Page 151 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 151
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
GUARDA MANTEIGAS
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MANTEIGAS LEVAR MAIS CIÊNCIA AO CORAÇÃO
DA SERRA DA ESTRELA
Áreas científicas principais: Física, Química, Ciências Naturais, Bio-
logia, Geologia e TIC
Parceiros: Universidades da Beira Interior e de Aveiro, Institutos
Politécnico da Guarda e de Castelo Branco, Centros de Ciência Viva
de Aveiro e de Coimbra, Associação Geopark Estrela, Parque Natu-
ral da Serra da Estrela, Resiestrela, Autarquia, Juntas de Freguesia e
Bombeiros Voluntários do concelho de Manteigas, Escola Secundária
Campos Melo na Covilhã e o Agrupamento de Escolas de Seia
Níveis/Anos de Escolaridade: Alunos dos Ensinos Básico e Secun-
dário
Comunidade envolvida: Comunidade educativa, incluindo famí-
lias e comunidade local.
O projeto CCVnE contribui para a literacia científica e tecnológica da co-
munidade educativa, inclusive famílias e comunidade local, com o con-
tributo de parceiros.
Proporciona ambientes de aprendizagem estimuladores e entusiasman-
tes para o desenvolvimento de competências das Aprendizagens Essen-
ciais, incrementando os valores do Perfil dos Alunos à Saída da Escolari-
dade Obrigatória.
Contribui para a modernização de modelos e estratégias de ensino,
através da interdisciplinaridade, trabalho prático e experimental, con-
textualização do conhecimento e o desenvolvimento de competências
científicas relevantes.
Aglutina diversas iniciativas existentes na escola, tais como as Ciências
Experimentais (1.º ciclo), o Programa Eco-Escolas, as Brigadas Pró-Ambien-
te, o Roteiro para a Serra da Estrela, o Ecovalor, a Academia Júnior de Ciên-
cias (projetos laboratoriais, encontros com cientistas e visita de estudo),
concursos (Ler+ Espaço, GEA Terra Mãe, My world of sounds, as Olimpíadas
da Química, da Física, da Biologia e da Geologia, Literacia-3D), projetos
com Domínios de Autonomia Curricular (O ozono na atmosfera terreste, A
saúde-alimentação …).
O clube catapultou Workshops temáticos (Ciência que se come; Luz, cor...
ação!; As rochas e os minerais do Geopark Estrela; Reprodução de plantas
por estaca e por sementes…) e palestras, como A Conquista do Espaço, Al-
terações climáticas, Combate biológico a pragas e Higiene e segurança no LEGENDAS:
trabalho.
1. Equipa base do CCVnE e o logótipo do
A escola “dança” progressivamente ao sabor do clube: memoramos as clube
pegadas das visitas de estudo (ex: ao CCV Rómulo de Carvalho); enrai- 2. Atividades de campo
zamo-nos na Terra-Mãe com atividades de plantação de espécies autóc- 3. Atividades de campo
tones; deixamo-nos embevecer por ações de sensibilização ambiental 4. Exposições
(como A Nossa Casa é um Planeta, em full dome 360º, em cúpula insuflá- 5. Palestras
vel); arregalamos o olhar com exposições cromáticas (A Exploração Espa- 6. Ano Internacional da Tabela Periódica
cial; Modelos moleculares; Dia do PI; Biomateriais...) e deixamos germinar
a criatividade com atividades exploratórias e a corporização de génios
da ciência.
151