Page 224 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 224

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            LISBOA                               VILA FRANCA DE XIRA


            AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES
            DE MAGALHÃES
                                                                      UMA VIAGEM PELA CIÊNCIA

            Áreas científicas principais: Ciências Físicas e Naturais
            Parceiros: FCUL - (parceria de colaboração nas hortas); Junta de
            Freguesia; Associação de Pais; A.J. Raposo e Filho, Lda; BSP Constru-
            ções Lda.
            Níveis/Anos de Escolaridade: Alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensi-
            no Básico
            Comunidade envolvida: Alunos e funcionários do Agrupamento





            O Clube de Ciência é um espaço de articulação entre diversos ramos
            do saber.
            As temáticas abordadas são diversificadas tendo, até ao momento, sido
            privilegiadas a Biologia, a Geologia, a Física e a Química.
            As atividades são adequadas ao nível etário dos anos de escolaridade
            sendo estes estimulados a partilhar as experiências com colegas e outros
            elementos da comunidade (pais, funcionários, professores).
            São objetivos do Clube promover nos alunos o desenvolvimento de
            competências STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics), es-
            timulando a autonomia e a responsabilidade na construção do conhe-
            cimento. Sendo o Clube um espaço de educação não formal, integra
            frequentemente ações desenvolvidas em contexto escolar tais como a
            comemoração de datas; ateliers temáticos e atividades no âmbito de al-
            guns projetos nacionais/ internacionais.
            “Hortas em ação” e a atividade STEM “Construção de carros de elásticos”
            são exemplos de projetos/ atividades que envolveram alunos em con-
            texto formal e não formal. No âmbito de ”Hortas em ação” os alunos efe-
            tuaram experiências relacionadas com a constituição e funcionamento
            dos ecossistemas, construíram canteiros, um compostor e um coletor
            de águas pluviais, semearam, plantaram e compostaram, identificaram
            árvores, recolheram azeitona e trataram-na, elaboraram projetos e can-
            didataram-nos ao OPE. Algumas das atividades efetuadas integraram os
            projetos “Everything starts with you- Making difference of life” (projeto
            eTwinning) e Walk the Global Walk (ODS 11- Cidades/ comunidades sus-
            tentáveis e ODS 13- Ação climática).
            Em “Construção de carros de elásticos” os alunos abordaram a propos-
            ta de atividade de forma autónoma e multidisciplinar, numa perspec-
            tiva prática de integração STEM que fomentou a aprendizagem criativa
            e conferiu significado e utilidade aos conceitos associados (no caso, as   LEGENDAS:
            formas e transferências de energia). Este trabalho integra-se no projeto
            “GOSTEM”, promovido pelo Instituto de Educação da Universidade de   1. Apanha da azeitona
            Lisboa.                                                      2. Sementeira de favas
                                                                         3. Propriedades dos materiais- tacho de papel
                                                                         4. Carros de elásticos
                                                                         5. Canteiros para hortícolas




                                                                    224
   219   220   221   222   223   224   225   226   227   228   229