Page 130 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 130

CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA





            AVEIRO                               ÍLHAVO


            AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA GAFANHA
            DA NAZARÉ

                                                                      SUSTENTABILIDADE À
            Áreas científicas principais: Estudo Meio, Ciências Naturais,   DISTÂNCIA DE UMA ATITUDE
            Biologia, Físico-Química, TIC e Português
            Parceiros: EPADRV, Estaleiro da Ciência de Ílhavo, Câmara Mu-
            nicipal de Ílhavo, Universidade de Aveiro, Bioliving, Associação
            Zero, Movimento “Não Lixes”, Junta de Freguesia da Gafanha da
            Nazaré
            Comunidade envolvida: Educação Pré-Escolar; 1.º, 2.º e 3.º Ci-
            clos do Ensino Básico, Ensino Secundário




            No âmbito do “Clube de Ciência Viva” desenvolveram-se atividades su-
            bordinadas ao tema “Sustentabilidade à Distância de uma Atitude” ade-
            quadas a cada nível de ensino e divulgadas à comunidade educativa.
            Estas tinham como objetivo geral desenvolver em todos alunos, pais e
            comunidade em geral o hábito de separar resíduos, incluindo os orgâ-
            nicos, e as técnicas de compostagem. Para tal, promoveu-se:
            •  visitas de estudo subordinadas ao tema “A minha sacola é mágica”
               aos alunos do ensino Pré-escolar;
            •  a elaboração de cartazes sobre compostagem, criação de brigadas
               de supervisão do compostor, utilização do composto no jardim e na
               horta e visitas de estudo, relacionadas com a “A minha turma cumpre
               Regras” destinados a alunos do 1.º ciclo;
            •  aprendizagens de técnicas de Compostagem em Workshops e visitas
               de estudo; criação de brigadas; produção de composto e mobiliza-
               ção da comunidade, pelos alunos do 2.º ciclo, na cobertura da estufa
               justificando o lema “A minha turma é responsável e conhece a nossa
               Terra”;
            •  atividades, para o 3.º ciclo, relativas a “A minha turma e a minha fa-
               mília contribuem para um Mundo melhor” como: recolha de moliço,
               usado como adubo na estufa; cultivo dos mesmos produtos em solos
               adubados com composto e com moliço; comparação do desenvolvi-
               mento físico das hortícolas; visitas de estudo e participação dos alu-
               nos do 9.º ano no concurso de escrita “Como Mimar o Meu Planeta”.
            •  situações conducentes ao estudo da composição química dos solos e
               das hortícolas cultivadas, em colaboração com a UA, pelos alunos do
               secundário: Estes como “agente da mudança no mundo” divulgarão
               os resultados no Jornal da Escola e na Rádio Local e participarão no
               concurso de escrita “Sustentabilidade do Planeta Terra”.
            Refira-se que algumas atividades preconizadas para o 3.º ciclo e secun-
            dário foram utilizadas no processo de ensino e de aprendizagem, em
            atividades experimentais realizadas por alunos, em especial de duas tur-
            mas do 11.º ano, no âmbito da disciplina de BG.







                                                                    130
   125   126   127   128   129   130   131   132   133   134   135