Page 224 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 224
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
LISBOA VILA FRANCA DE XIRA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES
DE MAGALHÃES
UMA VIAGEM PELA CIÊNCIA
Áreas científicas principais: Ciências Físicas e Naturais
Parceiros: FCUL - (parceria de colaboração nas hortas); Junta de
Freguesia; Associação de Pais; A.J. Raposo e Filho, Lda; BSP Constru-
ções Lda.
Níveis/Anos de Escolaridade: Alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensi-
no Básico
Comunidade envolvida: Alunos e funcionários do Agrupamento
O Clube de Ciência é um espaço de articulação entre diversos ramos
do saber.
As temáticas abordadas são diversificadas tendo, até ao momento, sido
privilegiadas a Biologia, a Geologia, a Física e a Química.
As atividades são adequadas ao nível etário dos anos de escolaridade
sendo estes estimulados a partilhar as experiências com colegas e outros
elementos da comunidade (pais, funcionários, professores).
São objetivos do Clube promover nos alunos o desenvolvimento de
competências STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics), es-
timulando a autonomia e a responsabilidade na construção do conhe-
cimento. Sendo o Clube um espaço de educação não formal, integra
frequentemente ações desenvolvidas em contexto escolar tais como a
comemoração de datas; ateliers temáticos e atividades no âmbito de al-
guns projetos nacionais/ internacionais.
“Hortas em ação” e a atividade STEM “Construção de carros de elásticos”
são exemplos de projetos/ atividades que envolveram alunos em con-
texto formal e não formal. No âmbito de ”Hortas em ação” os alunos efe-
tuaram experiências relacionadas com a constituição e funcionamento
dos ecossistemas, construíram canteiros, um compostor e um coletor
de águas pluviais, semearam, plantaram e compostaram, identificaram
árvores, recolheram azeitona e trataram-na, elaboraram projetos e can-
didataram-nos ao OPE. Algumas das atividades efetuadas integraram os
projetos “Everything starts with you- Making difference of life” (projeto
eTwinning) e Walk the Global Walk (ODS 11- Cidades/ comunidades sus-
tentáveis e ODS 13- Ação climática).
Em “Construção de carros de elásticos” os alunos abordaram a propos-
ta de atividade de forma autónoma e multidisciplinar, numa perspec-
tiva prática de integração STEM que fomentou a aprendizagem criativa
e conferiu significado e utilidade aos conceitos associados (no caso, as LEGENDAS:
formas e transferências de energia). Este trabalho integra-se no projeto
“GOSTEM”, promovido pelo Instituto de Educação da Universidade de 1. Apanha da azeitona
Lisboa. 2. Sementeira de favas
3. Propriedades dos materiais- tacho de papel
4. Carros de elásticos
5. Canteiros para hortícolas
224