Page 175 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 175
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
LEIRIA LEIRIA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS HENRIQUE SOMMER, AMBIENTE E
MACEIRA - LEIRIA SUSTENTABILIDADE:
SENSIBILIZAR, DEBATER E ATUAR
Áreas científicas principais: Ciências Naturais, Ambiente,
Ciências da Saúde
Parceiros: Instituto Politécnico de Leiria, Câmara Municipal de
Leiria, Junta de Freguesia de Maceira
Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º, 2.º, 3.º Ciclos e Ensino Secun-
dário
Comunidade envolvida: Professores, alunos, pais e encarrega-
dos de educação
Projeto que visou estimular a experimentação e desenvolver atividades
que promovessem o desenvolvimento da literacia científica dos alunos
e da comunidade. Pretendeu-se dar oportunidade aos alunos para que
concebessem, realizassem e interpretassem procedimentos experimen-
tais, e que recolhessem, organizassem e interpretassem dados de natu-
reza diversa (laboratoriais, bibliográficos, internet) na área das Ciências.
Foram desenvolvidas diversas atividades das quais se destacam:
• Visita de estudo ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e
Jardim Botânico de Coimbra;
• Visita de estudo ao Pavilhão do Conhecimento e ao Oceanário de Lis-
boa;
• Clube Ciência Viva, onde foram dinamizadas pequenas experiências
através das quais resultaram produtos simples do dia-a-dia;
• Projeto “Pequenas Experiências…Grandes Descobertas”, no 1.º ciclo,
em que o Clube foi a cada sala de aula das várias escolas do 1.º ciclo,
realizar atividades experimentais, fazendo-se acompanhar sempre
do seu “Baú de experiências”;
• Workshop, em formato online, para professores e alunos, realizado
por um investigador do IPL, cujo tema foi “Dicas amigas do ambien-
te”;
• Ciclo de workshops online para o 1.º ciclo, realizados por investigado-
res do IPL, no âmbito da temática do Ambiente;
• Exposição “Alerta Marinho” e “Plasticologia Marinha”;
LEGENDAS:
• Concursos de fotografia “FotoAmbiente” e “AlertaMarinho”;
• Laboratório aberto. 1. Exposição “Alerta Marinho”
Com as atividades desenvolvidas pretendeu-se fomentar o gosto pelas 2 . Clube de Ciência Viva
ciências, adquirir e aprofundar conhecimentos, articulando com os con- 3. Baú das Experiências
teúdos programáticos do currículo. Em simultâneo procurou-se diversi- 4. Visita de estudo ao oceanário
ficar as estratégias de atuação em contexto de sala de aula, como forma 5. Visita de estudo ao Jardim Botânico de
Coimbra
de motivação dos alunos e impulsionar a experimentação e observação
de fenómenos do quotidiano, facilmente explicáveis em termos cien-
tíficos. Todas as atividades desenvolvidas pretenderam sensibilizar e
promover o debate na comunidade educativa de forma a atuar para um
equilíbrio mais sustentável do meio ambiente.
175