Page 242 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 242
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
ÉVORA MONTEMOR-O-NOVO
ESCOLA SECUNDÁRIA DE MONTEMOR-O-NOVO
Áreas científicas principais: Biologia, Física, Geologia, Geometria A MINHA ESCOLA É O MEU LUGAR!
Descritiva, Matemática e Química
Parceiros: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Laboratório
Hércules, Marca-ADL, Pavilhão do Conhecimento
Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensi-
no Secundário
Comunidade envolvida: Comunidade escolar e local
O clube LabVivo - Ciências com Arte assenta na natureza exploratória
da arte e da ciência, catapultando-a para a criação de conhecimento a
partir da confrontação interdisciplinar, produzindo respostas para situa-
ções do real. Destina-se a todos os alunos do AEMN e visa contribuir para
o reforço das aprendizagens nas diversas áreas científicas potenciando,
simultaneamente, a multidisciplinaridade e o trabalho cooperativo e co-
laborativo entre docentes e discentes.
As atividades são dinamizadas por quatro professores STEAM abrangen-
do, em contexto informal, conteúdos das várias áreas disciplinares, no
sentido de uma aprendizagem efetiva, não espartilhada e, sempre que
possível, centrada em situações/problemas reais.
Alguns testemunhos de aspetos positivos das atividades:
“A aplicação do número de ouro no mosteiro de
Alcobaça, os impactos ambientais com a intervenção
do homem e os tipos de rochas existentes no nosso país.”
| “Conseguimos relacionar três disciplinas diferentes a
Matemática A a Biologia e Geologia e as Artes numa forma
apelativa.” | “O facto de podermos observar as várias ciências
envolvidas na construção de monumentos.” | “Conseguir
relacionar conteúdos lecionados na aula com a realidade.”
| “Perceber mais o impacto ambiental da atividade mineira.
Como a sociedade depende de materiais provenientes da Terra.
Aprendemos um pouco de física a partir de alguns jogos.”
Testemunho do parceiro CMMN:
“Os projetos desenvolvidos em parceria com a LEGENDAS:
comunidade escolar são e serão sempre muito profícuos
para os nossos alunos e comunidade escolar no seu todo. A 1. Robótica
especificidade, heterogeneidade e multidisciplinariedade 2. Desportos aeronáuticos
dos projetos desenvolvidos não só aumenta como diversifica 3. Atividades no clube
o conhecimento geral, alargando os horizontes pessoais e 4. Projeto Catedrais
profissionais contribuindo para uma decisão de continuidade 5. Oficina de Serigrafia
da carreira académica dos nossos jovens. Desenvolvemos, em
parceria, atividades tais como: Rede de Laboratórios de Ciência,
Robótica e fabricação digital e automatismos e Oficina de
Serigrafia.”
242