Page 134 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 134
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
AVEIRO OVAR
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ESMORIZ – OVAR
NORTE
Áreas científicas principais: Física, Química e Biologia “DO MAR À TERRA”
Parceiros: Universidade de Aveiro e Fábrica Centro de Ciência
Viva de Aveiro
Níveis/Anos de Escolaridade: Todos os níveis de ensino desde
a Educação Pré-Escolar até ao 12.º ano
Comunidade envolvida: Comunidade Educativa
O Clube de Ciência Viva na Escola – do Mar à Terra – dinamizou um con-
junto de iniciativas em espaços comunitários e em sala de aula envol-
vendo 2207 alunos - totalidade dos alunos do Agrupamento de Escolas
de Esmoriz – Ovar Norte. As atividades dinamizadas foram variadas e
selecionadas de acordo com o nível etário dos alunos:
• Workshop “Como construir um herbário” – dinamizado pelo De-
partamento de Biologia da Universidade de Aveiro (Pré-escolar, 1.º e
2.º anos);
• Palestra “A Conquista da Lua” – dinamizada pelo astrónomo José
Matos do FISUA (3.º e 4.º anos);
• Visita de estudo à Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro (5.º e
6.º anos);
• Palestra “Exploração Espacial” – dinamizada pelo astrónomo José
Matos do FISUA (7.º ano);
• Participação na iniciativa “Astro – Pi – Missão Zero” da ESA (8.º
ano);
• “Ciência na Bagagem” – itinerâncias realizadas por especialistas da
Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro, em sala de aula, cujos temas
foram “Vida numa gota de água… do oceano”, “Bioplástico de batata”,
“Robótica” e “Ciência em Prosa” (8.º, 9.º, 10.º, 11.º e 12.º ano, incluindo
os Cursos Profissionais);
• “Laboratório de Ideias Científicas” – espaço onde se fomentou a LEGENDAS:
criatividade e a autonomia dos alunos através da dinamização de ati-
vidades interativas e manipulativas, numa perspetiva de ensino não 1. Workshop “Como fazer um herbário”
formal, de acordo com os interesses e curiosidades dos alunos; 2. Visita de estudo à Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro
• Visita aos Departamentos de Física e de Biologia da Universida- 3. “Ciência na Bagagem – Vida numa gota de água… do oceano”
de de Aveiro (12.º ano do Curso de Ciências e Tecnologias); 4. “Laboratório de Ideias Científicas” – Construção de uma onda de pêndulos
• Envolvimento de alunos do 12.º ano em Projetos do Departa- 5. Alunos do 12.º ano envolvidos em projetos no Departamento de Física da Universidade
de Aveiro
mento de Física da Universidade de Aveiro (1 - Gravação de sen-
sores em fibra ótica, baseados em redes de Bragg e em micro-cavida-
des interferométricas, com recurso a lasers UV e femtosegundo. Após
produção, os sensores foram caracterizados em termos de sensibili- As atividades dinamizadas pelo Clube de Ciência Viva na Escola corres-
dade a perturbações mecânicas e térmicas, com vista à sua utilização ponderam às expectativas dos alunos e professores envolvidos, tendo
em aplicações como monitorização estrutural ou biomédicas; 2 - De- contribuindo para a divulgação de informação específica e especializa-
senvolvimento de um conjunto de experiências para serem integra- da, assim como para a valorização do conhecimento científico e tecno-
das no Show da Física da UA). lógico.
134