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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
VISEU CARREGAL DO SAL
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CARREGAL DO SAL POR UMA CIDADANIA
SUSTENTÁVEL
Áreas científicas principais: Física e Química, Ciências Naturais,
Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação Física e Curso
Profissional de Técnicos de Proteção Civil.
Parceiros: Câmara Municipal de Carregal do Sal e Museu Muni-
cipal
Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, Cursos de Edu-
cação e Formação, Secundário (Regular e Profissional)
Comunidade envolvida: Toda a comunidade Educativa
No Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, o Clube Ciência Viva sur-
giu na sequência de uma candidatura em outubro de 2018. Efetuámo-la
pelo facto de percebermos a importância dum espaço próprio para uti-
lizar, rentabilizar e otimizar, operacionalizando as nossas atividades, não
só com os alunos mas abrindo as portas a toda a comunidade, sendo
uma mais-valia para o Agrupamento. A candidatura supracitada foi efe-
tuada, pressupondo o saber como integrador e partindo do Projeto de
Autonomia e Flexibilidade Curricular, pois já tinham sido diagnosticadas
algumas fragilidades que podiam ser trabalhadas no Clube Ciência Viva.
Delas destacamos:
• o reforço das atividades experimentais de contextualização dos con-
teúdos programáticos tendo por base os protocolos elaborados pelos
professores e os existentes nos manuais, para desenvolver atividades
com diferentes graus de dificuldade e em diferentes graus de ensino;
• promoção de saídas de campo e visitas de estudo, planificadas e or-
ganizadas com a participação e envolvimento ativo dos alunos, com
construção de guiões de trabalho/pesquisa de forma participada e
recurso à avaliação formativa e autoavaliação/grau de satisfação das
atividades;
• desenvolvimento de períodos de funcionamento multidisciplinar
com recurso à metodologia de projeto (exemplo: planificação e cons-
trução de um Sistema Solar utilizando as aprendizagens de confluên-
cia entre Físico-Química, Ciências Naturais, Geografia e Matemática);
• Trabalho colaborativo e cooperativo entre professores e alunos a fim
de rentabilizar o espaço;
• Recurso aos alunos dos Cursos Profissionais e de outros anos de
escolaridade para dinamizarem atividades teórico-práticas e/ou ex-
perimentais, com colegas mais novos (exemplo: proteção sísmica e
suporte básico de vida);
LEGENDAS:
• desenvolver um espaço de acesso para todos que possibilite o
“Aprender observando; Aprender investigando e experimentando”; 1. Tabela Periódica construída pelos alunos e afixada no Clube Ciência Viva
Foi neste contexto que surgiu o Clube Ciência Viva que co-organizou as 2. É preciso prevenir: A Terra treme mesmo
jornadas” Por uma Cidadania Sustentável” que decorreram nos dias 24 e 3. Aprender investigando e experimentando
31 de outubro de 2020, por videoconferência, nas quais foram ouvidos 4. Processo de construção da Tabela Periódica
os testemunhos da Dr.ª Sofia Lucas e do Dr.César Marques, como repre- 5. Saída de campo… Aprender observando
sentantes da Rede Nacional dos Centros e Clubes Ciência Viva.
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