Page 242 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 242

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            ÉVORA                                MONTEMOR-O-NOVO


            ESCOLA SECUNDÁRIA DE MONTEMOR-O-NOVO



            Áreas científicas principais: Biologia, Física, Geologia, Geometria   A MINHA ESCOLA É O MEU LUGAR!
            Descritiva, Matemática e Química
            Parceiros: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Laboratório
            Hércules, Marca-ADL, Pavilhão do Conhecimento
            Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensi-
            no Secundário
            Comunidade envolvida: Comunidade escolar e local




            O clube LabVivo - Ciências com Arte assenta na natureza exploratória
            da arte e da ciência, catapultando-a para a criação de conhecimento a
            partir da confrontação interdisciplinar, produzindo respostas para situa-
            ções do real. Destina-se a todos os alunos do AEMN e visa contribuir para
            o reforço das aprendizagens nas diversas áreas científicas potenciando,
            simultaneamente, a multidisciplinaridade e o trabalho cooperativo e co-
            laborativo entre docentes e discentes.
            As atividades são dinamizadas por quatro professores STEAM abrangen-
            do, em contexto informal, conteúdos das várias áreas disciplinares, no
            sentido de uma aprendizagem efetiva, não espartilhada e, sempre que
            possível, centrada em situações/problemas reais.
            Alguns testemunhos de aspetos positivos das atividades:

            “A aplicação do número de ouro no mosteiro de
            Alcobaça, os impactos ambientais com a intervenção
            do homem e os tipos de rochas existentes no nosso país.”
            | “Conseguimos relacionar três disciplinas diferentes a
            Matemática A a Biologia e Geologia e as Artes numa forma
            apelativa.” | “O facto de podermos observar as várias ciências
            envolvidas na construção de monumentos.” | “Conseguir
            relacionar conteúdos lecionados na aula com a realidade.”
            | “Perceber mais o impacto ambiental da atividade mineira.
            Como a sociedade depende de materiais provenientes da Terra.
            Aprendemos um pouco de física a partir de alguns jogos.”


            Testemunho do parceiro CMMN:


            “Os projetos desenvolvidos em parceria com a                 LEGENDAS:
            comunidade escolar são e serão sempre muito profícuos
            para os nossos alunos e comunidade escolar no seu todo. A    1. Robótica
            especificidade, heterogeneidade e multidisciplinariedade     2. Desportos aeronáuticos
            dos projetos desenvolvidos não só aumenta como diversifica   3. Atividades no clube
            o conhecimento geral, alargando os horizontes pessoais e     4. Projeto Catedrais
            profissionais contribuindo para uma decisão de continuidade   5. Oficina de Serigrafia
            da carreira académica dos nossos jovens. Desenvolvemos, em
            parceria, atividades tais como: Rede de Laboratórios de Ciência,
            Robótica e fabricação digital e automatismos e Oficina de
            Serigrafia.”



                                                                    242
   237   238   239   240   241   242   243   244   245   246   247