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CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
AVEIRO OLIVEIRA DO BAIRRO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DO BAIRRO
A CIÊNCIA NO AEOB É
Áreas científicas principais: Física, Química, Biologia, Matemá- “FORA DA CAIXA”
tica, Geologia, Robótica
Parceiros: Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Instituto de
Educação e Cidadania, Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Níveis/Anos de Escolaridade: Educação Pré-Escolar ao 12.º ano
de escolaridade
Comunidade envolvida: Comunidade em geral
Há já alguns anos que o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bair-
ro (AEOB) elegeu a literacia científica como uma das demandas do seu
“Projeto Educativo”. Assente em parcerias estratégicas como o municí-
pio de Oliveira do Bairro, a nível organizacional, o Instituto de Educação
e Cidadania da Mamarrosa e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, a
nível técnico-científico, institui-se a lógica de Clube de Ciência focado
na aprendizagem formal e não formal de ciência. Diversas têm sido as
atividades desenvolvidas no âmbito da ciência, desde a Educação pré-
-escolar ao ensino secundário, como palestras, cursos avançados, saídas
de campo, atividades de clubes, projetos, concursos nacionais e interna-
cionais com obtenção de prémio.
A inclusão da nossa escola na Rede de Clubes Ciência Viva veio permitir
a integração de todas as atividades de ciência, de todos os ciclos de en-
sino, no clube ciência viva AEOB, que decidiu dar “ciência fora da Caixa”
e promover atividades para toda a comunidade e para todos os ciclos
de ensino.
A atividade de arranque do clube foi “Ciência pela cidade … Exposição
científica”, integrada nas comemorações dos 150 anos da Tabela Perió-
dica dos Elementos, e que trouxe todos os alunos do 3.º ciclo para as
ruas da cidade de Oliveira do Bairro, numa caminhada científica que teve
como objetivo principal revelar elementos químicos presentes em edi-
fícios, monumentos e artefactos da cidade e evidenciar a importância
desses elementos na vida e na natureza, divulgando a ciência patente
na cidade. Os alunos do ensino secundário tiveram um papel relevante
na dinamização das oficinas e acompanhamento dos alunos do ensino
básico, determinando uma atividade de sucesso, motora de laços e co-
nhecimento e verdadeiro exemplo de prática pedagógica inovadora:
feita de alunos para alunos. Decorreram ainda atividades no clube de LEGENDAS:
robótica, para alunos do ensino secundário e dinamizada pelos profes-
sores de informática. 1. Ciência em ponto pequeno: curso avançado de ciência para alunos do 4.º ano de
escolaridade
O ano de 2020 tinha tudo para ser recheado de atividades de ciência 2. Projeto BUG.IN.SEcT.BOX na SIC: reportagem sobre o Dia Mundial do Inseto comestível
“fora da caixa”, promovidas pelo clube ciência viva do Agrupamento, mas 3. Ciência pela noite fora: atividades experimentais nocturnas pelas ruas da cidade para a
a situação pandémica forçou a que a visão “fora da caixa” fosse ampliada comunidade e parceiros
e adaptada à nova realidade: as visitas de estudo passaram a ser virtuais, 4. A Tabela Periódica nas ruas da cidade: caminhada científica pelas ruas da cidade, no
o sarau de poesia científica ficou restringido ao espaço da escola, o “Café âmbito da comemoração do Ano Internacional da Tabela Periódica
com Ciência” tornou-se um webinar, os cursos de ciências passaram a ser 5. O CERN veio à escola: palestra para alunos do ensino secundário proferida pelo investi-
filmados e a ciência no AEOB ganhou uma nova realidade. gador no CERN, Raúl Costa
2020 foi um ano recheado de ciência “Ainda Mais Fora da Caixa”, feita por
todos e para todos.
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