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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            LEIRIA                               LEIRIA


            AGRUPAMENTO RAINHA SANTA ISABEL DE CARREIRA               JUNTOS VAMOS APRENDER
                                                                      COM O TECNO-CV

            Áreas científicas principais: Astronomia; Robótica; Matemática;
            Saúde; Mega Jogo Didático.
            Parceiros: IPL- ESTG; IPL- CDRSP; R. Bregieira (moldes e acessórios);
            Planetário do Porto - CCV do Porto; Carsoscópio - CCV do Alviela.
            Comunidade envolvida: 3.º e 4.º anos; 5.º e 6.º anos; 7.º, 8.º, 9.º
            anos e Ensino Secundário




            O nosso projeto, batizado pela nossa comunidade educativa, com o
            nome TECNO-CV tem como plano estratégico de ação 3 grandes linhas
            de intervenção:
            1.  Uma diversificada divulgação científica nas áreas da astronomia, ma-
               temática e saúde com palestras, exposições, workshops e visitas de
               estudo;
            2.  O desenvolvimento de pequenos projetos na área da robótica e sua
               dinamização vertical inter-ciclos de escolaridade;
            3.  A concretização de um Mega Jogo Didático envolvendo segundo e
               terceiro ciclos com a aplicação prática de múltiplas valências de com-
               ponente técnica (planeamento e moldagem de peças e perguntas de
               revisão de conceitos curriculares nos mais diversos níveis disciplina-
               res).
            As palestras com cientistas e professores universitários convidados tem
            tido um impacto positivo na dinamização das práticas letivas com os alu-
            nos a terem um papel ativo. Muitos alunos estrearam-se a fazer apresen-
            tações em público para seus colegas mais novos, divulgando temáticas
            de carácter científico.
            Ao nível da robótica os alunos do Clube de Ciências tiveram contacto
            com o meio universitário, visitando instalações de investigação e desen-
            volvimento e recebendo lições de orientação técnica para desenvolve-
            rem os projetos já iniciados na escola. Foi grande o desafio, mas a vonta-
            de de ir mais além, ultrapassou todas as adversidades, nomeadamente
            no contexto pandémico atual.
            A concretização do Mega Jogo é talvez o maior desafio que enfrenta-
            mos, pois a componente técnica envolvida e singular para o contexto
            da dinâmica educativa de uma escola. Procuramos conduzir os alunos
            através das diversas fases de elaboração de um produto ao nível indus-  LEGENDAS:
            trial, mas com uma vertente didática. A elaboração de um molde para o
            fabrico das peças de jogo, tem obrigado a uma aprendizagem constan-  1. Circo Matemático para 2.º ciclo
                                                                         2. Exposição de astronomia com trabalhos dos alunos
            te, quer por parte dos alunos, quer por parte dos docentes envolvidos.  3. Workshop ESTG - IPL
            Os problemas da conceção e testagem de um molde, bem como a iden-  4. Peças do Megajogo com molde em 3D
            tificação das matérias-primas de produção são oportunidades únicas de   5. Palestra de alunos para alunos sobre astronomia
            conhecer o “mundo empresarial” e as entidades de investigação com as   6. Estufas controladas por arduino
            competências técnicas necessárias para produzir toda a tecnologia que
            nos rodeia e os mais simples dos objetos que temos em nossas casas.





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