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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
SETÚBAL ALMADA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FRANCISCO SIMÕES CSI – CIÊNCIA,
SUSTENTABILIDADE
E INOVAÇÃO
Áreas científicas principais: Ciências Naturais, Biologia, Física,
Química, Matemática, Eletrónica e Robótica (ensino básico)
Parceiros: Fundação Champalimaud, Clube de Robótica da Es-
cola Secundária Rainha, Santa Isabel
Níveis/Anos de Escolaridade: 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário
O objetivo do RCCV é levar a Ciência a todas as faixas etárias e níveis de
ensino, procurando estimular nos alunos o gosto e a curiosidade pelos
fenómenos científicos e a vontade de fazer Ciência. Sempre que possí-
vel, utilizamos materiais de baixo custo e, preferencialmente, reciclados,
contribuindo desta forma para a educação ambiental e para a Cidadania.
É, também, nosso propósito, fomentar, simultaneamente, a partilha de
experiências e conhecimento.
O Projeto alicerça-se nos seguintes objetivos:
• Desenvolver trabalho colaborativo efetivo entre as docentes dos Gru-
pos de Recrutamento 500, 510 e 520 e, paralelamente, estabelecer
relações de proximidade com todos os órgãos de coordenação do
Agrupamento e com instituições parceiras, exteriores a este;
• Partilhar experiências com colegas, alunos e respetivos encarregados
de educação, bem como com a população em geral, através de deslo-
cações às restantes escolas do Agrupamento e/ou da participação em
iniciativas promovidas pelo Agrupamento ou, p. ex., pela Autarquia;
• Envolver os alunos de diferentes níveis etários e de escolaridade em
experiências com recurso a soluções de baixo custo, numa perspetiva
de Educação para a Sustentabilidade;
• Possibilitar, aos alunos mais velhos, o desenvolvimento de competên-
cias que os capacitem para, de forma lúdica e motivadora, contribuir
para a literacia científica dos mais novos e da comunidade escolar e
educativa, em geral;
• Aprofundar a colaboração com instituições de investigação científica
ou outras com as quais temos vindo a trabalhar e estabelecer novos
contactos/parcerias.
Algumas destas parcerias têm facultado os meios necessários para de-
senvolver projetos (ex: estudos de genética com alunos do 12.º ano),
implementar aprendizagens inovadoras na área da eletrónica/robótica,
com o recurso a algumas plataformas internacionais de aprendizagem
(exemplo: PictoBlox e AstroMissions), realizar formação, em suma ter LEGENDAS:
acesso a meios e conhecimento que se refletem no trabalho com e para
os alunos, a baixo custo. 1. Estudo do movimento de um corpo - células fotoelétricas (secundário)
2. Raciocínio computacional com robots (3.º ciclo)
3. Estudo sobre a transmissão das características hereditárias em moscas da fruta (ensino
secundário)
4. À descoberta do oxigénio (2.º ciclo)
5. “Igualar o gráfico” - máquina de calcular gráfica + CBR (3.º ciclo)
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