O Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes (AEFFL), no âmbito do seu projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, que visa capacitar os alunos com mais competências de cidadania e intervenção na sociedade, associou-se às escolas secundárias do concelho de Faro, bem como à de Loulé, para organizar a III Conferência Estudantil de Adaptação às Alterações Climáticas (III CEAAC), que se irá realizar na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão, no dia 22 de abril de 2020 com o apoio da Câmara Municipal de Olhão e da Direção de Serviços de Educação da Região Algarve da DGEstE.

Esta conferência resulta da preocupação pelo desenvolvimento de projetos de cidadania ativa em que os alunos sejam interventivos na comunidade, responsabilizando-os pelo desenvolvimento e conclusão desses mesmos projetos nas suas várias vertentes.

A conferência será aberta aos alunos das escolas atrás referidas bem como aos alunos das escolas secundárias de Tavira e de Vila Real de Santo António para apresentação de trabalhos e workshops nas áreas do Ambiente em geral e das Adaptações às Alterações Climáticas em particular. Tendo em atenção o “Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória” importa criar um quadro de referência que pressuponha a liberdade, a responsabilidade, a valorização do trabalho, a consciência de si próprio, a inserção familiar e comunitária e a participação na sociedade que nos rodeia. Perante os outros e a diversidade do mundo, a mudança e a incerteza, importa criar condições de equilíbrio entre o conhecimento, a compreensão, a criatividade e o sentido crítico. Trata-se de formar pessoas autónomas e responsáveis e cidadãos ativos.

Nesta conferência, espera-se, entre outros objetivos, que os jovens apresentem projetos que visem a melhoria do desempenho dos seus municípios relativamente às alterações climáticas, no que concerne ao diagnóstico de situações, à adoção de comportamentos e estratégias com vista a minimizar os prejuízos causados por essas mesmas alterações e à promoção de propostas de ação relativas à mitigação, por um lado, e à adaptação, por outro.

A III CEAAC começou a ser planificada e preparada com o envolvimento dos alunos de Ciências e Tecnologias da escola secundária (ESFFL) mas, dada a transversalidade das atividades que se irão realizar, mobilizou grande parte dapopulação estudantil de outras áreas de formação, desde os cursos profissionais de Turismo, de Receção, de Animação Sóciocultural e de Multimédia aos alunos das escolas básicas do AEFFL, desde o inicio do ano letivo. O evento terá lugar no dia 22 de abril de 2020 mas os ganhos obtidos na sua preparação irão alargar-se muito para além dessa data pois permitiram ir ao encontro de várias áreas de competências, de valores e de atitudes previstos no Perfil do Aluno.

A Câmara Municipal de Olhão é um parceiro fundamental no evento.