Page 241 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
ÉVORA ESTREMOZ
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ESTREMOZ
CRESCENDO COM A CIÊNCIA
Áreas científicas principais: Ciências Naturais, Físico-Química
e Geografia
Parceiros: Centro Ciência Viva de Estremoz, Câmara Municipal
de Estremoz, Universidade de Évora - ECT
Níveis/Anos de Escolaridade: 5.º, 6.º e 8.º anos de escolaridade
Comunidade envolvida: Alunos e professores
O Agrupamento de Escolas de Estremoz integrou a Rede de Clubes Ciên-
cia Viva na Escola no ano letivo de 2018/19 tendo iniciado a sua atividade
no ano letivo de 2019/20. Foram planificadas várias atividades com os
parceiros. A sua calendarização recaiu essencialmente no 3.º período, do
ano letivo de 19/20. No entanto, dada a situação de pandemia criada pela
Covid-19, as aulas presenciais, passaram à modalidade de “ensino à dis-
tância” e, consequentemente, as atividades propostas foram suspensas,
não sendo, por isso, possível cumprir a calendarização prevista. Contudo,
uma delas ainda foi concretizada a 21 de janeiro de 2020. Os alunos do
8.º ano visitaram o Centro de Ciência Viva do Lousal. A visita de estudo,
com caráter interdisciplinar, atuou ao nível da motivação dos alunos,
desenvolveu e complementou conteúdos dos programas curriculares,
contribuindo para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem. As
restantes atividades foram reprogramadas e substituídas para o presente
ano letivo. Assim, ao nível do 5.º ano, a atividade realizada em sala de aula
teve como tema “As rochas não são todas iguais…mas têm semelhanças”
e permitiu aos alunos a utilização de chaves dicotómicas na identifica-
ção de rochas, de uma forma dinâmica e construtiva. Na atividade dire-
cionada para o 6.º ano, foi abordado o tema “A célula vegetal-estrutura
e funções”. É de salientar que o cumprimento das normas estabelecidas
no Plano de Contingência da Escola condicionou as atividades de caráter
experimental mas, houve sempre a intervenção/participação dos alunos
na concretização das mesmas. Todas as atividades realizadas tiveram um
reconhecimento muito positivo por parte de alunos e docentes.
Em suma, é inquestionável que o Clube Ciência Viva na Escola constitui
uma mais-valia na construção do conhecimento dos alunos, pois promo-
ve o ensino experimental das ciências, nomeadamente em dois domí-
nios: incrementação do espírito científico e enriquecimento da literacia
científica.
LEGENDAS:
1. Mina do Lousal – Um pouco da sua história.
2. Uma expedição à mina.
3. A chave dicotómica na identificação de rochas.
4. As propriedades químicas também são importantes.
5. A célula vegetal - estrutura e funções; atividade dinamizada pelo parceiro “CCV de Estremoz”
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