Os alunos do 5º ano, nas aulas de Ciências Naturais, iniciaram este projeto realizando pesquisas sobre o bicho-da-seda, o seu ciclo de vida e a sua importância na indústria da seda, como fonte de matéria-prima. Pretendia-se que conhecessem a tradição da indústria da seda em Portugal, mas também desenvolvessem capacidades dos processos cientÃficos.
Após as pesquisas, os alunos centraram-se no ciclo de vida do bicho-da-seda, tendo observado o seu desenvolvimento e metamorfoses. Para a recolha e sistematização dos dados, os alunos recorreram à lupa de bolso e à lupa binocular e organizaram os registos das observações numa tabela. Foram observados os ovos, as lagartas, após a eclosão, os casulos, as crisálidas e as borboletas e, após a observação, fizeram os registos na respetiva tabela.
Numa segunda fase, estava previsto os alunos realizarem atividades práticas experimentais por forma a encontrarem uma resposta à questão: “Qual o tipo de folha de amoreira mais adequado ao desenvolvimento do bicho-da-seda?” Estas atividades não se realizaram, uma vez que, na altura, ainda não havia folhas de amoreira negra disponÃveis e, entretanto, terminaram as aulas presenciais devido ao Covid-19.