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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
SANTARÉM SALVATERRA DE MAGOS
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SALVATERRA CIÊNCIA EM TODAS AS IDADES
DE MAGOS
Áreas científicas principais: Física, Química, Biologia e Matemá-
tica
Parceiros: Universidade Sénior e Câmara Municipal de Salvaterra
de Magos, Biblioteca Escolar do Agrupamento
Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar ao 12.º ano
de escolaridade
Comunidade envolvida: Todos os alunos, da Educação Pré-esco-
lar e dos três ciclos de escolaridade do Agrupamento de Escolas de
Salvaterra de Magos, num total de 1713 alunos, bem como a comu-
nidade concelhia, envolvendo os Encarregados de Educação e os
formandos da Universidade Sénior
Este projeto pretende promover a literacia científica da população de
um Concelho predominantemente rural, através do intercâmbio de
aprendizagens em Ciência entre os estudantes de diferentes níveis de
ensino: desde a Educação Pré-Escolar até à Universidade Sénior. O elo
de ligação entre este público tão diverso é o Departamento de Ciências
Experimentais e Tecnologias e a Biblioteca Escolar da Escola Básica e Se-
cundária de Salvaterra de Magos, localizada na sede do Concelho.
Paralelamente, o projeto possibilita o contacto entre gerações, que cons-
titui uma das estratégias para a promoção da solidariedade intergera-
cional.
As dinâmicas de trabalho desenvolvem-se em duas vertentes:
• Os alunos do Jardim de Infância e do 1.º ciclo são introduzidos em te-
mas relacionados com a natureza e os fenómenos naturais através da
leitura de livros infantis sobre estes temas, selecionados pelos respe-
tivos professores, com a colaboração da professora bibliotecária. De
seguida, apresentam as suas questões e sugerem hipóteses explica-
tivas para os factos que lhes foram apresentados. Essas hipóteses são
posteriormente testadas em sessões experimentais que decorrem nos
laboratórios escolares do Departamento, monitorizadas por alunos LEGENDAS:
dos ciclos de ensino mais avançados (3.º ciclo e Ensino Secundário); 1. Leitura de história na Educação pré-es-
• Os alunos da Universidade Sénior sugerem questões que gostariam colar, antes da realização das atividades do
de abordar experimentalmente, ao seu professor de Ciências, pois arco-íris e do caracol
correspondem a dúvidas suscitadas pelas suas vivências diárias. Este 2. Atividade laboratorial com formandos
da Universidade Sénior
professor propõe as atividades ao Departamento de Ciências Experi- 3. Atividade laboratorial com formandos
mentais que, por sua vez, encaminha a planificação e a monitoriza- da Universidade Sénior
ção das sessões experimentais para os alunos do Ensino Secundário. 4. Aluno do 1.º ciclo a realizar actividades
Estas sessões decorrem também nos laboratórios escolares, espaços de electricidade sob a tutoria de colegas
onde a maioria dos seniores nunca teve acesso durante a sua forma- do 3.º ciclo, do ensino profissional e do
ensino secundário
ção escolar. 5. Aluno do 1.º ciclo a realizar atividades
A monitorização e orientação de todas as sessões laboratoriais permi- de electricidade sob a tutoria de colegas
do 3.º ciclo, do ensino profissional e do
tem também aos alunos do 3.º ciclo e Ensino Secundário a consolidação ensino secundário
e aplicação de conhecimentos já adquiridos, desenvolvendo-lhes, simul-
taneamente, a autonomia e as competências comunicacionais.
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