Page 221 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 221
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
LISBOA SINTRA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LEAL DA CÂMARA
Áreas científicas principais: Física e Química
Parceiros: Pavilhão do Conhecimento, Instituto Superior de Agro-
nomia
Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar ao 12.º ano
de escolaridade
Comunidade envolvida: Toda a comunidade educativa
As atividades do clube têm como objetivo valorizar as aprendizagens dos
alunos, promovendo a autonomia e responsabilização pela sua aprendi-
zagem e, ao mesmo tempo, estimular o pensamento crítico e criativo
dos alunos bem como a sua expressão individual e coletiva, possibilitan-
do uma comunicação em ciência com vários níveis de aprendizagem.
A grande maioria das atividades envolve sessões de ciência interativa,
entre os alunos do clube e os colegas mais novos dos 1.º e 2.º ciclos, bem
como envolvendo os colegas do ensino secundário. Algumas destas
sessões corresponderam à aplicação de um Kit de ciências- Kit-materiais
espaciais da ESA, gentilmente cedidos pelo Pavilhão do Conhecimento,
bem como de uma sessão com o tema “Astronauta no Espaço”, em que
os alunos do secundário dinamizaram na escola, uma sessão em coorde-
nação com as docentes de Educação Física e de Física e Química, e onde
foram convidados a participar os alunos do ensino básico. A exploração
do kit é feito através da metodologia de Inquiry.
O kit é explorado inicialmente com os alunos do clube de ciências, uti-
lizando a metodologia referida e, depois de os alunos terem dominado
a atividade, serão eles a aplicá-la, com o mesmo kit e junto dos colegas
mais novos.
O público-alvo foram alunos do 4.º ano de escolaridade, das escolas do
primeiro ciclo do agrupamento, assim como, aos alunos do 5.º ano de
escolaridade do mesmo agrupamento.
Os dinamizadores cerca de 28 alunos do 11.º ano de escolaridade do cur-
so de ciências e tecnologias (11C7) e o público-alvo foram cerca de 150
alunos do 4.º ano e cerca de 81 alunos do 5.º ano de escolaridade.
Uma outra atividade que tem feito muito sucesso, consta de uma série
de experiências interativas de química e de física, com as respetivas ex-
plicações científicas que, os alunos do 11.º e 12.º anos de química dina- LEGENDAS:
mizaram, em momentos diferentes, para um público-alvo que é a comu-
nidade educativa, em que englobaram pais, alunos do agrupamento de 1. Atividade desenvolvida pelos alunos do 11 C7 com os do 4.º ano do 1.º ciclo
vários ciclos, pessoal docente e não docente. 2. Atividade desenvolvida pelos alunos do 11 C7 com os do 4.º ano do 1.º ciclo
3. Atividade luz e ciência dinamizada pelos alunos do 11 C7 com a comunidade educativa
4. Atividade materiais espaciais: dinamizada pelos alunos do 11 C7 com os alunos do 4.º
ano do 1.º ciclo
5. Atividade luz e ciência dinamizada pelos alunos do 11 C7 com a comunidade educativa
6. Atividade luz e ciência dinamizada pelos alunos do 11 C7 com a comunidade educativa
7. Atividade materiais espaciais: dinamizada pelos alunos do 11 C7 com os alunos do 4.º
ano do 1.º ciclo
221