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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  SANTARÉM                             SALVATERRA DE MAGOS


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SALVATERRA                      CIÊNCIA EM TODAS AS IDADES
                  DE MAGOS


                  Áreas científicas principais: Física, Química, Biologia e Matemá-
                  tica
                  Parceiros: Universidade Sénior e Câmara Municipal de Salvaterra
                  de Magos, Biblioteca Escolar do Agrupamento
                  Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar ao 12.º ano
                  de escolaridade
                  Comunidade envolvida: Todos os alunos, da Educação Pré-esco-
                  lar e dos três ciclos de escolaridade do Agrupamento de Escolas de
                  Salvaterra de Magos, num total de 1713 alunos, bem como a comu-
                  nidade concelhia, envolvendo os Encarregados de Educação e os
                  formandos da Universidade Sénior




                  Este projeto pretende promover a literacia científica da população de
                  um Concelho predominantemente rural, através do intercâmbio de
                  aprendizagens em Ciência entre os estudantes de diferentes níveis de
                  ensino: desde a Educação Pré-Escolar até à Universidade Sénior. O elo
                  de ligação entre este público tão diverso é o Departamento de Ciências
                  Experimentais e Tecnologias e a Biblioteca Escolar da Escola Básica e Se-
                  cundária de Salvaterra de Magos, localizada na sede do Concelho.
                  Paralelamente, o projeto possibilita o contacto entre gerações, que cons-
                  titui uma das estratégias para a promoção da solidariedade intergera-
                  cional.
                  As dinâmicas de trabalho desenvolvem-se em duas vertentes:
                  •  Os alunos do Jardim de Infância e do 1.º ciclo são introduzidos em te-
                    mas relacionados com a natureza e os fenómenos naturais através da
                    leitura de livros infantis sobre estes temas, selecionados pelos respe-
                    tivos professores, com a colaboração da professora bibliotecária. De
                    seguida, apresentam as suas questões e sugerem hipóteses explica-
                    tivas para os factos que lhes foram apresentados. Essas hipóteses são
                    posteriormente testadas em sessões experimentais que decorrem nos
                    laboratórios escolares do Departamento, monitorizadas por alunos   LEGENDAS:
                    dos ciclos de ensino mais avançados (3.º ciclo e Ensino Secundário);   1. Leitura de história na Educação pré-es-
                  •  Os alunos da Universidade Sénior sugerem questões que gostariam   colar, antes da realização das atividades do
                    de abordar experimentalmente, ao seu professor de Ciências, pois   arco-íris e do caracol
                    correspondem a dúvidas suscitadas pelas suas vivências diárias. Este   2. Atividade laboratorial com formandos
                                                                               da Universidade Sénior
                    professor propõe as atividades ao Departamento de Ciências Experi-  3. Atividade laboratorial com formandos
                    mentais que, por sua vez, encaminha a planificação e a monitoriza-  da Universidade Sénior
                    ção das sessões experimentais para os alunos do Ensino Secundário.    4. Aluno do 1.º ciclo a realizar actividades
                    Estas sessões decorrem também nos laboratórios escolares, espaços   de electricidade sob a tutoria de colegas
                    onde a maioria dos seniores nunca teve acesso durante a sua forma-  do 3.º ciclo, do ensino profissional e do
                                                                               ensino secundário
                    ção escolar.                                               5. Aluno do 1.º ciclo a realizar atividades
                  A monitorização e orientação de todas as sessões laboratoriais permi-  de electricidade sob a tutoria de colegas
                                                                               do 3.º ciclo, do ensino profissional e do
                  tem também aos alunos do 3.º ciclo e Ensino Secundário a consolidação   ensino secundário
                  e aplicação de conhecimentos já adquiridos, desenvolvendo-lhes, simul-
                  taneamente, a autonomia e as competências comunicacionais.

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