnológica na formação dos jovens.