Page 243 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 243
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
SETÚBAL SANTIAGO DO CACÉM
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTO ANDRÉ,
SANTIAGO DO CACÉM
Áreas científicas principais: Ciências e Tecnologias, Artes Vi- AO LEME COM CIÊNCIA VIVA
suais, Sócio-Económicas e Línguas e Humanidades
Parceiros: CCV do Lousal, CCV de Estremoz, CRASA (Centro de
recuperação de animais selvagens do Sudoeste Alentejano),
Universidade de Évora | Ciemar, PalcoDaCiência, Centro de As-
tronomia e Astrofísica
Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar até ao En-
sino Secundário
No nosso Agrupamento, juntamos as sinergias do Projeto Ciência Viva na
Escola com os Projetos da Rede de Escolas Magalhânicas e da Neuroedu-
cação. As atividades foram maioritariamente desenvolvidas nas discipli-
nas de Ciências Naturais e Físico-Química, no âmbito do trabalho inter-
disciplinar, mas também envolveram as disciplinas de História, Geografia,
Educação Visual, entre outras.
O “Clube Ciência-Viva” coordenou, supervisionou, estabeleceu contactos/
parcerias necessários(as) à realização das atividades, a dinamizar, e ainda
foi responsável pela divulgação do trabalho desenvolvido pelos alunos,
no âmbito das diferentes disciplinas.
Desta forma procurámos:
• contribuir para a literacia científica e tecnológica dos alunos e da co-
munidade educativa, proporcionando ambientes formais e não for-
mais de aprendizagem que estimularam o entusiasmo pela ciência e
pela aprendizagem ao longo da vida.
• contribuir para a modernização dos modelos e estratégias de ensino
usadas pelos professores, nomeadamente através da interdisciplina-
ridade, trabalho prático e experimental, contextualização do conhe-
cimento e do desenvolvimento de competências científicas relevan-
tes, ao promover a articulação entre o ensino formal e não formal,
entre ciclos de escolaridade e entre disciplinas. LEGENDAS:
• fomentar a abertura da Escola à comunidade local e nacional, através 1. Agrupamento de Escolas de Santo André, Santiago do Cacém
do estabelecimento de parcerias com instituições científicas e de en- 2. Atividades realizadas com o CRASSA e Ciemar (Laboratório de Ciência do Mar | Universi-
sino superior. dade de Évora), com alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
• fomentar a abertura da Escola à comunidade local, regional e nacio-
nal, proporcionando aos alunos um contacto direto e pessoal com os
desenvolvimentos mais recentes na área da investigação e inovação,
para além de promover a curiosidade, o interesse, a motivação, a in-
teriorização de valores, modificação de atitudes no âmbito da educa-
ção ambiental e interligação entre a ciência e o património histórico
e cultural.
243