Page 189 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 189
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
SANTARÉM TOMAR
ESCOLA JÁCOME RATTON, TOMAR CLUBE DE AMBIENTE E PATRIMÓNIO
Áreas científicas principais: Educação Ambiental, Ciências Fí-
sicas e Naturais, Património Cultural, Património Natural
Parceiros: Centro Ambiental de Tomar
Níveis/Anos de Escolaridade: Ensino Básico e Secundário
Internet: https://clubedostemplarios.blogspot.com/
O Clube iniciou a sua atividade em 2018, sendo abordados diversos tó-
picos, particularmente direcionados para a informação e sensibilização
ambiental, para a valorização e preservação do património natural e do
património cultural. As atividades desenvolvidas tiveram tipologias di-
versas, desde atividades práticas e laboratoriais, workshops com temas
diversos, sessões de trabalho e de formação, tanto para alunos como
para professores. Foram ainda realizadas atividades no exterior/saídas
de campo.
Para além das atividades regulares realizadas pelos alunos inscritos no
Clube, onde se privilegiaram os trabalhos laboratoriais sobre diversos
temas, o Clube colaborou ainda na realização de projetos de algumas
turmas, nomeadamente no âmbito da área curricular de Cidadania e
Desenvolvimento, e sempre que foi solicitada a sua colaboração, tanto
pelos alunos como pelos respetivos professores. Esta colaboração verifi-
cou-se especialmente na área da Educação Ambiental, sendo realizadas
sessões de informação e esclarecimento em diversas turmas e sobre os
temas solicitados pelos alunos, e prestado apoio na concretização dos
respetivos projetos, salientando-se o desenvolvimento de um projeto
sobre a reciclagem e reutilização de plásticos, que mais tarde viria a dar
origem ao símbolo que representa o Clube – um tabuleiro elaborado
com flores produzidas a partir de embalagens de plástico reutilizadas,
em tudo semelhante aos tabuleiros utilizados no Cortejo da Festa dos Ta-
buleiros, mas construído a partir de plásticos reutilizados. Este Tabuleiro
conjuga bem a filosofia do Clube, aliando o património cultural à neces-
sidade de preservar o ambiente e o património natural, nomeadamente
através da diminuição e da reutilização dos plásticos.
A formação para professores foi também contemplada. A oficina de
formação contínua “Ensino das Ciências e Educação Ambiental no 1.º e
2.º Ciclo do Ensino Básico”, da responsabilidade da prof. Mafalda Vaz, foi
acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua
e desenvolvida no âmbito das atividades do Clube, possibilitando a dis-
seminação de boas práticas e a produção de materiais didáticos sobre
temas tratados no Clube, para utilização em sala de aula e em contextos LEGENDAS:
curriculares.
1. Formação para professores
Nestes dois anos de atividade, o Clube constituiu uma mais valia para 2. Montagem do Tabuleiro – Símbolo do Clube
a qualidade do ensino e aprendizagem, nomeadamente em ambiente
não formal, criando sinergias e dinâmicas de colaboração entre diversos
elementos da comunidade educativa.
189