Page 226 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 226

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            SETÚBAL                              ALMADA


            AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FRANCISCO SIMÕES                   CSI – CIÊNCIA,
                                                                      SUSTENTABILIDADE
                                                                      E INOVAÇÃO
            Áreas científicas principais: Ciências Naturais, Biologia, Física,
            Química, Matemática, Eletrónica e Robótica (ensino básico)
            Parceiros: Fundação Champalimaud, Clube de Robótica da Es-
            cola Secundária Rainha, Santa Isabel
            Níveis/Anos de Escolaridade: 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário





            O objetivo do RCCV é levar a Ciência a todas as faixas etárias e níveis de
            ensino, procurando estimular nos alunos o gosto e a curiosidade pelos
            fenómenos científicos e a vontade de fazer Ciência. Sempre que possí-
            vel, utilizamos materiais de baixo custo e, preferencialmente, reciclados,
            contribuindo desta forma para a educação ambiental e para a Cidadania.
            É, também, nosso propósito, fomentar, simultaneamente, a partilha de
            experiências e conhecimento.
            O Projeto alicerça-se nos seguintes objetivos:
            •  Desenvolver trabalho colaborativo efetivo entre as docentes dos Gru-
               pos de Recrutamento 500, 510 e 520 e, paralelamente, estabelecer
               relações de proximidade com todos os órgãos de coordenação do
               Agrupamento e com instituições parceiras, exteriores a este;
            •  Partilhar experiências com colegas, alunos e respetivos encarregados
               de educação, bem como com a população em geral, através de deslo-
               cações às restantes escolas do Agrupamento e/ou da participação em
               iniciativas promovidas pelo Agrupamento ou, p. ex., pela Autarquia;
            •  Envolver os alunos de diferentes níveis etários e de escolaridade em
               experiências com recurso a soluções de baixo custo, numa perspetiva
               de Educação para a Sustentabilidade;
            •  Possibilitar, aos alunos mais velhos, o desenvolvimento de competên-
               cias que os capacitem para, de forma lúdica e motivadora, contribuir
               para a literacia científica dos mais novos e da comunidade escolar e
               educativa, em geral;
            •  Aprofundar a colaboração com instituições de investigação científica
               ou outras com as quais temos vindo a trabalhar e estabelecer novos
               contactos/parcerias.
            Algumas destas parcerias têm facultado os meios necessários para de-
            senvolver projetos (ex: estudos de genética com alunos do 12.º ano),
            implementar aprendizagens inovadoras na área da eletrónica/robótica,
            com o recurso a algumas plataformas internacionais de aprendizagem
            (exemplo:  PictoBlox e AstroMissions), realizar formação, em suma ter   LEGENDAS:
            acesso a meios e conhecimento que se refletem no trabalho com e para
            os alunos, a baixo custo.                                    1. Estudo do movimento de um corpo - células fotoelétricas (secundário)
                                                                         2. Raciocínio computacional com robots (3.º ciclo)
                                                                         3. Estudo sobre a transmissão das características hereditárias em moscas da fruta (ensino
                                                                         secundário)
                                                                         4. À descoberta do oxigénio (2.º ciclo)
                                                                         5. “Igualar o gráfico” - máquina de calcular gráfica + CBR (3.º ciclo)




                                                                    226
   221   222   223   224   225   226   227   228   229   230   231