Page 243 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  SETÚBAL                              SANTIAGO DO CACÉM


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTO ANDRÉ,
                  SANTIAGO DO CACÉM


                  Áreas científicas principais: Ciências e Tecnologias, Artes Vi-  AO LEME COM CIÊNCIA VIVA
                  suais, Sócio-Económicas e Línguas e Humanidades
                  Parceiros: CCV do Lousal, CCV de Estremoz, CRASA (Centro de
                  recuperação de animais selvagens do Sudoeste Alentejano),
                  Universidade de Évora | Ciemar, PalcoDaCiência, Centro de As-
                  tronomia e Astrofísica
                  Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar até ao En-
                  sino Secundário




                  No nosso Agrupamento, juntamos as sinergias do Projeto Ciência Viva na
                  Escola com os Projetos da Rede de Escolas Magalhânicas e da Neuroedu-
                  cação. As atividades foram maioritariamente desenvolvidas nas discipli-
                  nas de Ciências Naturais e Físico-Química, no âmbito do trabalho inter-
                  disciplinar, mas também envolveram as disciplinas de História, Geografia,
                  Educação Visual, entre outras.
                  O “Clube Ciência-Viva” coordenou, supervisionou, estabeleceu contactos/
                  parcerias necessários(as) à realização das atividades, a dinamizar, e ainda
                  foi responsável pela divulgação do trabalho desenvolvido pelos alunos,
                  no âmbito das diferentes disciplinas.
                  Desta forma procurámos:
                  •  contribuir para a literacia científica e tecnológica dos alunos e da co-
                    munidade educativa, proporcionando ambientes formais e não for-
                    mais de aprendizagem que estimularam o entusiasmo pela ciência e
                    pela aprendizagem ao longo da vida.
                  •  contribuir para a modernização dos modelos e estratégias de ensino
                    usadas pelos professores, nomeadamente através da interdisciplina-
                    ridade, trabalho prático e experimental, contextualização do conhe-
                    cimento e do desenvolvimento de competências científicas relevan-
                    tes, ao promover a articulação entre o ensino formal e não formal,
                    entre ciclos de escolaridade e entre disciplinas.          LEGENDAS:
                  •  fomentar a abertura da Escola à comunidade local e nacional, através   1. Agrupamento de Escolas de Santo André, Santiago do Cacém
                    do estabelecimento de parcerias com instituições científicas e de en-  2. Atividades realizadas com o CRASSA e Ciemar (Laboratório de Ciência do Mar | Universi-
                    sino superior.                                             dade de Évora), com alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
                  •  fomentar a abertura da Escola à comunidade local, regional e nacio-
                    nal, proporcionando aos alunos um contacto direto e pessoal com os
                    desenvolvimentos mais recentes na área da investigação e inovação,
                    para além de promover a curiosidade, o interesse, a motivação, a in-
                    teriorização de valores, modificação de atitudes no âmbito da educa-
                    ção ambiental e interligação entre a ciência e o património histórico
                    e cultural.








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