Page 127 - Clube Ciência Viva Catálogo LR v3
P. 127
CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
AVEIRO ANADIA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANADIA
Áreas científicas principais: Física e Química, Biologia, Ciências MÃOS NA CIÊNCIA
Naturais, Matemática
Parceiros: Câmara Municipal de Anadia, IEC, Universidade de
Aveiro, Universidade de Coimbra
Níveis/Anos de Escolaridade: 4.º, 5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º, 10.º, 11.º,
12.º anos de escolaridade
Comunidade envolvida: Alunos, professores, palestrantes con-
vidados, colaboradores (parceiros).
O Clube de Ciência do AEA tem como objetivo principal a educação
em ciências para a sustentabilidade, numa perspetiva de promoção de
literacia científica e de cidadania. Para cumprir a sua missão, são dina-
mizadas várias atividades nas áreas da Matemática, Biologia/Ciências
Naturais e Física e Química, a saber: palestras, projetos, cursos, visitas
de estudo, sessões de planetário portátil, workshops nos laboratórios,
“Dias abertos ao 1.º CEB”, exposições, concursos… que contribuem para
a educação e o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, a
sensibilização para questões ambientais e ao desenvolvimento da curio-
sidade científica.
Assume particular destaque o Projeto “Despertar para a Ciência” que tem
como objetivo colaborar com as escolas do 1.º ciclo do ensino básico do
Agrupamento, no desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem
das crianças do 4.º ano, através de atividades experimentais realizadas
nos laboratórios da Escola Sede. Promovem-se os primeiros passos em
pequenas descobertas levando os alunos, pela via da observação expe-
rimental, a tirar conclusões e a compreender determinados fenómenos. LEGENDAS:
O desiderato do nosso Clube é despertar a curiosidade e o entusiasmo 1. Visita de estudo ao Exploratório de
dos alunos, numa exploração prática das ciências em diferentes áreas Coimbra
temáticas, dotando os alunos de ferramentas de trabalho que lhes per- 2. Projeto “Despertar para a Ciência”
mitam ler, compreender e perspetivar o mundo a partir de um raciocínio 3. Projeto “Despertar para a Ciência”
científico – essa é a mais-valia do nosso Clube. 4. Palestra “Nanotecnologia e suas
aplicações”
Cativar os “pequenos cientistas” e orientá-los no mundo da ciência, crian- 5. Projeto “Cértima: por esse rio abaixo…”
do o gosto pelo estudo, tem-se revelado um desafio sedutor, pela forma
como os alunos aderem, numa visível e contagiante alegria.
Sentimos, assim, que a nossa aposta neste projeto ganha significado, no
júbilo que percecionamos na entrega destas crianças, no favorecimento
da entrada num outro ciclo de ensino – e isto legitima todo o tempo e
trabalho que o projeto ocupa.
127