Page 130 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 130
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
AVEIRO ÍLHAVO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA GAFANHA
DA NAZARÉ
SUSTENTABILIDADE À
Áreas científicas principais: Estudo Meio, Ciências Naturais, DISTÂNCIA DE UMA ATITUDE
Biologia, Físico-Química, TIC e Português
Parceiros: EPADRV, Estaleiro da Ciência de Ílhavo, Câmara Mu-
nicipal de Ílhavo, Universidade de Aveiro, Bioliving, Associação
Zero, Movimento “Não Lixes”, Junta de Freguesia da Gafanha da
Nazaré
Comunidade envolvida: Educação Pré-Escolar; 1.º, 2.º e 3.º Ci-
clos do Ensino Básico, Ensino Secundário
No âmbito do “Clube de Ciência Viva” desenvolveram-se atividades su-
bordinadas ao tema “Sustentabilidade à Distância de uma Atitude” ade-
quadas a cada nível de ensino e divulgadas à comunidade educativa.
Estas tinham como objetivo geral desenvolver em todos alunos, pais e
comunidade em geral o hábito de separar resíduos, incluindo os orgâ-
nicos, e as técnicas de compostagem. Para tal, promoveu-se:
• visitas de estudo subordinadas ao tema “A minha sacola é mágica”
aos alunos do ensino Pré-escolar;
• a elaboração de cartazes sobre compostagem, criação de brigadas
de supervisão do compostor, utilização do composto no jardim e na
horta e visitas de estudo, relacionadas com a “A minha turma cumpre
Regras” destinados a alunos do 1.º ciclo;
• aprendizagens de técnicas de Compostagem em Workshops e visitas
de estudo; criação de brigadas; produção de composto e mobiliza-
ção da comunidade, pelos alunos do 2.º ciclo, na cobertura da estufa
justificando o lema “A minha turma é responsável e conhece a nossa
Terra”;
• atividades, para o 3.º ciclo, relativas a “A minha turma e a minha fa-
mília contribuem para um Mundo melhor” como: recolha de moliço,
usado como adubo na estufa; cultivo dos mesmos produtos em solos
adubados com composto e com moliço; comparação do desenvolvi-
mento físico das hortícolas; visitas de estudo e participação dos alu-
nos do 9.º ano no concurso de escrita “Como Mimar o Meu Planeta”.
• situações conducentes ao estudo da composição química dos solos e
das hortícolas cultivadas, em colaboração com a UA, pelos alunos do
secundário: Estes como “agente da mudança no mundo” divulgarão
os resultados no Jornal da Escola e na Rádio Local e participarão no
concurso de escrita “Sustentabilidade do Planeta Terra”.
Refira-se que algumas atividades preconizadas para o 3.º ciclo e secun-
dário foram utilizadas no processo de ensino e de aprendizagem, em
atividades experimentais realizadas por alunos, em especial de duas tur-
mas do 11.º ano, no âmbito da disciplina de BG.
130