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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





                  VISEU                                CARREGAL DO SAL


                  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CARREGAL DO SAL                 POR UMA CIDADANIA
                                                                            SUSTENTÁVEL

                  Áreas científicas principais: Física e Química, Ciências Naturais,
                  Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação Física e Curso
                  Profissional de Técnicos de Proteção Civil.
                  Parceiros: Câmara Municipal de Carregal do Sal e Museu Muni-
                  cipal
                  Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, Cursos de Edu-
                  cação e Formação, Secundário (Regular e Profissional)
                  Comunidade envolvida: Toda a comunidade Educativa





                  No Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, o Clube Ciência Viva sur-
                  giu na sequência de uma candidatura em outubro de 2018. Efetuámo-la
                  pelo facto de percebermos a importância dum espaço próprio para uti-
                  lizar, rentabilizar e otimizar, operacionalizando as nossas atividades, não
                  só com os alunos mas abrindo as portas a toda a comunidade, sendo
                  uma mais-valia para o Agrupamento. A candidatura supracitada foi efe-
                  tuada, pressupondo o saber como integrador e partindo do Projeto de
                  Autonomia e Flexibilidade Curricular, pois já tinham sido diagnosticadas
                  algumas fragilidades que podiam ser trabalhadas no Clube Ciência Viva.
                  Delas destacamos:
                  •  o reforço das atividades experimentais de contextualização dos con-
                    teúdos programáticos tendo por base os protocolos elaborados pelos
                    professores e os existentes nos manuais, para desenvolver atividades
                    com diferentes graus de dificuldade e em diferentes graus de ensino;
                  •  promoção de saídas de campo e visitas de estudo, planificadas e or-
                    ganizadas com a participação e envolvimento ativo dos alunos, com
                    construção de guiões de trabalho/pesquisa de forma participada e
                    recurso à avaliação formativa e autoavaliação/grau de satisfação das
                    atividades;
                  •  desenvolvimento de períodos de funcionamento multidisciplinar
                    com recurso à metodologia de projeto (exemplo: planificação e cons-
                    trução de um Sistema Solar utilizando as aprendizagens de confluên-
                    cia entre Físico-Química, Ciências Naturais, Geografia e Matemática);
                  •  Trabalho colaborativo e cooperativo entre professores e alunos a fim
                    de rentabilizar o espaço;
                  •  Recurso aos  alunos  dos  Cursos  Profissionais e  de outros anos de
                    escolaridade para dinamizarem atividades teórico-práticas e/ou ex-
                    perimentais, com colegas mais novos (exemplo: proteção sísmica e
                    suporte básico de vida);
                                                                               LEGENDAS:
                  •  desenvolver um espaço de acesso para todos que possibilite o
                    “Aprender observando; Aprender investigando e experimentando”;  1. Tabela Periódica construída pelos alunos e afixada no Clube Ciência Viva
                  Foi neste contexto que surgiu o Clube Ciência Viva que co-organizou as   2. É preciso prevenir: A Terra treme mesmo
                  jornadas” Por uma Cidadania Sustentável” que decorreram nos dias 24 e   3. Aprender investigando e experimentando
                  31 de outubro de 2020, por videoconferência, nas quais foram ouvidos   4. Processo de construção da Tabela Periódica
                  os testemunhos da Dr.ª Sofia Lucas e do Dr.César Marques, como repre-  5. Saída de campo… Aprender observando
                  sentantes da Rede Nacional dos Centros e Clubes Ciência Viva.


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