Page 241 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  ÉVORA                                ESTREMOZ


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ESTREMOZ

                                                                            CRESCENDO COM A CIÊNCIA
                  Áreas científicas principais: Ciências Naturais, Físico-Química
                  e Geografia
                  Parceiros: Centro Ciência Viva de Estremoz, Câmara Municipal
                  de Estremoz, Universidade de Évora - ECT
                  Níveis/Anos de Escolaridade: 5.º, 6.º e 8.º anos de escolaridade
                  Comunidade envolvida: Alunos e professores





                  O Agrupamento de Escolas de Estremoz integrou a Rede de Clubes Ciên-
                  cia Viva na Escola no ano letivo de 2018/19 tendo iniciado a sua atividade
                  no ano letivo de 2019/20. Foram planificadas várias atividades com os
                  parceiros. A sua calendarização recaiu essencialmente no 3.º período, do
                  ano letivo de 19/20. No entanto, dada a situação de pandemia criada pela
                  Covid-19, as aulas presenciais, passaram à modalidade de “ensino à dis-
                  tância” e, consequentemente, as atividades propostas foram suspensas,
                  não sendo, por isso, possível cumprir a calendarização prevista. Contudo,
                  uma delas ainda foi concretizada a 21 de janeiro de 2020. Os alunos do
                  8.º ano visitaram o Centro de Ciência Viva do Lousal. A visita de estudo,
                  com caráter interdisciplinar, atuou ao nível da motivação dos alunos,
                  desenvolveu  e  complementou  conteúdos  dos  programas  curriculares,
                  contribuindo para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem. As
                  restantes atividades foram reprogramadas e substituídas para o presente
                  ano letivo. Assim, ao nível do 5.º ano, a atividade realizada em sala de aula
                  teve como tema “As rochas não são todas iguais…mas têm semelhanças”
                  e permitiu aos alunos a utilização de chaves dicotómicas na identifica-
                  ção de rochas, de uma forma dinâmica e construtiva. Na atividade dire-
                  cionada para o 6.º ano, foi abordado o tema “A célula vegetal-estrutura
                  e funções”. É de salientar que o cumprimento das normas estabelecidas
                  no Plano de Contingência da Escola condicionou as atividades de caráter
                  experimental mas, houve sempre a intervenção/participação dos alunos
                  na concretização das mesmas. Todas as atividades realizadas tiveram um
                  reconhecimento muito positivo por parte de alunos e docentes.
                  Em suma, é inquestionável que o Clube Ciência Viva na Escola constitui
                  uma mais-valia na construção do conhecimento dos alunos, pois promo-
                  ve o ensino experimental das ciências, nomeadamente em dois domí-
                  nios: incrementação do espírito científico e enriquecimento da literacia
                  científica.




                     LEGENDAS:
                     1. Mina do Lousal – Um pouco da sua história.
                     2. Uma expedição à mina.
                     3. A chave dicotómica na identificação de rochas.
                     4. As propriedades químicas também são importantes.
                     5. A célula vegetal - estrutura e funções;  atividade dinamizada pelo parceiro “CCV de Estremoz”



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