Page 128 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 128

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            AVEIRO                               AVEIRO


            AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO
                                                                      A CURIOSIDADE E O

            Áreas científicas principais: Física, Química, Informática, Bio-  CONHECIMENTO CIENTÍFICO
            logia, Matemática
            Parceiros: Universidade de Aveiro - Fábrica Centro de Ciência
            Viva de Aveiro
            Níveis/Anos de Escolaridade: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos; 10.º, 11.º e
            12.º Anos Ensino Regular e Profissional
            Comunidade envolvida: Comunidade Educativa




            No  âmbito  do projeto “Clubes  Ciência  Viva  na  Escola”,  no  ano  letivo
            2019/2020 foi realizada a Atividade 4 prevista no plano de atividades,
            designadamente o Seminário “Show de Química - Química por Tabela
            2.0.” e “Show da Física”, direcionado a todos os alunos do 3.º Ciclo e do
            Ensino Secundário Regular e Profissional. A atividade teve lugar na Fábri-
            ca – Centro de Ciência Viva de Aveiro, parceiro do projeto, onde se des-
            locaram os alunos de todas as turmas de todos os anos de escolaridade
            do público-alvo.
            Todos os alunos do 2.º Ciclo do Agrupamento visitaram a Fábrica e reali-
            zaram duas das seguintes atividades: “Mãos na Massa”, “Cozinha”, “Jogos
            Matemáticos”, “Oficina”, “Indianos” e “Laboratório”.
            Foram ainda dinamizadas diversas atividades em sala de aula com alu-
            nos do Ensino Secundário, no âmbito da Matemática, Arte e Física, onde
            por exemplo, os alunos construíram circuitos elétricos.
            A partir de março de 2020, tendo em conta o plano de prevenção e as re-
            comendações da Direção Geral de Saúde (DGS), por forma a minimizar o
            impacto da COVID-19 foi determinada, entre outras medidas, a suspen-
            são da realização de todos os eventos e iniciativas públicas, bem como o
            encerramento das escolas. Assim, foi programado o reagendamento da
            realização das atividades previstas após a data referida, nomeadamente
            para o ano letivo 2020/2021.
            Pela análise dos dados dos inquéritos aplicados aos alunos participan-
            tes nas atividades que foram desenvolvidas, conclui-se que todas foram
            uma mais-valia, pois permitiram a participação ativa de todos os inter-
            venientes e contribuíram para aquisição de conhecimentos com rigor
            científico, com clareza e de uma forma divertida.





                                                                         LEGENDAS:
                                                                         1. Show da Física
                                                                         2. Atividades em Laboratório
                                                                         3. Montagem de circuitos
                                                                         4. Show da Química por Tabela 2.0
                                                                         5. Show da Química por Tabela 2.0




                                                                    128
   123   124   125   126   127   128   129   130   131   132   133