Page 134 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 134

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            AVEIRO                               OVAR


            AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ESMORIZ – OVAR
            NORTE


            Áreas científicas principais: Física, Química e Biologia  “DO MAR À TERRA”
            Parceiros: Universidade de Aveiro e Fábrica Centro de Ciência
            Viva de Aveiro
            Níveis/Anos de Escolaridade: Todos os níveis de ensino desde
            a Educação Pré-Escolar  até ao 12.º ano
            Comunidade envolvida: Comunidade Educativa





            O Clube de Ciência Viva na Escola – do Mar à Terra – dinamizou um con-
            junto de iniciativas em espaços comunitários e em sala de aula envol-
            vendo 2207 alunos - totalidade dos alunos do Agrupamento de Escolas
            de Esmoriz – Ovar Norte. As atividades dinamizadas foram variadas e
            selecionadas de acordo com o nível etário dos alunos:
            •  Workshop “Como construir um herbário” – dinamizado pelo De-
               partamento de Biologia da Universidade de Aveiro (Pré-escolar, 1.º e
               2.º anos);
            •  Palestra “A Conquista da Lua” – dinamizada pelo astrónomo José
               Matos do FISUA (3.º e 4.º anos);
            •  Visita de estudo à Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro (5.º e
               6.º anos);
            •  Palestra “Exploração Espacial” – dinamizada pelo astrónomo José
               Matos do FISUA (7.º ano);
            •  Participação na iniciativa “Astro – Pi – Missão Zero” da ESA (8.º
               ano);
            •  “Ciência na Bagagem” – itinerâncias realizadas por especialistas da
               Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro, em sala de aula, cujos temas
               foram “Vida numa gota de água… do oceano”, “Bioplástico de batata”,
               “Robótica” e “Ciência em Prosa” (8.º, 9.º, 10.º, 11.º e 12.º ano, incluindo
               os Cursos Profissionais);
            •  “Laboratório de Ideias Científicas” – espaço onde se fomentou a   LEGENDAS:
               criatividade e a autonomia dos alunos através da dinamização de ati-
               vidades interativas e manipulativas, numa perspetiva de ensino não   1. Workshop “Como fazer um herbário”
               formal, de acordo com os interesses e curiosidades dos alunos;  2. Visita de estudo à Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro
            •  Visita aos Departamentos de Física e de Biologia da Universida-  3. “Ciência na Bagagem – Vida numa gota de água… do oceano”
               de de Aveiro (12.º ano do Curso de Ciências e Tecnologias);  4. “Laboratório de Ideias Científicas” – Construção de uma onda de pêndulos
            •  Envolvimento de alunos do 12.º ano em Projetos do Departa-  5. Alunos do 12.º ano envolvidos em projetos no Departamento de Física da Universidade
                                                                         de Aveiro
               mento de Física da Universidade de Aveiro (1 - Gravação de sen-
               sores em fibra ótica, baseados em redes de Bragg e em micro-cavida-
               des interferométricas, com recurso a lasers UV e femtosegundo. Após
               produção, os sensores foram caracterizados em termos de sensibili-  As atividades dinamizadas pelo Clube de Ciência Viva na Escola corres-
               dade a perturbações mecânicas e térmicas, com vista à sua utilização   ponderam às expectativas dos alunos e professores envolvidos, tendo
               em aplicações como monitorização estrutural ou biomédicas; 2 - De-  contribuindo para a divulgação de informação específica e especializa-
               senvolvimento de um conjunto de experiências para serem integra-  da, assim como para a valorização do conhecimento científico e tecno-
               das no Show da Física da UA).                          lógico.


                                                                    134
   129   130   131   132   133   134   135   136   137   138   139